A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo"— Transcrição da apresentação:

1

2 Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo!); A partir de 1890 tentativas de industrialização através de investimento francês. Sociedade: Tipicamente feudal: Boiardos (nobreza rural) > Clero > Militares > Mujiques (camponeses); A nobreza rural detinha 80% das terras! Até 1861 havia servidão. Com o impulso da insdustrialização, formação de operariado, que vivia em condições precárias. Política: Dinastia Romanov (desde 1613) = o rei tinha um caráter místico-religioso (elemento ideológico); Não havia partidos; Okrana era a polícia do rei e controlava tudo.

3 Oposições ao Czar: Apesar da proibição, a partir da segunda metade do século XIX, alguns partidos se organizaram clandestinamente, sendo os principais: Kadete: Proposta de regime liberal-democrático + Parlamentarismo Sociais-Revolucionários (SR): Implantação socialista imediata e reforma agrária Partido Operário-Social Democrata Russo (POSDR): Partido marxista. Atenção para o POSDR, pois este partido irá realizar a Revolução em 17. Importante: para o POSDR, a Revolução ocorreria em duas etapas: Eliminação das instituições feudais e absolutistas e desenvolvimento do capitalismo Revolução Socialista. Porém, divergências no partido = Mencheviques (Martov, Kerenski – processo revolucionário conduzida pela burguesia) x Bolcheviques (Lênin – processo conduzido pelos militantes e disciplina partidária)

4 Domingo Sangrento Guerra russo-japonesa: derrota russa -> greves e protestos; Encouraçado Potemkin = rebelião de marinheiros. Reivindicações: reforma agrária, fim da censura e representantes do povo. Manifestação pacífica em frente ao palácio de Inverno do Czar, em São Petersburgo, “Pão e paz” -> Polícia enfrenta com violência a multidão! Czar desvestido de sua aura mística. População agora vê líder sanguinário! De “Deus salve o czar” para rebeliões violentas! Formação de sovietes (conselhos representativos) Czar cria a Duma (Parlamento), porém é fachada! Okrana controle deputados mais radicais. Duma fechada com o recuo dos movimentos revoltosos Porém, grupos políticos e sovietes continuam atuando!

5 2ª Outubro/Novembro de 1917:
AS ETAPAS DA REVOLUÇÃO 1ª Fevereiro/Março de 1917: 1ª Guerra: Saldo de 4 milhões de mortos e Crise econômica Endurecimento do poder; Czar vai para a guerra e czarina influenciada por Rasputin. Deposição do czar, Kerenski assume liderança da Duma = Governo menchevique Caráter burguês; Manutenção da Rússia na guerra; Descontentamento popular + Oposição de sovietes e partido bolchevique (formado em 1912) 2ª Outubro/Novembro de 1917: Lênin e as Teses de Abril: revolução burguesa x revolução proletária (sendo os sovietes instrumento deste poder = “Todo poder aos sovietes”) Deposição de Kerenski -> Governo bolchevique, também chamado de Conselho de Comissários do Povo ( = fim da Duma!) Saída da Rússia da guerra; Reforma agrária, Estatizações e reivindicações operárias.

6

7

8 LÊNIN E O GOVERNO BOLCHEVIQUE (1917 – 1924)
Nacionalização e estatização de indústrias e bancos; Reforma agrária e terras tornadas propriedade do Estado Guerra civil (1918 – 1921): Bolcheviques x Mencheviques; Oposição internacional (países europeus queriam restaurar o Antigo Regime, além de serem pagos pelas dívidas de guerra). Exército Branco x Exército Vermelho Comunismo de guerra (para enfrentar a situação): Sovietes e sindicatos tornam-se obigatoriamente bolcheviques; Todos partidos são declarados ilegais = Regime de partido único; Trabalho obrigatório e racionamento de alimentos; Alistamente obrigatório > Fortalecimento do exército vermelho, que sai vitorioso! A nova política econômica (NEP): Guerra gera crise, desemprego e fome = Necessidade de desenvolver a economia!; Medidas de caráter capitalista: “Dar um passo para trás para dar dois a frente” -> Recuperação da economia russa através da economia de mercado (venda de excedentes, comércia e indústria voltam a ser propriedade privada). 1923: Criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)

9

10 RUMOS DA REVOLUÇÃO: Morte de Lênin em 1924; Disputa entre Trotsky e Stálin (tese da revolução permanente x construção do socialismo em um só país); Stálin sai vitorioso, tinha maioria no partido, sobretudo devido à sua origem. Governo de Stálin (1924 – 1953) Planos Quinquenais: Fim da NEP; Plano de encerramento da economia de mercado em 5 anos: Agricultura: Retomada da coletivização das terras e expulsões dos Kulaks (muitos s revoltaram!); Formação de fazendas estatais (sovkhozes) e cooperativas agrícolas (kolkhozes). Não obteve sucesso no aumento da produção Industrialização: Investimentos na indústria de produção de energia e transportes. Recursos obtidos de impostos cobrados de camponeses e exportação de produtos agrícolas. Indústria pesada > setor de bens de consumo! Política: Manutenção do unipartidarismo (partido agora chamado Partido Comunista da União Soviética); Categoria social privilegiada (administradores, engenheiros, etc.) Grande Terror: golpe de Estado após sugestão de sucessor; Censura e persguição aos inimigos; Gulags; Fim dos ideais democráticos defendidos por Lênin.

11

12

13

14 Culto ao líder: Produção de propaganda política elogiando Stálin.
O que explica o sucesso e a duração do modelo soviético?: Terror de Estado, que fez desaparecer qualquer oposição Indiustrialização acelerada, que promoveu desenvolvimento econômico Melhoria das condições sociais e de vida da população.

15

16

17

18


Carregar ppt "Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google