A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta M. de C Guimarães, nº 250 – Pq Bandeirantes – Taubaté – CEP: – Telefone:

2 Projeto Halloween Disciplinas de Arte, Inglês e História Professoras: Silvia Helena de Oliveira, Maria Angélica Nogueira e Maurício Pereira de Souza Público alvo – 1ª , 2ª séries – Ensino Médio

3 Introdução O Halloween faz parte da tradição norte-americana e é um tema que se pode explorar nas aulas de Inglês, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo. Dentro do contexto escolar, procura-se também desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram determinados preconceitos ao que se desconhece.Interagindo com as demais disciplinas do currículo o assunto será aprofundado oportunizando aos alunos a multidisciplinaridade. Em pleno século XXI, era da comunicação e da tecnologia,temos a grande preocupação e o desafio de fazer com que os alunos conheçam, compreendam e respeitem as diferentes manifestações culturais. Temos na comemoração do Halloween, uma oportunidade de vivenciar culturas distintas da nossa, uma vez que se trata de uma manifestação Norte Americana.

4 OBJETIVOS Identificar na cultura brasileira aspectos que se assemelham a comemoração do Halloween; Conhecer a história da Festa do Halloween; Valorizar as manifestações culturais; Incentivar a busca pelo conhecimento; Ampliar os conhecimentos histórico-culturais sobre os países que falam oficialmente o Inglês; Vivenciar e conhecer através de atividades lúdicas e pesquisadas a origem desta festa tão tradicional nos Estados Unidos e que atualmente vem sendo inserida na cultura brasileira. Desenvolver um trabalho multidisciplinar com as disciplinas do currículo: Arte, Língua Inglesa e História para aprofundamento de informações que estão inseridas em cada área de conhecimento;

5 Habilidades Traduzir e produzir textos, músicas alusivas ao Halloween;
Aprender e familiarizar-se com a cultura e a língua inglesa; Confeccionar cartazes; ornamentar; caracterizar o ambiente de acordo com o tema;  Pesquisar sobre origem do Halloween e sua importância histórica e econômica. Localizar geograficamente os países envolvidos nesta manifestação cultural; Estabelecer relação entre localização, cultura e Halloween.

6 desenvolvimento Aula expositiva e apresentação do tema na disciplina de Língua Inglesa; Pesquisa na sala de informática sobre a origem do Halloween e sua importância para a cultura dos países ingleses e celtas desenvolvidos na Idade Média e comparado aos costumes e folclore brasileiro. Tradução e produção de textos, músicas alusivas ao Halloween . Comparação entre a festa Halloween e as nossas festas folclóricas. Confecção de cartazes; ornamentação e caracterização do ambiente de acordo com o tema; Localização geográfica dos países envolvidos nesta manifestação cultural; Socialização do evento com gincanas e concursos: decoração, fantasias, dramatizações.

7

8 Pesquisa na sala de informática sobre a origem do Halloween

9 Tradução e produção de textos, músicas alusivas ao Halloween .

10 Confecção de cartazes; ornamentação e caracterização do ambiente de acordo com o tema;

11

12 Socialização do evento com gincanas e concursos: decoração, fantasias, dramatizações.

13

14

15 conclusão Esse projeto alcançou com êxito o desenvolvimento das habilidades dos alunos e consequentemente, os objetivos propostos, tendo em vista que os alunos mostraram desempenho, envolvimento, autonomia e interesse em desenvolverem atividades sobre o tema e aprenderam a respeitar e valorizar a cultura e a língua estrangeira.

16 referências São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE,


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google