A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Promoção e Prevenção de Saúde Bucal para Trabalhadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Promoção e Prevenção de Saúde Bucal para Trabalhadores"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Promoção e Prevenção de Saúde Bucal para Trabalhadores

2 Programa de promoção e prevenção de saúde bucal para Trabalhadores
Amanda Roberta Ribeiro Lopes CRO-MG Danielle Costa de Moraes Campos Rosa CRO-MG Natália Aparecida da Silva Bomtempo CRO-MG Sílvia Ferreira de Sousa CRO-MG Belo Horizonte, Junho de 2009

3 INTRODUÇÃO A saúde do trabalhador é entendida como o conjunto de ações responsáveis pela promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. As doenças bucais não se desvinculam das condições gerais de saúde do corpo e não podem ser deixadas de lado quando se discutem as incapacidades que atingem os trabalhadores. A saúde bucal deve assim, ser parte integrante e indissociável da saúde do trabalhador. Qualquer problema de origem bucal pode provocar desconforto físico, emocional, prejuízos consideráveis à saúde geral, além de diminuir a produtividade de um empregado dentro de sua função, baixar a produtividade das empresas, diminuir a qualidade de vida e desencandear acidentes de trabalho.

4 INTRODUÇÃO Em uma pesquisa realizada na Votorantim Metais, no período de três meses, com uma amostra de 382 empregados, representativa de 57% dos trabalhadores, revelou que 39,5% das faltas ao trabalho por motivo de doença eram devidas a causas odontológicas, que levaram a perda de 661,38 horas de trabalho, correspondente a 82,67 dias.* Segundo dados da ”Revista Proteção”, edição de agosto-2007, em 10 anos de atuação com a odontologia do trabalho, a Empresa COSIPA conseguiu reduzir o índice de cárie de seus empregados para 4,6%, contra uma média brasileira de 13,3%; e chegou a alcançar em 2005, a meta da OMS estabelecida para 2010: 90% com o mínimo de 20 dentes na boca. *Fonte

5 INTRODUÇÃO Ainda segundo a “Revista Proteção” em 09 anos do programa de saúde bucal adotado, a DAKOTA obteve significativa redução no absenteísmo e na rotatividade e melhoria da produtividade, obtendo um índice de satisfação dos empregados da ordem de 88%.

6 OBJETIVO GERAL Promover ações de prevenção e promoção de saúde bucal do trabalhador visando a melhoria da saúde bucal e o diagnóstico precoce de doenças bucais

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA: Redução do absenteísmo e do presenteísmo por motivos odontológicos; Redução dos riscos de acidente de trabalho e de erros técnicos devido à falta de concentração causada pela dor e desconforto; Melhorar produtividade de cada trabalhador; Melhoria da imagem da empresa perante o trabalhador e no mercado de trabalho;

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR: Proporcionar o bem estar; Aumentar a motivação; Promover o aprendizado dos trabalhadores acerca da higienização bucal; Estimular o auto-exame da boca visando a identificação precoce de doenças bucais.

9 JUSTIFICATIVA Atualmente, a saúde do trabalhador é a principal preocupação dos programas de qualidade de vida no trabalho, assim, neste contexto, a saúde bucal desempenha um papel relevante, na medida em que ela pode influenciar na qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente o vigor produtivo das empresas.

10 METODOLOGIA Atividades didático-pedagógicas através de palestras informativas sobre saúde bucal, com temas como: Doenças sistêmicas e bucais; Controle bacteriano; Métodos de higienização bucal; Importância do uso do fio dental; Dieta menos cariogênica; Principais problemas bucais causados pelo fumo e pelo álcool.

11 METODOLOGIA Avaliação de saúde bucal dos trabalhadores;
Distribuição de materiais impressos educativos; Apresentação de banners informativos; Distribuição de kits de higienização bucal; Participação na CIPA e SIPAT.

12 PÚBLICO ALVO Empresas com responsabilização social interessadas em contribuir com a saúde e o bem estar dos trabalhadores.

13 - ABFRAÇÃO

14 - CÂNCER BUCAL

15 - CANDIDÍASE ORAL

16 - CÁRIE

17 - DIETA E CÁRIE

18 - DOENÇA PERIODONTAL

19 - DOENÇAS SISTÊMICAS COM MANIFESTAÇÕES BUCAIS
Gengivite linear - HIV

20 - HIGIENIZAÇÃO BUCAL

21 - ORIENTAÇÃO SOBRE PRÓTESES

22 - TABAGISMO

23 - TRAUMATISMO DENTÁRIO

24 RECURSOS - Cirugiãs-Dentistas, uma vez que o trabalho será realizado em dupla; - Kit de higienização contendo fio dental, escova e pasta de dente; - Panfletos impressos; - Datashow; Abaixadores de língua; Equipamentos de proteção individual: jalecos, máscaras, gorros e sobreluvas; Macro modelos de escova e arcada dental para demonstração de escovação. Transporte: Taxi, Van/kombi, Km rodado.


Carregar ppt "Programa de Promoção e Prevenção de Saúde Bucal para Trabalhadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google