A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO."— Transcrição da apresentação:

1 O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO É DETERMINADO PELO LIVRE JOGO DAS FORÇAS DE MERCADO E HARMONIZA INTERESSES CONFLITANTES ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES, NAS CONDIÇÕES DE CONCORRÊNCIA PERFEITA. A CONCORRÊNCIA PERFETITA OU PURA IMPLICA NA EXISTÊNCIA DE UM NUMERO MUITO GRANDE DE PARTICIPANTES, HOMOGENEIDADE DOS PRODUTOS E O PLENO CONHECIMENTO POR PARTE DE TODOS OS PARTICIPANTES SOBRE OS PREÇOS E AS DISPONIBILIDADES DESTE BEM NO MERCADO. NENHUM DOS PARTICIPANTES POSSUI PODER PARA MANIPULAR O MERCADO EM SEU BENEFÍCIO.

2 O MECANISMO DE MERCADO DEMANDA ( PROCURA) : É A QUANTIDADE DE UM BEM OU SERVIÇO QUE O CONSUMIDOR DESEJA E ESTA DISPOSTO A ADQUIRIR POR DETERMINADO PREÇO, NUM DADO INTERVALO DE TEMPO A DEMANDA PRETENDE EXPLICAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INDIVIDUAL EM RELAÇÃO A UM BEM OU SERVIÇO. SUA MOTIVAÇÃO FUNDAMENTAL É A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES

3 O MECANISMO DE MERCADO OS FATORES DETERMINANTES DA DEMANDA SÃO:
PREÇO DO BEM OU SERVIÇO PREÇO DOS BENS RELACIONADOS GOSTO OU PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR RENDA

4 O MECANISMO DE MERCADO A DEMANDA É UMA FUNÇÃO INVERSA DO PREÇO.
( QUANTO MAIOR O PREÇO, MENOR SERÁ A DEMANDA E QUANTO MENOR O PREÇO , MAIOR SERÁ A DEMANDA.

5 O MECANISMO DE MERCADO P x Q x CURVA DE DEMANDA P1 P2 Q1 Q2
Se os preços estiverem elevados o consumidor será desestimulado a adquirí-lo. A quantidade demandada cai. Se os preços estiverem baixos o consumidor será estimulado. A quantidade demandada aumenta

6 O MECANISMO DE MERCADO DESLOCAMENTOS DA CURVA DE DEMANDA P y Q y D1
margarina P x Q x D1 manteiga D2 D3 D3 D2 A substituição na demanda decorre da mudança da demanda de um determinado bem em virtude da variação do preço de outro bem. Ex.: Se o preço da margarina estiver mais barato, poderá haver migração da demanda de manteiga para a margarina. Neste caso, o aumento da demanda de margarina provocará redução na demanda de manteiga. Esta alteração provocará o deslocamento da curva de demanda de margarina em direção oposta ao deslocamento da curva de demanda da manteiga e vice versa.

7 O MECANISMO DE MERCADO DESLOCAMENTOS DA CURVA DE DEMANDA P y Q y D1
combustível P x Q x D1 automóvel D3 D3 D2 D2 Bens complementares na demanda são aqueles cujo consumo está diretamente relacionado com o consumo de outro bem. Ex.: O aumento da demanda de automóveis provocará aumento da demanda de combustíveis. Nesta condição, o deslocamento da curva de demanda de automóveis será acompanhado por um deslocamento da curva de demanda de combustíveis na mesma direção e vice versa.

8 O MECANISMO DE MERCADO DESLOCAMENTOS DACURVA DE DEMANDA P x D2 D1 D3
Q x D1 D2 D3 As mudanças das preferências dos consumidores também podem provocar deslocamentos da curva de demanda. Estes deslocamentos dependem de diferentes fatores e podem ser tanto positivos como negativos. O lançamento de novos produtos podem estimular a mudança das preferências, provocando as modificações do comportamento dos consumidores. A propaganda também contribui neste sentido.

9 O MECANISMO DE MERCADO DESLOCAMENTOS DA CURVA DE DEMANDA Q x P x D1 D2 D3 As variações de renda dos consumidores também podem provocar deslocamentos da curva de demanda. Estes deslocamentos dependem de diferentes fatores e podem ser tanto positivos como negativos.

10 O MECANISMO DE MERCADO A renda dos consumidores pode afetar sua demanda de três maneiras diferentes dependendo do tipo dos bens: Bens normais – São bens cujo consumo está diretamente relacionado com a renda dos consumidores. Se houver aumento da renda, haverá aumento da demanda, provocando o deslocamento positivo da curva de demanda deste bem e vice versa. Bens de consumo saciado – São bens cujo nível de satisfação já foi devidamente atendido. Neste caso, as variações da renda dos consumidores praticamente não afetam sua demanda. Bens inferiores - São bens geralmente relacionados com a estratificação social. Na medida em que os consumidores se deslocam para níveis de renda mais elevados podem rejeitar os bens que tradicionalmente consumiam na sua antiga condição social. Nestes casos o aumento da renda provoca a redução da demanda do bem, provocando deslocamento negativo da sua curva de demanda e vice versa.

