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Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.

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1 Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Negociação e Administração de Conflitos o Negociação – trocas, concessões e barganhas nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco as relações e criando oportunidades para os relacionamentos.

3 Negociação e Administração de Conflitos o Análises... oConhecimento do Escopo... oConflitos existentes e suas causas... oFormas de intervenção... oAbordagem para negociação e aspectos relacionais...

4 Negociação e Administração de Conflitos o Análises... oDesequilíbrio... As vezes pode ajudar... oComportamento ético e comunicação...

5 Negociação e Administração de Conflitos o Análises... oPrecauções quanto ao relacionamento... oNegociações para: oQualidade; oPrazos; oPreços.

6 Negociação e Administração de Conflitos o No projeto... Os processos de múltipla influência de relações interindividuais e intergrupais, que se formam sob a força de variados interesses, denominamse interação social.

7 Negociação e Administração de Conflitos o A interação social apresenta-se sob as seguintes formas: oCooperação – nesta, as pessoas estão envolvidas por um mesmo objetivo e valor, e, por isso conjugam seu esforço; oCompetição – nesta, há uma disputa, uma concorrência, em que as partes buscam obter o que almejam, uma visando a exclusão da outra; oConflito – se faz presente a partir do impasse, quando os interesses em jogo não logram uma solução pelo diálogo, e as partes recorrem à luta moral ou física, ou buscam então a mediação da justiça. É a oposição de interesses entre pessoas ou grupos, não conciliados pelas normas sociais.

8 Negociação e Administração de Conflitos o “Caracterizamos a negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, pelo qual duas ou mais partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter, mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios”.

9 Negociação e Administração de Conflitos o Todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar. A primeira, à custa da outra parte. A segunda consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos. o O ideal é a negociação ganha-ganha, ou seja, o problema do interlocutor também deve ser seu problema.

10 Negociação e Administração de Conflitos o Negociação oA negociação ocorre quando as partes, espontaneamente, resolvem reunir-se para por fim a um ponto controvertido surgido entre elas. As partes podem tanto negociar sozinhas, sem a presença de terceiros, como podem ser assistidas por um ou mais negociadores.

11 Negociação e Administração de Conflitos o Mediação oO gerente de Projetos como mediador... oResolução de diferenças...

12 Negociação e Administração de Conflitos o O mediador deve, portanto: oImprimir tom positivo aos debates entre as partes; oZelar pelo atendimento das normas comportamentais; oConsiderar todos os pontos de vista inerentes à controvérsia; oAvaliar as atitudes e entendimentos de uma parte com relação à outra; oEncorajar o surgimento de proposições e sugestões;

13 Negociação e Administração de Conflitos o O mediador deve, portanto: oReduzir o número de propostas alternativas e encaminhar sua decisão; oApresentar novas idéias e buscar diferentes formas de solução; oNa impossibilidade de acordo, deixar o caminho aberto para outra forma de solução; oManter permanente posição de neutralidade e imparcialidade; oEvitar juízos de valor sobre questões ou pessoas;

14 Negociação e Administração de Conflitos o O mediador deve, portanto: oGuardar a confidencialidade e privacidade dos envolvidos; oPreservar a igualdade das partes; oProibir a prática de atos hostis durante a negociação.

15 Negociação e Administração de Conflitos o Conciliação oTentar manter a paz na equipe... oManter a amizade... oJuntar de forma pacífica...

16 Negociação e Administração de Conflitos o Primeira Lição do Negociador: Conhecer a si mesmo e ao(s) interlocutor(es)... o Saber o que quer e jogar para... oObter mais do que se tem... Ganho na Equipe... oPara vencer os desafios do projeto... oPara não perder... oObter o que você deseja... Ganho pessoal...


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