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ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva luizs@usp.br

2 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Locutor1: Marquinhos:::... a bo:::la... Locutor2: o almoço já tá pronto? Locutor1: malcriA::do

3 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Faz parte do cotidiano de todos. Trata-se de uma prática social que possibilita outras práticas. Por meio dela, as pessoas iniciam, desenvolvem e rompem relacionamentos, conversando ou deixando de conversar.

4 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
conversare: encontrar-se habitualmente no mesmo lugar con-: junto versare: dar voltas Remete-nos à ideia de convivência. Conversação: atividade em que duas pessoas interagem por meio da linguagem verbal e/ou não-verbal.

5 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Sentido restrito: oralidade; dialogicidade (pelo menos, 2 interlocutores); imediatez; dinamicidade (troca de papéis conversacionais); cooperação (co-construção); temas cotidianos (não especializados) Sentido amplo: tipos diferentes de conversação

6 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
HISTÓRICO Nasceu e desenvolveu-se, primeiramente, no campo da Sociologia. Garfinkel e a Etnometodologia A Sociologia de Garfinkel A importância de Harvey Sacks A importância de Erving Goffman

7 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Marcuschi (1986) afirma que a Análise da Conversação busca responder: Como as pessoas se entendem ao conversarem? Como sabem que estão conversando? Como criam, desenvolvem e resolvem conflitos interacionais? Como usam seus conhecimentos linguísticos para criarem condições adequadas à compreensão mútua?

8 ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Metodologia: - coleta de material (gravação) - transcrição - análise do material - apresentação dos resultados

9 turno: é a vez de cada um falar.
MODELO DE SSJ (1974) turno: é a vez de cada um falar. LRT: “lugar relevante para a transição do turno”. Considerar a completude sintático-semântica. Regra básica da conversação: “fala um de cada vez” Lista de 14 características para a tomada de turno:

10 A troca de falantes é recorrente. Em geral, fala um de cada vez.
MODELO DE SSJ (1974) A troca de falantes é recorrente. Em geral, fala um de cada vez. As ocorrências com mais de um falante são frequentes, mas são breves. As transições de um turno a outro sem intervalo são comuns. A fala pode ser contínua ou descontínua.

11 MODELO DE SSJ (1974) 6. São usadas técnicas de distribuição de turno. 7. A ordem dos turnos não é fixa, mas variável. 8. Há mecanismos de reparação para resolver falhas ou violações na tomada de turno. 9. Não se pode especificar previamente a distribuição dos turnos.

12 MODELO DE SSJ (1974) 10. A duração dos turnos não é fixa, mas variável. 11. São empregadas diversas unidades que constroem o turno. 12. O tamanho dos turnos não é fixo, mas variável. 13. O conteúdo dos turnos não é fixo nem previamente especificado. 14. O número de participantes é variável.

13 MODELO DE SSJ (1974) Pares adjacentes Sequência inserida

14 PAR ADJACENTE Pergunta - resposta Saudação – saudação Convite – aceitação/recusa Agradecimento - assentimento Crítica – aceitação/refutação

15 PAR ADJACENTE Locutor 1: Oi... tudo bem? Locutor 2: vou bem e você?
Locutor 1: tudo bem... como você se chama? Locutor 2: Me chamo Luiz Antônio... Locutor 1: o que você faz? Locutor 2: não trabalho... só dou aula

16 SEQUÊNCIA INSERIDA Trata-se de um par adjacente encravado entre duas partes de outro par adjacente.

17 SEQUÊNCIA INSERIDA Locutor 1: Pai::: me dá 50 reais? Locutor 2: pra que você quer? Locutor 1: pra pagar o livro de História... Locutor 2: vou pegar na carteira...

18 Co-produção discursiva Planejamento local (passo a passo)
CARACTERÍSTICAS Co-produção discursiva Planejamento local (passo a passo) Hesitações (pausas, alongamentos, repetições, marcadores Correção Paráfrase

19 6. Interrupção CARACTERÍSTICAS
L1: é...a lagosta de lá é muito gostosa...e... e no em Fortaleza nós comemos também L2: não eu acho eu eu gosto de esporte L1: quando eu disse ainda há pouco de que o homem ooo homem precisava que o homem precisava de solidão L2: mas você pode não precisa essa análise você pode fazer tudo sem ter pressa

20 7. Topicalização CARACTERÍSTICAS
L1: medicina você sabe que é prática... L2: o Japão... ele... desde o início... L1: a minha de onze anos... Ela supervisiona o trabalho das cinco... L2: merenda escolar eu tenho pouca noção...

21 CARACTERÍSTICAS 8. Anacoluto
L1: peixe aqui no Rio Grande eu tenho a impressão que se come peixe exclusivamente na Semana Santa L2: um arquiteto que se forma... o salário inicial de arquiteto tá em torno de quatro mil e quinhentos... L1: o vestido de::... vocês usavam vestidos para para para baile de organdi... regra geral 

22 9. Relevo (elevação de voz, recorte silábico, alongamento)
CARACTERÍSTICAS 9. Relevo (elevação de voz, recorte silábico, alongamento) L1: ho::je em dia... tudo está mais CARO... A inflação corrói o:: o:: di-nhei-ro::::

23 ERVING GOFFMAN Goffman estabeleceu uma espécie de gramática dos rituais de interação que regem as relações sociais da vida cotidiana. Goffman analisou o comportamento humano em situações sociais, por meio de metáforas do meio teatral: a vida social pode ser comparada a uma cena, onde os atores representam e interpretam papéis, de acordo com a situação.

24 ERVING GOFFMAN FACE é o valor social positivo que uma pessoa reclama para si mesma. Se, durante a interação, houver confirmação da face, haverá satisfação. Se houver a valorização, sentir-se-á bem. Caso não se cumpram as expectativas, sentir-se-á mal e ofendido.

25 ERVING GOFFMAN Três situações:
1. Face equivocada: a informação não condiz com a linha esperada. 2. Sem face: perda da imagem. 3. Face adequada: confiança e segurança

26 ERVING GOFFMAN Orientação defensiva: preservar a face do outro.
Orientação protetora: preservar a própria face. O simples contato com outras pessoas pode representar rompimento de um equilíbrio entre as partes.

27 ERVING GOFFMAN Como se pode ameaçar a face do outro?
1. Ameaça involuntária 2. Ameaça ocasional 3. Ameaça como estratégia


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