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Teoria Comportamental

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Apresentação em tema: "Teoria Comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Comportamental
Slides baseados em Chiavenato (2000), Maximiano (2002) e Silva (2001) Origens Segundo estágio de oposição da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica Rejeição as concepções ingênuas da Teoria das Relações Humanas Antítese da Teoria Clássica Surgimento do livro “O comportamento administrativo” (Simon, 1947) – início da teoria das decisões

2 Teoria Comportamental
Novas proposições sobre a motivação humana Teoria ERC de Alderfer Necessidade de Existência (E): desejo de bem-estar fisiológico e material; Necessidade de Relacionamento (R): desejo de satisfação das relações interpessoais; Necessidade de Crescimento (C): desejo de crescimento continuado e crescimento pessoal.

3 Teoria Comportamental
Novas proposições sobre a motivação humana Teoria dos dois fatores de Herzberg Fatores higiênicos: extrínsecos (fora do controle das pessoas) – tipo de chefia, salário, benefícios sociais, condições físicas do trabalho, regulamentos internos Fatores motivacionais: intrínsecos (relacionado ao conteúdo do cargo) – sentimentos de crescimento individual, reconhecimento e auto-realização.

4 Teoria Comportamental

5 Teoria Comportamental
Novas proposições sobre a motivação humana Teoria dos dois fatores de Herzberg Fatores de higiene (+) (-) Insatisfação Não-insatisfação Fatores de motivação (-) (+) Não-satisfação Satisfação

6 Teoria Comportamental
Novas proposições sobre a motivação humana Teoria da realização de McClelland Determinadas necessidades são socialmente adquiridas: Necessidades de realização: desejo de alcançar algo difícil 1 Necessidades de afiliação: desejo de estabelecer relacionamentos e evitar conflito 2 3 Necessidades de poder: desejo de influenciar ou controlar outros

7 Teoria Comportamental
Novas proposições sobre a motivação humana Teoria da Expectância de Vroom Valência: força do desejo do indivíduo para alcançar um resultado (tem que sentir que é algo importante) 1 2 Expectativa: crença de que o esforço conduz a um resultado (“se eu jogar na loteria eu ganharei”) 3 Instrumentalidade: percepção que os esforços estão sendo recompensados e que vale a pena continuar se esforçando

8 Teoria Comportamental
Novas proposições sobre a motivação humana Teoria do Reforço de Skinner “Crença de que o reforço pode controlar o comportamento” Reforço positivo Recompensa por alto desempenho Motivação dos funcionários Conseqüências desfavoráveis do baixo desempenho (punição) Reforço negativo Nenhum reforço Recompensa por alto desempenho Nenhuma motivação

9 Teoria Comportamental
Teoria X e Y (McGregor) Teoria X Teoria Y As pessoas são preguiçosas e indolentes As pessoas evitam o trabalho As pessoas evitam a responsabilidade As pessoas precisam ser controladas e dirigidas As pessoas são ingênuas e sem iniciativa As pessoas são esforçadas O trabalho é uma atividade tão natural como brincar e descansar As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios As pessoas podem ser auto-motivadas e auto-dirigidas As pessoas são criativas

10 Teoria Comportamental
Tomada de decisões Visão Clássica Visão Comportamental Problema claramente definido Conhecimento de todas as alternativas possíveis e suas conseqüências Racionalidade ilimitada Escolha da melhor alternativa (ótima) Decisões ótimas Problema não é claramente definido Conhecimento é limitado às possíveis alternativas e suas conseqüências Racionalidade limitada Escolha da alternativa satisfatória Decisões satisfatórias

11 Teoria Comportamental
Críticas Exagero na “psicologização” da organização Abordagem mais descritiva e menos prescritiva Relatividade das teorias de motivação Organização como um sistema de decisões refere-se mais aos aspectos formais sobre a tomada de decisão Análise organizacional a partir do comportamento Visão tendenciosa: equívoco de padronizar proposições


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