A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA."— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA Porto Alegre - 2015

2 Sobre a RIMS As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, regulamentadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

3 Sobre a RIMS É uma modalidade de ensino de pós- graduação lato sensu, caracterizada como formação em serviço, com duração de 24 meses e carga horária semanal de 60 horas, em dedicação exclusiva. Possui como objetivo geral especializar profissionais, por meio da formação em serviço, para atuar em equipe de saúde de forma interdisciplinar, assegurando os princípios do SUS.

4 Sobre a RIMS Abordagem totalizante das necessidades e da atenção em saúde, o que se desdobra na análise e intervenção sobre: a relação entre demandas, as necessidades de saúde e ofertas de serviços; a (re) organização dos processos de trabalho das equipes, tendo como foco o usuário; o trabalho em equipe e a afirmação da interdisciplinaridade; a relação profissional-usuário, tais como vínculo e acolhimento; a acessibilidade a diversos níveis de atenção de forma articulada; os modelos assistenciais e a gestão dos serviços e políticas (CLOSS, 2010).

5 Panorama no RS As RIMS iniciam-se no estado em 1978, após o Programa de Residência em Medicina Geral Comunitária da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (1976) tornar-se Multiprofissional; As primeiras profissões inseridas no programa eram Enfermagem, Serviço Social e Medicina Veterinária. Modelo Inglês – “Médico de Quarteirão” – Equipes de Saúde

6 Declínio das RIMS 1983 - Regulamentação nacional da residência médica do Centro de Saúde Murialdo; O tempo de duração e a remuneração passaram a diferir entre os médicos e os demais profissionais; Inflação – Bolsas Congeladas – Término da RIMS (UEBEL, ROCHA e MELLO, 2003).

7 Retomada das RIMS Out/1999 – Portaria 16/99 Programa de Residência Integrada em Saúde Áreas de Concentração: Saúde Mental Coletiva, no Hospital Psiquiátrico São Pedro; Atenção Básica em Saúde Coletiva, no Centro de Saúde Escola Murialdo e Projetos Assistenciais em Dermatologia Sanitária, no Ambulatório de Dermatologia Sanitária. (RIO GRANDE DO SUL, 2001)

8 Programas de RIMS – 70 à 2000 Escola de Saúde Pública - 1978 Grupo Hospitalar Conceição – 2004 EducaSaúde (UFRGS) – 2005 Instituto de Cardiologia do RS - 2005 Hospital São Lucas da PUCRS - 2006 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 2009

9 Programas de RIMS – 2010 ~ Hospital de Clínicas de Porto Alegre – 2010 Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – 2010 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – 2011 Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – 2013 Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) - 2013 Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – 2014 Hospital Pronto Socorro/IPA - 2014 Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) – 2015 Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – 2015

10 Panorama do S.S. nas RIMS/RS Inserido em 12 programas de Residência Multiprofissional Total de 60 vagas A maior área de atuação é a Atenção Básica, com 20 vagas

11 Panorama do Serviço Social nas RIMS

12

13 Referências CLOSS, T. T. O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde na Atenção Básica : formação para a integralidade? Dissertação de Mestrado. PUCRS. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Porto Alegre, 2010. 228 f. UEBEL, Ana Cristina; ROCHA, Carolina Medeiros; MELLO, Vânia Roseli Correa. Resgate da memória histórica da Residência Integrada em Saúde Coletiva do Centro de Saúde Escola Murialdo (CSEM). Boletim de Saúde, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 117-23, 2003. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Saúde. Escola de Saúde Pública. Proposta de regimento interno da Residência Integrada em Saúde Coletiva da ESP/SES/RS. Porto Alegre, abril de 2001. Documento preliminar.

14 Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA Contatos: tdevit@hcpa.edu.br tdevit@hcpa.edu.br (51) 8355-1799 Porto Alegre - 2015


Carregar ppt "Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google