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PublicouCláudio Jardim Fraga Alterado mais de 8 anos atrás
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Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Outubro/2015 Lei de Acesso à Informação
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Direito de Acesso à Informação SOLICITAR/ REQUERIR/ PEDIR QUALQUER INFORMAÇÃO OU DOCUMENTO PRODUZIDO E/OU GUARDADO PELO ESTADO Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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A Lei de Acesso à Informação - LAI Lei Federal nº 12.527/2011 – LAI: Decreto Estadual 58.052/2012 Garante ao cidadão o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular e de interesse coletivo Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Princípios e Diretrizes Publicidade como regra e o sigilo como exceção; Transparência Ativa; Uso da tecnologia da informação para comunicar Uso de audiências e consultas públicas Incentivo à participação popular Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Princípios e Diretrizes O desenvolvimento do controle social Gestão transparente de documentos, dados e informações, assegurando sua disponibilidade, autenticidade e integridade, para garantir o pleno direito de acesso A proteção de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Objetivos Garantia do direito à informação, que é um direito humano fundamental Apoiar o exercício de outros direitos Fortalecer o combate à corrupção Fomentar inovações e tecnologias para melhoria da governança Impulsionar uma melhor organização da administração pública Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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A Lei de Acesso à Informação e seus antecedentes Constituição de 1988, art. 5.º, inciso XIV 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social - Consocial Comissão da Verdade Co-presidencia do Comitê Diretor Internacional do Open Government Partnership (OGP) Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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DESAFIOS... Boa Gestão de Dados e Documentos Mudança de Cultura do Segredo para a Cultura da Transparência Infraestrutura e capacitação de Agentes Públicos Conhecimento e Uso do Direito de Acesso à Informação pela sociedade Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Para quem se aplica a LAI? Válido para os Três Poderes da União, para Estados e seus poderes, e para Municípios e seus poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). A Transparência dos dados também vale para Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Empresas de Economia Mista. Entidades Privadas devem ser transparentes sobre recursos públicos recebidos por meio de contrato de gestão, termo de parceria ou convênio, entre outros Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Transparência Pública Transparência ativa: Divulgação espontânea de informações públicas, sem necessidade de solicitações, por sites da internet e outros meios Transparência passiva: Atendimento dos pedidos de informação feitos pelos cidadãos (estabelecimento de regras, prazos e procedimentos) Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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O que é Informação Pública? I. Atos e Resoluções da Administração Pública. Fundamentos Documentos que sirvam de base Procedimentos que se utilizam para a elaboração. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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O que é Informação Pública? II. Informações produzidas com Recursos Públicos. Pesquisas Estudos Mapas Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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O que é Informação Pública? III. Qualquer outra informação que se encontre em poder da Administração (em qualquer formato, suporte, data de criação, origem, etc.) Atas Acordos Expedientes Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Dados Abertos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Dado aberto é aquele que pode ser livremente utilizado, reutilizado e redistribuído por qualquer pessoa
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Dados Abertos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Disponibilidade de acesso Dado disponível por inteiro e por um custo razoável de reprodução, preferencialmente, sem custo, por meio de download na Internet, e também deve estar em um formato conveniente e modificável. Reuso e redistribuição Dado fornecido em condições que permitam a sua reutilização e redistribuição, incluindo o cruzamento com outros conjuntos de dados. Participação universal Todos podem usar, reutilizar e redistribuir, não havendo discriminação contra áreas de atuação, pessoas ou grupos.
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Lei de Acesso à Informação Serviço de Informações ao Cidadão - SIC Pedidos de informações, negativas e recursos Transparência ativa Informações sigilosas e pessoais Responsabilidades de agentes Comissão de Acesso à informação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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OS ÓRGÃOS PÚBLICOS DEVEM DIVULGAR Estrutura/ organograma, responsabilidades, equipes, Endereços, contatos e horários de atendimento; Gestão financeira (repasses, transferências, receitas, despesas, execução orçamentária); Licitações e contratos; Programas, ações, projetos e obras; Relatórios, estudos e pesquisas; Respostas a perguntas freqüentes; Tabela de Classificação de Documentos, Dados e Informações Sigilosos e Pessoais. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Serviço de Informações ao Cidadão - SIC Todos os órgãos/entidades devem instalar o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC Atribuições do SIC Realizar atendimento Protocolar requerimentos de acesso à informação Registrar e encaminhar pedidos de desclassificação das informações e/ou interposição de recursos Controlar o cumprimento dos prazos legais Buscar e fornecer as informações Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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PEDIDOS DE INFORMAÇÃO Pedido de informações entra no órgão/entidade para o SIC por meio de: Sistema E-SIC Telefone Carta Pessoalmente Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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PEDIDOS DE INFORMAÇÃO Cidadão deve ser identificado com apenas: Nome Nº de documento Endereço Cidadão não necessita justificar seu pedido Cidadão deve especificar a informação requerida Serviço de acesso é gratuito Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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RESPOSTAS Imediato se informações estão disponíveis No Prazo de até 20 dias ou + 10 dias com justificativa Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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TIPOS DE RESPOSTA DO SIC Fornecer a informação no formato indicado Comunicar data, local e modo para obtenção da informação Indicar e fundamentar as razões da recusa do acesso (informações