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Testes ENEM por Habilidades
Serviço Social da Indústria Centro Educacional – Nº. 284 Disciplina: Língua Portuguesa – Ensino Médio Professora: Giane Regina Linda Testes ENEM por Habilidades
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas. H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. H14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e nãoverbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. H24 – Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. H26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
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Testes ENEM por Habilidades
Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. H29 – Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. H30 – Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.
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Seis estados zeram fila de espera para transplante de córnea
ENEM Texto I Seis estados zeram fila de espera para transplante de córnea Seis estados brasileiros aproveitaram o aumento no número de doadores e de transplantes feitos no primeiro semestre de 2012 no país e entraram para uma lista privilegiada: a de não ter mais pacientes esperando por uma córnea. Até julho desse ano, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em 2011, só São Paulo e Rio Grande do Norte zeraram essa fila. Texto II
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A notícia e o cartaz abordam a questão da doação de órgãos
A notícia e o cartaz abordam a questão da doação de órgãos. Ao relacionar os dois textos, observa-se que o cartaz é (A) contraditório, pois a notícia informa que o país superou a necessidade de doação de órgãos. (B) complementar, pois a notícia diz que a doação de órgãos cresceu e o cartaz solicita doações. (C) redundante, pois a notícia e o cartaz têm a intenção de influenciar as pessoas a doarem seus órgãos. (D) indispensável, pois a notícia fica incompleta sem o cartaz, que apela para a sensibilidade das pessoas. (E) discordante, pois ambos os textos apresentam posições distintas sobre a necessidade de doação de órgãos.
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Gabarito oficial: B Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. Comentário: A mensagem transmitida pelo cartaz é complementar. Elaborado a partir da função apelativa da linguagem, o cartaz instrui os leitores a aderirem a campanha de doação e comunicar seu desejo às famílias, uma vez que as leis brasileiras exigem que isso seja feito, a fim de que a doação possa ser realizada.
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QUESTÃO O exercício da crônica Escrever crônica é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de uma máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um assunto qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, restar-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado. (MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia das Letras, 1991).
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Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui
(A) nas diferenças entre o cronista e o ficcionista. (B) nos elementos que servem de inspiração ao cronista. (C) nos assuntos que podem ser tratados em uma crônica. (D) no papel da vida do cronista no processo de escrita da crônica. (E) nas dificuldades de se escrever uma crônica por meio de uma crônica.
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Gabarito oficial: E Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Comentário: A função predominante no texto é metalinguagem: a mensagem é centrada em seu próprio código. Nesse texto, o cronista dedica-se por explicar, por meio de uma crônica, algumas dificuldades encontradas por quem escreve esse gênero textual.
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QUESTÃO 118 eu acho um fato interessante… né… foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer… né… que… minha mãe morava no Piauí com toda a família… né…meu… meu avô… materno no caso… era maquinista… ele sofreu um acidente… infelizmente morreu…minha mãe tinha cinco anos… né… e o irmão mais velho dela… meu padrinho… tinha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar… foi trabalhar no banco… e… ele foi…o banco… no caso… estava… com um número de funcionários cheio e ele teve que ir para outro local e pediu transferência prum mais perto de Parnaíba que era a cidade onde eles moravam e por engano o… o…escrivão entendeu Paraíba… né… e meu… minha família veio parar em Mossoró que exatamente o local mais perto onde tinha vaga pra funcionário do Banco do Brasil e:: ela foi parar na rua do meu pai… né…e começaram a se conhecer…namoraram onze anos …né… pararam algum tempo… brigaram… é lógico… porque todo relacionamento tem uma briga… né…e eu achei esse fato muito interessante porque foi uma coincidência incrível…né… como vieram se conhecer… namoraram e hoje… e até hoje estão juntos… dezessete anos de casados. (CUNHA, M .F. A. (org.) Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.)
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Na transcrição de fala, há um breve relato de experiência pessoal, no qual se observa a frequente repetição de “né”. Essa repetição é um (A) índice de baixa escolaridade do falante. (B) estratégia típica da manutenção da interação oral. (C) marca de conexão lógica entre conteúdos na fala. (D) manifestação característica da fala nordestina. (E) recurso enfatizador da informação mais relevante da narrativa.
