A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Base nacional comum curricular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Base nacional comum curricular"— Transcrição da apresentação:

1 Base nacional comum curricular
Componente Curricular CIÊNCIAS

2 Componente curricular - CIÊNCIAS
UC1_ Materiais, substâncias e processos UC2_ Ambiente, recursos e responsabilidades UC3_ Bem-estar e saúde UC4_ Terra, constituição e movimento UC5_ Vida: constituição e reprodução UC6_ SENTIDOS: PERCEPÇÃO E INTERAÇÕES Unidades de Conhecimentos

3 BNCC

4 Municípios: Telemaco Borba Rolândia Pérola
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 1º ANO/EF Municípios:   Telemaco Borba Rolândia Pérola  

5 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 1º ANO/EF
UC1 - MATERIAIS, SUBSTÂNCIAS E PROCESSOS Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Reconhecer atitudes de segurança em relação aos objetos/materiais de uso cotidiano. Exemplo: Cuidados no uso de objetos do cotidiano, segurança e prevenção de acidentes e conservação. como, por exemplo: mantê-los longe do fogo, em local seguro, com etiquetas de identificação para evitar acidentes, entre outros. Processos e práticas de investigação CNCN1FOA005 Observar e descrever etapas de transformação de materiais e fazer perguntas sobre o que está ocorrendo. Exemplo: Acompanhamento do processo de produção de alimentos, como pão, iogurte, descrevendo as observações e formulando perguntas (quanto a massa de pão cresce?; se juntar mais açúcar, o que acontece?)

6 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 1º ANO/EF
UC3 - BEM-ESTAR E SAÚDE Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Identificar e valorizar atitudes de cuidados para conservação do ambiente como limpeza da casa, da rua, da escola, o destino dos resíduos. Contextualização histórica, social e cultural CNCN1FOA009 Reconhecer a importância do descarte adequado de lixo doméstico, relacionando-o a cuidados com a saúde e higiene. Processos e práticas de investigação Sugestão de Novos Objetivos: Observar e comparar as condições de higiene dos diferentes espaços habitados, desenvolvendo cuidados e responsabilidades com esses espaços.

7 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 1º ANO/EF
UC6 - SENTIDOS: PERCEPÇÃO E INTERAÇÕES Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Relacionar as partes do corpo com os cinco sentidos Reconhecer e respeitar as diferenças individuais.

8 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 1º ANO/EF
Sugestão de Novos Objetivos: Reconhecer a forma e a organização geral do próprio corpo. Obter compreensão da autoimagem corporal. Compreender a importância de cuidar do seu corpo. Sugestão de Novos Objetivos: Identificar as principais características dos vegetais e relacioná-las ao ambiente Valorizar a diversidade dos vegetais como um fator importante para o equilíbrio do ambiente Sugestão de Novos Objetivos: Perceber a diversidade de animais em relação ao modo de locomoção, revestimento do corpo, alimentação e modos de se abrigar nos ambientes Respeitar e valorizar a diversidade dos animais como fator importante para o equilíbrio do ambiente

9 Municípios: lOANDA cAMBÉ Rolândia
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 2º ANO/EF Municípios:   lOANDA cAMBÉ Rolândia  

10 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 2º ANO/EF
UC1 - MATERIAIS, SUBSTÂNCIAS E PROCESSOS Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Reconhecer que os materiais podem ser reutilizados, originando outros objetos. Reconhecer que os diversos componentes do ambiente são utilizados e transformados pelos seres humanos. Processos e práticas de investigação Sugestão de Novos Objetivos: Investigar alguns processos artesanais e industriais da produção de objetos.

11 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 2º ANO/EF
UC3 - BEM-ESTAR E SAÚDE Processos e práticas de investigação Sugestão de Novos Objetivos: Investigar alguns processos artesanais e industriais na produção e conservação de alimentos UC4 - TERRA: CONSTITUIÇÃO E MOVIMENTO Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Reconhecer o Sol como fonte de luz natural e de calor. Reconhecer a importância do Sol para a vida na Terra Contextualização histórica, social e cultural Sugestão de Novos Objetivos: Identificar atividades noturnas de outros seres vivos. Processos e práticas de investigação Sugestão de Novos Objetivos: Observar o deslocamento da sombra, num dia de sol. Relacionar a formação da sombra com a posição de uma fonte de luz. Relacionar a existência da sombra com a existência de um objeto.