11 O MECANISMO DE MERCADO OFERTA É A QUANTIDADE DE UM BEM OU SERVIÇO QUE OS PRODUTORES ESTÃO DISPOSTOS A PRODUZIR E OFERTAR NO MERCADO POR UM DETERMINADO PREÇO E NUM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO A OFERTA PRETENDE EXPLICAR O COMPORTAMENTO DO PRODUTOR OU FORNECEDOR INDIVIDUAL DE UM DETERMINADO BEM. SUA MOTIVAÇÃO FUNDAMENTAL É O LUCRO

12 O MECANISMO DE MERCADO A OFERTA É UMA FUNÇÃO DIRETA DO PREÇO. ( QUANTO MAIOR O PREÇO, MAIOR SERÁ A QUANTIDADE OFERTADA. QUANTO MENOR O PREÇO MENOR SERÁ A QUANTIDADE OFERTADA )

13 O MECANISMO DE MERCADO OS FATORES DETERMINANTES DA OFERTA SÃO:
PREÇO DO BEM PREÇO DOS BENS RELACIONADOS CUSTO DE PRODUÇÃO CONDIÇÕES CLIMÁTICAS TECNOLOGIA

14 O MECANISMO DE MERCADO P x Q x P1 Q1 P2 Q2 CURVA DE OFERTA
Quanto maior o preço maior será o estímulo do produtor e a quantidade ofertada aumenta. Quanto menor o preço menor será o estímulo do produtor e a quantidade ofertada diminui.

15 O MECANISMO DE MERCADO DESLOCAMENTOS DACURVA DE OFERTA O3 P x Q x O1
milho 01 Py Oy soja O2 O2 O3 O efeito substituição na oferta ocorre pelo deslocamento da produção de um determinado bem para outro. Se o preço da soja estiver proporcionando melhor remuneração que o milho, haverá migração de parte da produção de milho para a soja, provocando deslocamento da curva de oferta do milho em direção oposta ao deslocamento da curva de oferta de soja e vice versa.

16 O MECANISMO DE MERCADO DESLOCAMENTOS DACURVA DE OFERTA O2 P x Q x O1
soja O2 01 Py Oy defensivos O3 O3 Os bens complementares são aqueles cuja oferta está diretamente relacionada com a de outros bens. Se houver aumento da produção de soja, haverá aumento da produção de defensivos agrícolas relacionados com esta produção. Nesta condição, o deslocamento da curva de oferta de soja será acompanhado de um deslocamento da curva de oferta de defensivos agrícolas na mesma direção

17 O MECANISMO DE MERCADO P x Qx DESLOCAMENTOS DA CURVA DE OFERTA O2 O1
As variações dos custos dos insumos podem provocar variação da rentabilidade de determinado produto provocando deslocamentos da oferta deste bem. O aumento dos custos pode provocar redução da oferta. Neste caso a curva de oferta será deslocada negativamente e vice versa.

18 O MECANISMO DE MERCADO P x Qx DESLOCAMENTOS DA CURVA DE OFERTA O3 O1
As mudanças climáticas podem provocar variação das condições de produção de determinados produtos provocando deslocamentos da oferta deste bem. O clima favorável pode provocar aumento da oferta. Neste caso a curva de oferta será deslocada positivamente e vice versa.

19 O MECANISMO DE MERCADO P x Qx DESLOCAMENTOS DA CURVA DE OFERTA O3 O1
A mudança da base tecnológica empregada na produção de determinado bem pode provocar variação da produtividade e rentabilidade de determinado produto provocando deslocamentos da oferta deste bem. A introdução de novas tecnologias pode provocar aumento da oferta. Neste caso a curva de oferta será deslocada positivamente e vice versa.

20 O MECANISMO DE MERCADO PREÇO DE EQUILÍBRIO Px Pe Qe Qx Demanda Oferta
Excesso de oferta Excesso de demanda O equilíbrio de mercado resulta da livre interação da oferta e da demanda, resultando no preço que concilia interesses conflitantes de consumidores e produtores. Pe Qe

21 O MECANISMO DE MERCADO Pe2 Qe2 Qx Px Pe1 Qe1 O2 O1
A redução da oferta de O1 para O2 provoca aumento do preço DESLOCAMENTO DO PREÇO DE EQUILÍBRIO Qx Px Pe1 Qe1 O1

22 O MECANISMO DE MERCADO Qe1 Px Qx Pe1 Pe2 Qe2 O2 O1 D1
DESLOCAMENTO DO PREÇO DE EQUILÍBRIO Qe1 Px Qx Pe1 O1 D1 O2 Pe2 Qe2 AUMENTO DA OFERTA DE O1 PARA O2 PROVOCA REDUÇÃO DO PREÇO

23 O MECANISMO DE MERCADO Pe1 Qe1 D1 O1 Px Qx D2 Qe2 Pe2
DESLOCAMENTO DO PREÇO DE EQUILÍBRIO Pe1 Qe1 D1 O1 Px Qx D2 Qe2 Pe2 A REDUÇÃO DA DEMANDA DE D1 PARA D2 PROVOCA REDUÇÃO DO PREÇO

24 O MECANISMO DE MERCADO Pe2 Qe2 Px Qx Pe1 Qe1 O1 D2 D1
DESLOCAMENTO DO PREÇO DE EQUILÍBRIO Pe2 Qe2 D2 O AUMENTO DA DEMANDA DE D1 PARA D2 PROVOCA AUMENTO DO PREÇO Px Qx Pe1 Qe1 D1 O1


Carregar ppt "O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google