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Gabarito oficial: B Competência e habilidade: Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Comentário: O candidato deve ler atentamente o enunciado da questão e observar que a banca já avisou sobre o fato de que o texto apresentado é uma “transcrição de fala”; portanto, contém características próprias da linguagem oral, como as pausas recorrentes – representadas na escrita pelas reticências – e recursos linguísticos utilizados para manutenção da conversa, como o “né”, repetido em todo o texto. A função de linguagem predominante no texto é a fática.
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FABIANA, arrepelando-se de raiva – Hum
FABIANA, arrepelando-se de raiva – Hum! Eis aí está para que se casou meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa… Já não posso, não posso, não posso! (Batendo o pé). Um dia arrebento e então veremos! (PENA, M. Quem casa quer casa. Acesso em 7 dez 2012) As rubricas em itálico, como as trazidas no trecho de Martins Pena, em uma atuação teatral, constituem
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(A) necessidades, porque as encenações precisam ser fiéis às diretrizes do autor.
(B) possibilidade, porque o texto pode ser mudado, assim como outros elementos. (C) preciosismo, porque são irrelevantes para o texto ou a encenação. (C) exigência, porque elas determinam as características do texto teatral. (E) imposição, porque elas anulam a autonomia do diretor.
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Gabarito: B Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. Habilidade: H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. Comentário: O candidato deve observar que a questão tem como tema a estrutura do gênero dramático e exige o conhecimento da função das rubricas no texto teatral: orientar a produção e a montagem da cena.
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QUESTÃO 105 Vida obscura Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro ó ser humilde entre os humildes seres, embriagado, tonto de prazeres, o mundo para ti foi negro e duro. Atravessaste no silêncio escuro a vida presa a trágicos deveres e chegaste ao saber de altos saberes tornando-te mais simples e mais puro. Ninguém te viu o sofrimento inquieto, magoado, oculto e aterrador, secreto, que o coração te apunhalou no mundo, Mas eu que sempre te segui os passos sei que a cruz infernal prendeu-te os braços e o teu suspiro como foi profundo! (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)
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Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em (A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação. (B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social. (C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes. (D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais. (E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.
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Gabarito oficial: A Competência: Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. Habilidades: H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. Comentário: A questão exige que o leitor faça uma série de inferências. A primeira delas é decorrente do fato de o estudante saber que o poeta Cruz e Souza era negro e reconhecer no texto as referências à sua cor. É importante atentar para a escolha lexical ao longo de todo o poema: “mundo foi negro”, “silêncio escuro”, “vida obscura”. O candidato também deve se lembrar que uma das principais características do Simbolismo é a subjetividade, por meio da qual as informações são apenas sugeridas.
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01. A respeito do livro Macunaíma, é correto afirmar que: a)A obra faz uma leitura do Brasil sob a ótica do colonizador b)A história se passa predominantemente na capital paulista, daí porque o livro pode ser considerado uma crônica do cotidiano paulistano c)O episódio de base da narrativa consiste na perda e reconquista da muiraquitã d)O processo de criação do livro não mantém nenhum vinculo com qualquer obra anteriormente escrita e)O livro é uma sátira ao Brasil através da reconstituição fiel de fatos históricos retidos na memória do autor
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02. Indique a alternativa em que a proximidade estabelecida está correta: a) A terra paradisíaca, em Gonçalves Dias, é projeção nacionalista; a Pasárgada, de Manuel Bandeira, é anseio intimista b)A figura do malandro, positiva em Manuel Antonio de Almeida, é alvo de Mário de Andrade em sua sátira Macunaíma c)José de Alencar buscou expressar nossa diversidade cultural-projeto que só a obra de Machado de Assis viria a realizar d)O lirismo de Gregório de Matos é conflitivo e confessional; o de Cláudio Manuel da Costa é sereno e impessoal e)A ficção regionalista, imatura no século XIX, ganho força ao abraçar as teses do determinismo cientifico, no século XX
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03. Assinale a alternativa incorreta a respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade: a)O sujeito poético, constantemente, transmite sensações de dúvida e de negação b)Importantes poemas publicados na década de 1940 tratam de temas de caráter social c) O sujeito poético, várias vezes, reveste suas expressões de um fino traço de humor d)Os versos que contêm uma ênfase mística podem ser vistos como produtos do fervor católico do poeta e)O jogo verbal, em alguns poemas, acentua a relativização das várias faces da realidade
