A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Seminário da Engenharia e Arquitetura CREA-SC & CAU-SC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Seminário da Engenharia e Arquitetura CREA-SC & CAU-SC"— Transcrição da apresentação:

1

2 I Seminário da Engenharia e Arquitetura CREA-SC & CAU-SC
A importância dos Sistemas CREA & CAU em defesa da Sociedade Legislação, Atribuições, Ensino, Fiscalização Ética Profissional Defesa da Sociedade? Através da fiscalização do exercício da profissão. Profissão: alto título de honra, bem social, cultural construída permanentemente pelo conhecimento técnico e científico e pela criação artística. Realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos

3 Valorização Profissional
Fiscalização Profissional Ética Profissional

4 Ética Profissional Pq ética é tão importante e hj esse tema tão citado? Pq é a conduta ética q valoriza o trabalho técnico científico. Resume-se em não fazer aos outros o q não queres q te façam. Falando assim, estabelecem-se limites: os limites do posso, devo e quero (prof Mário Cortella).

5 Código de Ética Profissional
CONFEA-CREA Resolução 1002 de 2002 Adota CEP Lei 5194/1966 CAU/BR - CAU Resolução 52 de 2013 Aprova CEP Lei 12378/2010 Para FORMALIZAR e anular a TENDENCIOSIDADE instituiram-se os Códigos de Ética. Adota/aprova. Deontologia: conjunto de principios e regras de conduta

6 Opção? ou Obrigação? Se a conduta do profissional no exercício da sua profissão está prevista em legislação, então não é opção, é obrigação. Mas a ética é encarada como uma obrigação? Parece que não, mas como uma escolha a cada decisão consciente ou inconsciente que leva em consideração diferentes pesos e medidas.

7 Código de Ética Profissional
CONFEA CAU/BR Princípios Éticos Deveres Condutas Vedadas Direitos Ante o ser humano e valores Ante a profissão Nas relações com clientes, empregadores e colaboradores Demais profissionais Ante o meio OBRIGAÇÕES: Princípios Éticos Regras Recomendações Gerais Interesse Público Contratante Profissão Colegas Conselho Princípios éticos: são os fundamentos.

8 O objetivo das Profissões e da ação dos profissionais
É o bem estar e o desenvolvimento do homem em seu ambiente e dimensões através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista, com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável.

9 Profissões de engenheiro e arquiteto
Realizam-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos observando-se a segurança nos seus procedimentos

10 Exercício da Profissão Requisitos
Talento Atribuição Conduta Ética Habilidade Conhecimento e Competência Princípios, direitos e deveres Para executar a profissão com maestria precisamos conhecer além dela. Precisamos ter conhecimento sobre aspectos técnicos das outras profissões interligadas. Esse conhecimento deve servir para que cada um execute bem o seu próprio trabalho. Empreendedorismo. Outras linguas. Direito. Contabilidade

11 Exercício Profissional Desafios
Mercado saturado Sombreamento (Limite do conhecimento) Concorrência Mercado exigente Seleciona qualidade Mercado oportunista Igual conhecimento, Mesma atribuição Fatia repartida Salutar ou Doentia Desleal mercado saturado não justifica falta de conduta ética. A falta de conhecimento faz com que o erro não seja diagnosticado. Mesmo quando 1% tbm é diferença. A sociedade precisa estar conscientizada disso. Concorrência salutar é quando o profissional se esmera para ser melhor do que é. Há valorização profissional. Ela é salutar até o limite da qualidade.

12 Como? Quando? Onde? desafios silenciosos
Conhecimento Tático, Estratégico e Filosófico aliados à conduta ética CONFIANÇA & CREDIBILIDADE (Valorização Profissional) É a definição do como quando e onde que determinam o resultado do trabalho e o benefício (ou prejuízo) à sociedade. Essa definição que é feita de maneira automática depende do conhecimento técnico e científico aliado à conduta ética. O leigo tbm define como quando e onde, mas com base no seu entendimento. Conhecimento e ética levam à confiança e credibilidade e à valorização profissional.

13 ÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉticaÉtic Deontologia: conjunto de princípios e regras de conduta. A ética não é absoluta é relativa. Importante que a maioria de nossas ações sejam éticas.

14 Conduta ética Via de mão dupla
A ética não é um compromisso/obrigação isolada. Ela deve ser de mão dupla. Ser ético num ambiente inóspito é muito mais difícil do que em um ambiente sadio. Conheça o cenário em que vc está inserido. Saiba fechar contratos éticos, escolher seus colaboradores, selecionar clientes, formar parcerias.

15 Oportunidades fazem o Sucesso
O conhecimento técnico científico avança veloz Avalanche diária de novidades Novidades são oportunidades Sucesso se concretiza quando visa o BEM COMUM O conhecimento avança

16 Rosicler Maria Vanti Conselheira CREA-SC Eng. Agr.


Carregar ppt "I Seminário da Engenharia e Arquitetura CREA-SC & CAU-SC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google