12 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 2º ANO/EF
Sugestão de Novos Objetivos: Identificar as principais características dos vegetais e relacioná-las ao ambiente Reconhecer que os vegetais tem um ciclo de vida Valorizar a diversidade dos vegetais como um fator importante para o equilíbrio do ambiente Sugestão de Novos Objetivos: Identificar as principais características dos animais e relacioná-las ao ambiente Reconhecer que todos os animais tem um ciclo de vida Respeitar e valorizar a diversidade dos animais como um fator importante para o equilíbrio do ambiente Respeitar as necessidades básicas de todos os seres vivos

13 Municípios: Cornélio Procópio Fênix rio negro
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 3º ANO/EF Municípios:   Cornélio Procópio Fênix rio negro  

14 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 3º ANO/EF
UC2 - AMBIENTE, RECURSOS E RESPONSABILIDADES Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Conhecer o que são recursos naturais. Identificar as diferenças entre ambientes preservados e degradados. Identificar e valorizar atitudes de cuidados para conservação e preservação do ambiente Reconhecer que o ser humano faz parte do ambiente e, como os demais seres vivos, interage e depende dele para viver. CNCN3FOA004 Exclusão desse item Compreender a interdependência campo-cidade, no que se refere à produção agropecuária e industrial. Exemplo: Identificação de situações de uso de produtos agrícolas e produtos industrializados nos contextos do campo e das cidades.

15 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 3º ANO/EF
UC5 - VIDA: CONSTITUIÇÃO E REPRODUÇÃO Conhecimento conceitual CNCN3FOA008 Identificar e comparar as diferenças macroscópicas entre os animais. Exemplo: Observação e identificação de diferentes seres, inclusive o ser humano, e as diferenças macroscópicas aparentes, relacionando essas diferenças com o ambiente em que cada ser vive. CNCN3FOA009 Observar e comparar o modo com que diferentes seres vivos realizam suas funções biológicas no espaço e no tempo. Exemplo: Descrição, em linguagem adequada, de como diferentes seres, inclusive o ser humano, realizam as funções de alimentação, de sustentação, de locomoção e de reprodução.

16 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 3º ANO/EF
UC5 - VIDA: CONSTITUIÇÃO E REPRODUÇÃO Sugestão de Novos Objetivos: Conhecer a classificação dos animais vertebrados em: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Reconhecer algumas características dos invertebrados e a diversidade desse grupo de animais - artrópodes (insetos, aracnídeos, crustáceos) moluscos e outros. Contextualização histórica, social e cultural CNCN3FOA010 Reconhecer (Entender) as fases de desenvolvimento dos principais grupos de seres vivos. Exemplo: Comparação das fases de desenvolvimento de diferentes seres vivos, inclusive o corpo de homens e mulheres em diferentes fases da vida.

17 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 3º ANO/EF
UC2 - AMBIENTE, RECURSOS E RESPONSABILIDADES CNCN3FOA002 Compreender a noção de hidrosfera, atmosfera e litosfera. – (4 ano) UC6 - SENTIDOS: PERCEPÇÃO E INTERAÇÕES Conhecimento conceitual Sugestão de Novos Objetivos: Reconhecer a importância do ar para a qualidade de vida Associar a qualidade do ar com a qualidade de vida Identificar causas e consequências da poluição do ar

18 Municípios: santo antonio da platina rolândia rio negro
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 4º ANO/EF Municípios:   santo antonio da platina rolândia rio negro  