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04. Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista: a)“Na exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda tremula e ressoante da febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que pode senão fazer o poema dos amores da vida real?” b)“Vestir a Idéia de uma forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas que, servindo para exprimir a Idéia, dela se tornaria submissa.” c)“O poeta deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação, este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.” d)“Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.” e)“Minhas reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”
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05. E o olhar estaria ansioso esperando e a cabeça ao sabor da mágoa balançado e o coração fugindo e o coração voltando e os minutos passando e os minutos passando... (Vinícius de Moraes, O olhar para trás) A figura de linguagem que predomina nestes versos é: a)O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e b)O paradoxo, expresso pela contradição das ações manifestadas pelos verbos no gerúndio c)O polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e, para conotar já intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar d)A sinestesia, manifestada pela referência à interação dos sentidos: visão e coração no momento de espera e)A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de esperar e o ato de balançar
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06. É correto afirmar que, em Morte e Vida Severina: a)O caráter de afirmação da vida, apesar de toda a miséria, comprova-se pela ausência da idéia de suicídio b) A viagem do retirante, que atravessa ambientes menos e mais hostis, mostra-lhe que a miséria é a mesma, apesar dessas variações do meio físico c)As falas finais do retirante, após o nascimento de seu filho, configuram o “momento afirmativo”, por excelência, do poema d)A visão do mar aberto, quando Severino finalmente chega ao Recife, representa para o retirante a primeira afirmação da vida contra a morte e)A alternância das falas de ricos e de pobres, em contraste, imprime à dinâmica geral do poema o ritmo da luta de classes
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7-CIDADEZINHA QUALQUER Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeiras Pomar amor cantar Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus! Assinale a alternativa incorreta sobre o autor desse poema: a)Em A Rosa do Povo expressa a esperança num mundo mais justo b) Antilirismo e ironia são traços estilísticos de sua poesia c)O humor, como recurso crítico, é uma das características de sua poesia d)É escritor reconhecido quer por sua obra poética, quer por sua prosa, da qual se destacam as crônicas e)Destacou-se como poeta da “fase heróica” do Modernismo
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8-Costuma-se reconhecer que tanto “O Primo Basílio” quanto as “Memórias Póstumas de Brás Cubas” possuem notável conteúdo de crítica social. Apesar das muitas diferenças que separam os dois romances, em ambos essa crítica: a) Fundamenta-se em minuciosa análise das relações sociais e tem como finalidade propor soluções construtivas para os problemas detectados. b) Dá a ver um conjunto de personagens que, com raras exceções, têm como traços mais marcantes a inconsistência, a pretensão, a veleidade e outras características semelhantes, figurando assim uma sociedade globalmente medíocre. c) Assume a forma do romance de tese, próprio da estética realista, no qual se procura validar um conjunto de hipóteses científicas, verificando-se sua pertinência na vida social das personagens. d) Visa a demonstrar o prejuízo que o excesso de leituras romanescas pode trazer à formação moral dos indivíduos, em particular quando interfere na educação das mulheres, matrizes da família. e) Incide principalmente sobre as mazelas sociais derivadas da persistência da escravidão em um contexto já moderno, no qual ela não mais se justifica.
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9- “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.” É o que diz o narrador no segundo capítulo do romance “Dom Casmurro”. Afinal, por que não teria ele alcançado o seu intento? a) Pelas dificuldades inerentes à escritura do romance, na recuperação de outros tempos. b) Pelo receio de confessar suas fraquezas e a traição sofrida. c) Porque era impossível recuperar o sentido daquele período, pois ele já não era a mesma pessoa. d) Pela falta de bom senso e de clareza na apreensão das lembranças. e) Porque o tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas.
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Redação do Enem passo a passo
1º) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema. 2º) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese - Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista. 3º) Faça a primeira versão do texto - Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.
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Lembrando a estrutura básica da dissertação-argumentativa
Introdução Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
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Desenvolvimento Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
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Conclusão Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.
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4º) Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias. 5º) Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.
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