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Fundamentos do Jornalismo - 2014  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.

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2 Fundamentos do Jornalismo - 2014

3  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja pela linguagem escrita, oral, visual ou gráfica.  A divisão mais comum deste trabalho é: pauta, apuração, redação e edição.

4  A pauta define quais os assuntos serão tratados na edição (número) do produto em questão.  É um roteiro que permite ao repórter perceber a importância do tema e a forma de abordagem da notícia, contendo dados, fontes e questões.

5  Processo de suma importância, quando o jornalista faz a checagem dos dados, faz as entrevistas (com as fontes), pesquisa e analisa o tema de forma a cumprir com o objetivo de uma informação precisa e correta.

6  Nesta etapa, os jornalistas dão ao material bruto (a informação), um tratamento específico, de acordo com a linguagem jornalística, transformando o “acontecimento” num texto, que pode ser para rádio, tv, jornal, revista, internet...

7  A edição finaliza o trabalho jornalístico, escolhendo manchetes, títulos, fotos, definindo espaços, hierarquia e organização às matérias.  Editar é cortar textos, reescrever, titular no impresso; montar as sonoras e offs no rádio; montar imagens, sonoras, offs, passagem etc na tv..

8  Editorias: Geral (abrigando cidade, por exemplo) Nacional, Internacional Esporte, Variedades e/ou Cultura, Polícia Política, Economia Em expansão: Ciência, Tecnologia, Rural

9 Cabe ao editor – aprovar (ou não), reescrever, refazer, mandar refazer, cortar textos, ampliar, mandar ampliar Ainda – titular, legendar e classificar na sua editoria a importância de determinada matéria Geral ou Chefe – coordena as capas, a partir do contato com os editores de editorias

10  Cabe ao chefe de reportagem (ou coordenador de produção) justamente coordenar todo o trabalho dos repórteres, incluindo os fotógrafos. Em alguns jornais, ele faz também a seleção das pautas

11 Uma das principais funções no jornalismo, o pauteiro organiza, no planejamento de matérias a serem desenvolvidas no dia, toda a redação. Atualmente, função exercida por editores e sub-editores. Deve ser pessoa bem informada, aberta ao diálogo, que leia muito (inclusive a concorrência) e “ligada” nos acontecimentos de todo tipo.

12 Sem ele o espírito do jornalismo não existe. O verdadeiro repórter apura todas as informações da pauta recebida, checa dados, faz entrevistas, busca novidades. Não descansa antes de ter um bom material para escrever. Deve ser, antes de tudo, ético. Estabelecer uma relação de confiança com a fonte e com o público.

13 Responsável pelo material fotográfico do jornal. Além de fotos tecnicamente perfeitas, é necessário também o lado repórter deste fotógrafo, para que as fotos realmente informem a respeito dos fatos noticiados. Deve fotografar e identificar suas fotos, auxiliando o trabalho de arquivo do jornal.

14 Na redação contemporânea não há espaço para redator ou revisor. O próprio repórter, ou os editores assistentes (subeditores) ou editores, é quem realiza o trabalho de revisão de regras ortográficas, gramaticais e jornalísticas. O compromisso do repórter aumenta ainda mais, pois seu texto é sempre considerado um “texto final”.

15 O primeiro faz a concepção do projeto gráfico a ser utilizado (fontes, tamanho de textos e de fotos, disposição de fotos e ilustrações, uso de infográficos, fios, selos etc). O segundo dá movimento ao projeto no dia-a- dia. Em pequenos jornais, as duas funções são sinônimas.

16 Cabe ao editor de arte manter o projeto gráfico (normalmente feito pelo próprio editor), buscar a unidade gráfica do jornal, cuidar da apresentação e uso de infográficos, fotografias e ilustrações. Juntamente com o editor de opinião, pode avaliar as charges do dia e participa do fechamento das capas.

17  Editor e opinião: responsável pela área de textos opinativos no jornal (editorial, seleção de artigos).  Chargista: normalmente a charge está atrelada à opinião da empresa.  Colunista/articulista: colaborador diário ou eventual, que escreve sobre diversos assuntos, normalmente pautados pelo editor de opinião.

18 BIBLIOGRAFIA: ERBOLATO, M. Técnicas de codificação em Jornalismo. Ática, 2003.


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