19 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 4º ANO/EF
UC2 - AMBIENTE, RECURSOS E RESPONSABILIDADES Sugestão de Novos Objetivos: Compreender a noção de atmosfera, litosfera e hidrosfera. (estava no 3º ano) Conhecer os principais gases presentes na atmosfera e suas características. Conhecer as estapas da respiração e fotossíntese. Compreender conceitos sobre efeito estufa e camada de ozônio Sugestão de Novos Objetivos: Conhecer os diferentes tipos de solo e sua composição. Relacionar e identificar a fertilidade do solo com a decomposição de matéria orgânica. Reconhecer a importância do uso adequado do solo para a vida. Identificar relação entre o solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão. Reconhecer as consequências do desmatamento, da retirada da mata ciliar e da impermeabilização dos solos urbanos no ambiente. Identificar as causas da erosão e de poluição do solo

20 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 4º ANO/EF
Sugestão de Novos Objetivos: Identificar algumas causas de poluição da água. Reconhecer que a água limpa e tratada é importante para manutenção da saúde. Valorizar ações que evite o desperdício de água. Sugestão de Novos Objetivos: Perceber a importância da água, do solo, do ar e da diversidade de seres vivos para a vida. Perceber a relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos. Sugestão de Novos Objetivos: Identificar os materiais recicláveis e os processos de reciclagem dos resíduos. Reconhecer a importância da reciclagem dos resíduos. Reconhecer a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.

21 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 4º ANO/EF
UC4 - TERRA, CONSTITUIÇÃO E MOVIMENTO Conhecimento conceitual Identificar os movimentos de rotação e translação como referência para contagem do tempo. Construir noções sobre o planeta Terra e seus movimentos: rotação e translação UC3 AMBIENTE, RECURSOS E RESPONSABILIDAES Conhecimento conceitual Reconhecer os diferentes tipos de nutrientes presentes nos alimentos (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais).

22 Municípios: RIBEIRÃO DO PINHAL LOBATO BELA VISTA DO PARAÍSO MANDAGUARI
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 5º ANO/EF Municípios:   RIBEIRÃO DO PINHAL LOBATO BELA VISTA DO PARAÍSO MANDAGUARI  

23 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 5º ANO/EF
UC5 - VIDA: CONSTITUIÇÃO E REPRODUÇÃO Contextualização histórica, social e cultural CNCN5FOA007 (Entender) Conhecer a possibilidade de criação de novas espécies vivas por meio da manipulação genética. Exemplo: Comparação de processos genéticos para obtenção de novas espécies e compreensão da produção de híbridos. Sugestão de Novos Objetivos: Conhecer funções básicas do sistema digestório, respiratório, circulatório e excretor. Iniciar a construção de noções sobre a integração entre os sistemas. Conhecer funções básicas dos sistemas ósseo e muscular. Conhecer funções básicas dos sistemas nervoso e endócrino Identificar os órgãos que compõem o sistema reprodutor e suas funções.

24 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 5º ANO/EF
UC5 - VIDA: CONSTITUIÇÃO E REPRODUÇÃO Exclusão desses itens – 2 ANO Processos e práticas de investigação CNCN5FOA008 Investigar os hábitos noturnos de diferentes seres e as características que os diferenciam. (2 ANO) Linguagens CNCN5FOA009 Relacionar as características observadas dos seres de hábitos noturnos e os que não possuem os mesmos hábitos em um quadro demonstrando essas diferenças. (2 ANO)

25 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS - 5º ANO/EF
UC6 - SENTIDOS: PERCEPÇÃO E INTERAÇÕES Sugestão de Novos Objetivos: Conhecer as diferentes formas de energia e seu impacto no ambiente. Reconhecer e valorizar a necessidade de consumo consciente de energia como forma de preservar a natureza e contribuir para a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva.

26 Referências BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEX/SEF, 1997. LONDRINA. Prefeitura do Município de Londrina. Proposta Pedagógica de 1º a 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Ciências. Londrina: Secretaria Municipal de Educação, 2009. LONDRINA. Prefeitura do Município de Londrina. Proposta Pedagógica de 1º a 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Ciências. Londrina: Secretaria Municipal de Educação, 2013 (Versão preliminar). PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Ciências. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais - Ciências. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2010.

27 Cristina da Silva Borba
Obrigada pela sua participação! Apoio Pedagógico de Ciências - SME Cristina da Silva Borba


Carregar ppt "Base nacional comum curricular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google