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PublicouMárcio Nunes de Lacerda Alterado mais de 8 anos atrás
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Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
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Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigandres”, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
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Concretismo (1956) foi o primeiro movimento literário brasileiro a usar recursos visuais como marca de uma poética.
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O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
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Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
- a eliminação do verso; - o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras; - a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos; - o uso de neologismos e termos estrangeiros; - decomposição das palavras; - possibilidades de múltiplas leituras.
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Ronaldo Azeredo, Velocidade, 1958.
Décio Pgnatari, Beba coca-cola, 1957.
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José Lino Grünewald, Vai e vem, 1959.
E. M. de Melo e Castro, Pêndulo, 1961.
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Augusto de Campos, O Pulsar, 1975.
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PAULO LEMINSKI
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