A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários
RCOD 2013

2 Tópicos Estrutura da Com Soc da Defesa Op Conjuntas e Interagências
Operações de Informação Reestruturação do CCOMSEx Publicações do CCOMSEx Revisão do C 45-1

3 COMUNICAÇÃO SOCIAL EM OPERAÇÕES
(*) SECOM/PR CS/PR DPED POLÍTICO ASCOM/MD MIN DEFESA ESTRATÉGICO CCOMDef (1) EMCFA (2) MB / EB / FAB (3) DMED (4) DPEM (5) PEECFA (*) An Com Soc ao Pl Estrt Op Info Atv Com Soc (Foco Institucional) (6) Elm em Apoio ao Plj Estrt OPERACIONAL Planos Operacionais Apd Com Soc ao An Op Info Dst CCOMSEx no EM Cj DE BDA 5ª SEC TÁTICO Planos Táticos Ordem Op An Com Soc à O Op ou ao Pl Tático (1) Previsto na Política de Com Soc do MD de 2005, mas não saiu do papel. De acordo com essa Política há previsão de ser criado um SisComDef, que articulará as ações de Com Soc de interesse do MD e aquelas que envolvam mais de uma Força. (2) A análise de Com Soc no nível Estrt (EMCFA) está sob responsabilidade da Subchefia de Operações (SC3) da CPE. (3) Cabe aos Cmt das Forças designar os militares Subrd que participarão do Plj Estrt, bem como os que irão compor o Cmdo Op ativado. (4) Expedida pelo Ministro da Defesa para o EMCFA e as FA, a fim de orientar o EMCFA e as FA nas Atv Prep e Emp Cj das FA. (5) No atual manual de Doutrina de Op Cj do MD (2011) não preconiza nenhum tipo de Subrd das Atv Com Soc. De acordo com o manual cabe ao Chefe da D7 orientar, coordenar e controlar a atuação da mídia nos aspectos que possam vir a interferir nas Op. (6) Cabe ao CCOMSEx planejar, desenvolver e coordenar as Atv do SISCOMSEx em nível estratégico.

4 COMUNICAÇÃO SOCIAL EM OPERAÇÕES
SECOM/PR CS/PR DPED POLÍTICO ASCOM/MD MIN DEFESA ESTRATÉGICO DMED (4) DPEM (5) PEECFA CCOMDef EMCFA MB / EB / FAB An Com Soc ao Pl Estrt Op Info Elm em Apoio ao Plj Estrt Atv Com Soc (Foco Institucional) OPERACIONAL Planos Operacionais Apd Com Soc ao An Op Info Dst CCOMSEx no EM Cj DE BDA Planos Táticos Ordem Op An Com Soc à O Op ou ao Pl Tático 5ª SEC TÁTICO

5 Operações Conjuntas

6 Operações Interagências

7 Operação Conjunta em ambiente interagências.
Doutrinariamente fundamentada no MD 30-M-01 Doutrina de Op Cj (2011) e MD 33-M-12 Op Interagências (2012). Finalidade: intensificar a presença do Estado e o combate aos ilícitos na faixa de fronteira. Plj Op de 08 a 12 ABR 2013. Ocorreu entre 18 MAIO a 05 JUN 2013. Dividida em 3 AOp: Amazônia, Oeste e Sul

8 Cmdo AOp Amazônia FNC FAC FTC FT Oiapoque FT Branco FT Negro
FT Solimões FT Mamoré CLAO EMCj

9 D-7 Op Info Com Soc Op Psc Intlg Def Ciber EMCj D-1 Pessoal D-2 Intlg
Log D-5 Plj D-6 C2 D-7 Op Info D-8 Ass Civis D-10 Interagências D-7 Op Info Com Soc Op Psc Intlg Def Ciber

10 Com Soc Of Sp CCOMSEx CCSM CComSAer Eqp Prod Info Pub
COP

11 Operações de Informação
Atenção! As Operações de Informação são distintas do Gerenciamento das Informações nas Operações. As Op Info reúnem, sob coordenação única, capacidades preexistentes. Finalidade: buscar a sinergia de funções distintas.

12 Operações de Informação
Emprego integrado das capacidades específicas de GE, Op Ciber, Op Psc, Op Intlg e Com Soc em concerto com as capacidades que apoiam e a ela são relacionadas, com a finalidade precípua de afetar ou defender a informação e os sistemas de informação, informar audiências amigas e influenciar o processo decisório amigo e inimigo. (NCD 05/12-C Dout Ex)

13 Com Soc nas Op Info A Com Soc atua permanentemente, por meio do SISCOMSEx. Há situações específicas em que a Com Soc atua inserida nas Op Info.

14 Com Soc nas Op Info PREVENÇÃO DE AMEAÇAS GERENCIAMENTO DE CRISES
SOLUÇÃO DE CONFLITOS ARMADOS

15 ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA ATUAÇÃO DA COM SOC NAS OP INFO
a VERACIDADE norteia as atividades da Com Soc, que se fundamentam no princípio da CONFIABILIDADE. As Op Psc podem manipular e até distorcer a comunicação (propaganda). A Com Soc NÃO deve ser envolvida nessas ações. É imprescindível a coordenação e a integração entre a Com Soc e as demais capacidades.

16 Op Info - O advento das Op Info não altera significativamente as ações que já são desenvolvidas pelas diversas capacidades. - O ambiente de informações é parte do Espaço de Batalha. A integração das capacidades é fundamental, desde as fases de Plj das Op. A coordenação das ações dos componentes das Op Info é o que permite vencer a “batalha das percepções”. A consolidação da doutrina de Op Info é uma necessidade urgente para a Força Terrestre.

17 O CCOMSEx Órgão de assistência direta e imediata (OADI) ao Cmt EB
Órgão Central do SISCOMSEx

18 Preservar e fortalecer a imagem do Exército
MISSÃO O CCOMSEx RELAÇÕES PÚBLICAS INFORMAÇÕES PÚBLICAS PLANEJAMENTO DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL

19 Reestruturação do CCOMSEx
COMUNICAÇÃO INTEGRADA

20 COMUNICAÇÃO INTEGRADA
CONTROLE DA NARRATIVA EDIÇÃO DE CONTEÚDO

21 Mídias Sociais

22 Publicações do CCOMSEx
CADERNO DE RELAÇÕES PÚBLICAS 2013 2014

23 OPERAÇÕES DE INFORMAÇÃO 2013 COMUNICAÇÃO SOCIAL 2015

24


Carregar ppt "Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google