A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira www.felipefigueira.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira www.felipefigueira.com."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério
Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira

2 Napoleão Bonaparte Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir.

3 Henry Becque A decisão é, frequentemente, a arte de ser cruel a tempo.

4 O enfoque multicritério é utilizado
Em casos em que o critérios de resolução do problema são em números de pelo menos dois e conflitam entre si. Tanto os critérios como as alternativas não são claramente definidos e as consequências da escolha de dada alternativa com relação a pelo menos um critério não são claramente compreendidas. A solução do problema depende de um conjunto de pessoas, cada uma das quais tem seu próprio ponto de vista, muitas vezes conflitante com os demais. As restrições do problema não são bem definidas.

5 Restrições Os métodos de apoio multicritério procuram esclarecer o processo de decisão, tentando incorporar os julgamentos de valores dos agentes, na intenção de acompanhar a maneira como se desenvolvem as preferências, e entendendo o processo como aprendizagem.

6 Apoio Multicritério à Decisão
O AMD pressupõe que a subjetividade está sempre presente nos processo de decisão. Neste sentido, buscam-se construir modelos que legitimem a elaboração de juízos de valor. Diferentes decisores frequentemente escolhem diferentes caminhos de solução para um problema idêntico; o mesmo equipamento pode não ser comprado por duas firmas que existam na mesma cidade e enfrentam problemas semelhantes. Cada decisor aloca uma importância relativa, diferente, para cada critério.

7 AMD Na AMD deve haver compensação entre os atributos/critérios, ou seja, um grande ganho num atributo e/ou critério de menor importância compensará uma pequena perda em um atributo de grande importância. Deve existir uma ordenação possível para as alternativas e, portanto, deve haver melhor alternativa, que precisamos descobrir.

8 Decisões em grupo A objetividade é um fator importante.
Os participantes podem divergir na avaliação de uma decisão, mas a decisão grupal é objetiva e final, como decisão. O jogo das concessões, combinado com a nitidez maior dos critérios, e o peso delas, combinado com as vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas-solução são parâmetros de um modelo de decisão em grupo.

9 Avaliação de critérios
Avaliação dos critérios. Esta etapa é, geralmente, formalizada através de uma matriz de avaliações ou tabela de performances, na qual as linhas correspondem às ações a avaliar e as colunas representam os respectivos critérios de avaliação previamente estabelecidos.

10 Determinação de pesos Os pesos traduzem numericamente importância relativa de cada critério. A ponderação de critérios pode ser realizada através de várias técnicas como: hierarquização de critérios, notação, distribuição de pesos, taxa de substituição, regressão múltipla, jogos de cartas, etc.

11 Agregação de critérios
Consiste em associar, após o preenchimento da matriz de avaliação e segundo um modelo matemático definido, as avaliações dos diferentes critérios para cada ação. As ações serão em seguida comparadas entre si por um julgamento relativo do valor de cada ação.

12 Características dos pesos
Existência de múltiplos critérios; Dificuldade em identificar boas opções; Presença de fatores intangíveis; Multiplicidade de grupos afetados pelas decisões; Natureza sequencial das decisões; Horizonte de longo prazo; Risco e incerteza;

13 Pesos Risco à vida; Natureza interdisciplinar dos impactos;
Presença de vários “decisores”; Um aspecto importante a ser considerado nesta etapa da análise multicritérios refere-se ao desempenho de uma determinada ação com relação aos critérios de avaliação. Interdependência entre critérios; Consideração da atitude diante do risco por parte dos “decisores”, em situações de incerteza.

14 Neale Donald Walsch Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui.


Carregar ppt "Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira www.felipefigueira.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google