A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL"— Transcrição da apresentação:

1 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Revolução Técno-Científica Informacional. Acad.: Eduardo Dal Bello Alberti

2 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
- Primeira e Segunda Revolução Industrial! Na primeira o trabalho físico começa a ser substituído pela força mecânica. Na segunda, o petróleo começa a competir com o carvão. A eletricidade também surge como fonte de energia indispensável.

3 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Ao contrário do que o termo “revolução” sugere, as revoluções industriais não foram processos de ruptura imediata.

4 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
No pós-Segunda Guerra, por volta de 1970, as tecnologias responsáveis pelo aumento da produção e pela aceleração da circulação monetária, das mercadorias, informações e pessoas sofreram um crescimento significativo.

5 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Com duração até os dias atuais, sua principal característica é o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial. A primeira revolução industrial aconteceu quando a energia a vapor passou a ser utilizada para o aceleramento dos processos industriais. ( Primeiro Passo) Apesar dessas tecnologias terem adquirido caráter informacional, não deixaram de ser industriais, - pois houve aumento e diversificação do processo produtivo – e nem financeiras, - os fluxos capitais aceleraram com a desmaterialização. ( Segundo Passo)

6 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Dessa forma, percebemos que vários cientistas passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores.

7 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Como padrão, permanece o sistema de produção em massa, disseminado a partir da indústria automobilística. No entanto, o processo de produção japonês conhecido como produção enxuta ou Toyotismo ganha cada vez mais espaço. O processo reúne equipes de operários com habilidades diversas para trabalharem ao lado de máquinas automatizadas produzindo maior quantidade de bens com variedade de escolha.

8 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Nesta utilizam-se várias fontes de energia, antigas ou novas como o petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, entre outras. Há o crescente uso de recursos da informática nos processos de produção industrial, como por exemplo a robótica. Além disso, diminui o emprego de mão de obra humana que passa a ser substituída pelas máquinas, por sistemas automatizados, computadores e robôs industriais. O uso da tecnologia nos processos de produção visam diminuir os custos e o tempo de produção, e há o desenvolvimento da biotecnologia, ampliando a produção da indústria de medicamentos. Ocorre a massificação dos produtos tecnológicos ligados aos meios de comunicação e internet no início do séc. XXI como os celulares, notebooks e tablets.

9 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Nesta fase ainda ocorre o aumento da consciência ambiental a partir da década de 1980 e algumas indústrias passam a buscar processos sem ou com baixo impacto ambiental. Neste contexto, também aconteceu a instrumentalização da economia financeira, conhecida como Economia de Mercado. Sua integração mundial está vinculada à Globalização.

10 3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
A sociedade se organiza de acordo com as suas necessidades. O sistema capitalista se organiza de acordo com o que a sociedade oferece para que ele possa manter e/ou adquirir capital.

11 Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google