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Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira

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Apresentação em tema: "Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Winnicott – 1ª Aula Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira

2 Winnicott Analista inglês Donald Woods Winnicott ( nasceu na Inglaterra em 1896, onde formou-se em Pediatria). Em 1927 iniciou a sua formação em Psicanálise. Desenvolveu um ponto de vista sobre a origem e o desenvolvimento do sujeito psíquico, que pode ser assim enunciado: o ser humano resulta do encontro de um potencial inato qualquer com a cultura. É nesse encontro que cada indivíduo, ou o verdadeiro self, diz Winnicott, processa sua singularidade e torna-se uma entidade viva e real. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

3 Nascimento O ser humano ao nascer possui um conjunto organizado de pulsões, instintos, capacidades motoras e perceptivas, que de acordo com o desenvolvimento integram-se até que atinjam uma imagem unificada de si e do universo exterior. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

4 Winnicott Uma vez que o potencial inato é inacessível ao conhecimento direto, só podemos conhecer a singularidade de uma pessoa através de suas manifestações num meio cultural determinado. As raízes culturais do seu pensamento é a psicanalítica da época. A relação das ideias de Winnicott com as teorias psicanalíticas então vigentes, particularmente com as ideias de Freud e de Melanie Klein. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

5 Winnicott Era mais inovador que conservador.
Ao mesmo tempo em que afirma: é impossível ser original sem se apoiar sobre a tradição; diz: os adultos amadurecidos levam vitalidade para o que é antigo e ortodoxo, recriando-o após destruí-lo. Para ele, a essência da criatividade está no processo de destruição e recriação dos objetos. Esta ideia faz parte de sua teoria das relações objetais. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

6 Sobre as Doenças Psíquicas
Para Winnicott, as doenças psíquicas, particularmente as mais graves, tinham a ver com perturbações que ocorreram durante as fases iniciais da formação do psiquismo, quando o meio ambiente da criança é constituído pelas relações familiares. Admitindo que cada indivíduo tem uma experiência singular de seu ambiente devido a fatores pessoais, insiste na ideia de que um ambiente real, experimentado como facilitador é requisito indispensável ao desenvolvimento saudável das potencialidades do indivíduo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

7 Função Materna A função materna é exercida inicialmente pela mãe, ou quem exerça sua função entendida como: segurar o bebê - no início literalmente e, cada vez mais, no sentido figurado de apoio psicológico; manuseá-lo, através dos cuidados necessários a sua sobrevivência, e apresentar-lhe o mundo em pequenas doses. Inicialmente, diz Winnicott, a mãe exprime seu amor através dos cuidados físicos, procurando adaptar-se realmente de maneira ativa e criativa às necessidades do seu filho. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

8 Função Paterna Winnicott é acusado, por vezes, de não levar em conta a função do pai em sua teoria do desenvolvimento afetivo da criança. É preciso entender, porém, que, para ele, o fator tempo é necessário para que o bebê reconheça a mãe como um objeto e atribua ao pai uma significação enquanto pessoa do sexo masculino. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

9 Winnicott propõe que, quando o pai cuida do filho, naquela fase em que o bebê não se distingue do meio ambiente, sua função é igualmente materna. Ou, diz Winnicott, no início da vida do bebê, a função do pai é apoiar a mãe, juntamente com a família e a sociedade, para que ela possa desempenhar essa tarefa tão complexa e delicada que é participar da emergência de um sujeito. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

10 Estado não integrado da mente..
O estado não-integrado da mente, próprio ao início da vida do recém-nascido, estado em que o indivíduo fica sem orientação determinada, capaz de flutuar, de existir sem ter que agir ou reagir é considerado, por Winnicott, essencial ao ato criativo. A descoberta dos fenômenos transicionais é o exemplo de um processo criativo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

11 Exemplo do objeto transacional
O objeto transicional ocupa para um lugar que Winnicott chama de ilusão. Ao contrario do seio, que não está disponível constantemente, o objeto transicional é conservado pela criança. Ela é quem decide a distância entre ela e tal objeto. Os fenômenos transacionais “representam” a mãe Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

12 Mãe suficientemente boa....
A mãe suficientemente boa possibilita ao seu bebê, a ilusão de que o mundo é criado por ele, concedendo-lhe, assim, a experiência da onipotência primária, base do fazer criativo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

13 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Trad. de José Octavio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro, Imago, 1975. Site na PUC : home/professor.asp?key=1258 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira


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