A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICANÁLISE EXISTENCIAL Método biográfico – recurso para a compreensão rigorosa do movimento do sujeito no mundo; supera a dicotomia objetivo/subjetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICANÁLISE EXISTENCIAL Método biográfico – recurso para a compreensão rigorosa do movimento do sujeito no mundo; supera a dicotomia objetivo/subjetivo."— Transcrição da apresentação:

1 PSICANÁLISE EXISTENCIAL Método biográfico – recurso para a compreensão rigorosa do movimento do sujeito no mundo; supera a dicotomia objetivo/subjetivo A concepção de homem que subjaz à teoria sartriana é histórica e dialética, onde o sujeito só pode ser compreendido levando-se em conta sua história individual e sua conjuntura familiar ou rede sociológica, seu contexto social e cultural; ele se faz e é feito no/por esse conjunto de fatores. Defende a psicanálise como um método que permite estudar o processo no qual uma criança chega a desempenhar o papel social que lhe foi imposto, assimilando-o, sufocando-se nele, ou rejeitando-o, na medida em que a história de uma pessoa desde sua infância é fundamento para se entender o sistema social. Descobre o ponto de inserção do homem em sua classe, a família singular como mediação entre a classe universal e o indivíduo.

2 PSICANÁLISE EXISTENCIAL Critica o marxismo que rejeita a atenção ao sujeito individual e sua história idiossincrática, pois é a partir dela que se dá a tessitura da vida coletiva A relação indivíduo/grupo, singular/universal é aspecto essencial para o entendimento da realidade humana. O suporte dos coletivos são as atividades concretas dos indivíduos O homem faz a história ao mesmo tempo em que é feito por ela. A história me escapa, não que eu não a faça, mas o outro também a faz. A ação humana, por mais alienada, sempre transforma o mundo. O homem é transcendência, sempre faz algo do que fizeram dele. mesmo alienados, somos sujeitos de nossa história.

3 PSICANÁLISE EXISTENCIAL O homem transcende o que está dado, indo em direção ao futuro – projeto de ser. Circunscrito pelo campo dos possíveis – condições que são ativamente apropriadas pelo sujeito. Projeto – apropriação subjetiva da objetividade. A ação não pode ser julgada pela intenção, mas sim por sua realização efetiva no mundo. Psicanálise existencial – um método para a Psicologia; uma forma objetiva de investigar a dimensão de ser do sujeito humano, enquanto ser-no-mundo, ser-em-situação, singular/universal. O ponto de partida da investigação devem ser os aspectos concretos de sua vida, as diferentes dimensões da vida de relação. Deve revelar o que processa unificação do conjunto, que é o ser do sujeito, seu projeto original. Decifrar o nexo existente entre os diversos comportamentos, gostos, gestos, emoções, raciocínios do sujeito concreto, ao extrair o significado que unifica de cada um desses aspectos em direção a um fim. Esse nexo define o sentido da vida de alguém. Procurar a maneira original com que cada sujeito se escolhe. O homem deve ser encontrado inteiro em todas as suas manifestações. Dialética entre o sujeito e a objetividade.

4 PSICANÁLISE EXISTENCIAL Projeto de ser – fruto das determinações materiais, sociais, históricas em que o homem está inscrito (objetivo) e da apropriação ativa por parte do sujeito (subjetivo). A compreensão da realidade humana passa pelo movimento dialético entre o objetivo e o subjetivo. Daí a necessidade do método progressivo- regressivo, ir ao homem, ir ao mundo, vaivém – a época aprofundando a biografia, a biografia aprofundando a época – entre a dimensão universal/singular ou coletiva/individual. Uso de biografias. O sujeito é produto e produtor do seu contexto e sua história. O psíquico é fruto do movimento dialético entre o sujeito e a objetividade, síntese homem-mundo. Estrutura da escolha – opções frente às quais é inevitável escolher. Alienação – a cumplicidade da liberdade do próprio sujeito a torna mais grave. Clínica – elucidar o projeto de ser do indivíduo, tornando conscientes suas escolhas, o fio que as une e a responsabilidade por elas. Querer não é o mesmo que escolher.


Carregar ppt "PSICANÁLISE EXISTENCIAL Método biográfico – recurso para a compreensão rigorosa do movimento do sujeito no mundo; supera a dicotomia objetivo/subjetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google