A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PROF. FREDERICO MENDES

2 O QUE É UM PROJETO O DISCIONÁRIO DEFINE PROJETO COMO:
descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.

3 DETALHE O PROJETO DE PESQUISA É SEU GUIA PARA O TCC.
ELE É O PRODUTO DO TCC1

4 ELEMENTOS DO PROJETO

5 ELEMENTOS INICIAIS SEU PROJETO DE PESQUISA TEM: CAPA SUMÁRIO TÍTULO

6 1. INTRODUÇÃO DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA: DESCREVE O PROBLEMA
LIMITA O ASSUNTO (AFUNILA O TEMA) SITUA O OBJETO NO TEMPO E ESPAÇO TERMINA APRESENTANDO A PERGUNTA PROBLEMA.

7 1. INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO
Quais são os sujeitos, autores que definem os principais conceitos do seu trabalho? O que eles discutem sobre o tema? Há contraponto na visão deles sobre os conceitos? HIPÓTESES: Quando houver.

8 2. Objetivo O projeto define um objetivo geral e outros específicos.
O objetivo sempre será definido por um verbo: Discutir Explicar Analisar Os objetivos específicos são elementos que ajudam a realizar o objetivo geral e devem ser cumpridos no trabalho.

9 OBSERVAÇÃO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS VIRARÃO PARTES DA SUA PESQUISA E DEPOIS PODERÃO VIRAR CAPÍTULOS DO SEU ARTIGO.

10 3. JUSTIFICATIVA Breve texto onde discorrerá sobre:
A importância da pesquisa; Descreve a relevância do tema para a ciência Descreve a contribuição e utilidade da pesquisa Motivos que levaram a esta pesquisa

11 4. METODOLOGIA

12 Pesquisa descritiva Descritiva: Composta do estudo, da análise, do registro e a interpretação dos fatos São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião.

13 Atenção O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto

14 Pesquisa Explicativa Registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Visa : Definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, A pesquisa explicativa exige maior investimento em síntese, teorização e reflexão a partir do objeto de estudo.

15 Pesquisa Exploratória
Estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses.

16 Fonte de dados Será Primária
Ou seja, o autor realizará os questionários. Será secundária Ou seja, o autor se embasará em pesquisa de outros. (revisão bibliográfica)

17 Amostra Sua metodologia deve explicar qual o tamanho da amostra e ela deverá ser adequada ao problema de pesquisa. Quanto mais amplo o problema, maior a amostra.

18 Amostra Qual será o tamanho? Que quantidade de dados será suficiente?
Quais os critérios para incluir e excluir os sujeitos? O sujeito é pessoa física ou jurídica?

19 Instrumento de pesquisa
Roteiro-entrevista: como serão agendadas as entrevistas? Será gravada e depois transcrita? Terá roteiro ou o entrevistado terá liberdade para discorrer? Questionário: auto-aplicado? Ou você aplicará?

20 Processamento dos dados
Será usado algum métodos estatístico? Será usado algum software? Como os dados serão tratados?

21 COMPONENTES CAPA SUMÁRIO INTRODUÇÃO OBJETIVO JUSTIFICATIVA METODOLOGIA
CRONOGRAMA REFERÊNCIAS


Carregar ppt "ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google