sigilosas ou pessoais) Comunicar que não possui a informação Indicar quem detém a informação, se souber Remeter pedido a quem detém e cientificar cidadão Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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RECURSOS Não atendimento ou indeferimento de acesso permite recurso Prazo de 10 dias desde ciência do indeferimento 1ª instância: mesmo órgão/entidade (pelo menos 1 autoridade hierarquicamente superior à que decidiu) 2ª instância: Ouvidoria Geral do Estado 5 dias para deliberar 3ª instância: Comissão Estadual de Acesso à Informação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Diferenças: SIC, Ouvidoria, Fale Conosco Serviço de Informações ao Cidadão – SIC Recebe solicitações de documentos, dados e informações custodiadas pelo poder público Ouvidoria Recebe e analisa sugestões, reclamações e denúncias, e as encaminha para as autoridades responsáveis Atendimento ao Público (Fale conosco) Fornece informações disponíveis e gerais sobre localização, horários e prestação de serviços Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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RESTRIÇÕES DE ACESSO Informações sigilosas Informações pessoais Toda informação sigilosa e pessoal deve ser identificada Não se exclui outras hipóteses legais de sigilo e de segredo de justiça ou industrial. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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INFORMAÇÕES PESSOAIS Documentos, dados ou informações relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem Restritos por até 100 anos a contar da produção Poderão ser fornecidos mediante consentimento expresso da pessoa a que se referem Fornecimento exclusivamente pela via pessoal, mediante identificação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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INFORMAÇÕES SIGILOSAS Risco à defesa e à soberania nacionais ou a integridade do território nacional Prejudicar relações internacionais Risco à vida, à segurança ou à saúde da população Projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional
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INFORMAÇÕES SIGILOSAS Planos ou operações estratégicos das Forças Armadas Estabilidade financeira, econômica ou monetária do país Segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares Comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações
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INFORMAÇÕES SIGILOSAS Ultrassecreto Restrição de acesso por até 25 anos Secreto Restrição de acesso por até 15 anos Reservado Restrição de acesso por até 5 anos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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PAPEL DOS AGENTES PÚBLICOS Têm o direito de solicitar informações públicas; Podem fornecer informações não restritas sem sofrer medida disciplinar ou administrativa; Não devem ser discriminados, perseguidos ou prejudicados nas suas atividades profissionais por causa de seus pedidos de informação; Tem as suas informações pessoais, sobre intimidade, honra e imagem protegidas.
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CONDUTAS ILÍCITAS DO AGENTE PÚBLICO Recusar-se a fornecer informações requeridas Retardar deliberadamente o fornecimento de informações requeridas Fornecer informações requeridas intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa Subtrair, destruir, inutilizar, alterar ou ocultar documento sob sua guarda ou a que tenha acesso Agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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CONDUTAS ILÍCITAS DO AGENTE PÚBLICO Divulgar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou pessoal Impor sigilo a documento para obter proveito pessoal ou ocultar ato ilegal Ocultar da revisão documento sigiloso para beneficiar a si Destruir documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Arquivo Público do Estado de São Paulo Atribuições Específicas: Apreciar os planos de classificação e tabelas de temporalidade Organizar a Central de Atendimento ao Cidadão – CAC Orientar as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA
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QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Secretaria de Governo Atribuições Específicas: Fomentar a cultura de transparência Treinar agentes públicos em práticas relacionadas à transparência Implementar a política de segurança da informação Regulamentar o credenciamento de segurança
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QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Ouvidoria Geral do Estado Atribuições Específicas: Analisar os pedidos de recursos 2ª instância Coordenar Portal da Transparência Corregedoria Geral da Administração – CGA Atribuições Específicas: Fiscalizar o cumprimento da LAI
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QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Fundação SEADE Atribuições Específicas: Desenvolver o Catálogo de Sistemas e Bases de Dados da Administração Pública do Estado de São Paulo - CSBD
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Portais de Transparência – Governo Estadual Transparência Estadual www.transparencia.sp.gov.br Expõe informações sobre recursos financeiros do Estado e seus destinos (remuneração de servidores, transferências para terceiros, contratos), empresas proibidas de contratar com o Estado e leis, entre outras. Prestando Contas www.fazenda.sp.gov.br/contas1 Detalha informações sobre orçamentos e finanças (arrecadação de impostos, planejamento de uso dos recursos e seus destinos) Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Portais de Transparência – Governo Estadual Catálogo de Sistemas e Bases de Dados http://www.governoaberto.sp.gov.br/view/consulta.php Indica e dá acesso a algumas fontes de informações sistematizadas e sistemas de organizações estaduais. Governo Aberto www.governoaberto.sp.gov.br Informa e disponibiliza algumas bases de dados de organizações estaduais em formato aberto. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Blog de Fomento à Cultura da Transparência www.gestaolai.sp.gov.br Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Pagina do Facebook do Grupo de Fomento à Cultura da Transparência Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Sistema de Informação ao Cidadão – SIC.SP www.sic.sp.gov.br Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Rio Saúde http://apple.vshare.com/522394163.html Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Vacina Rec http://www.cin.ufpe.br/~jmxnt/vacina/ Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Cadê o Ônibus SP? http://cadeoonibus.com.br/CoO/SiteV2 Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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Obrigado! Fernando Meloni de Oliveira feoliveira@sp.gov.br João Marcelo Gomes jmgomes@sp.gov.br www.gestaolai.sp.gov.br Especialistas em Políticas Públicas Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral
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