A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
TÓPICOS ESPCIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa Por: INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

2 MTC É uma disciplina que perpassa todo contexto do Ensino Superior. Ela fornece instrumentos para a construção de uma proposta de Universidade, de ambiente acadêmico. Desta forma, percebemos que regras, técnicas e normas metodológicas são importantes como instrumentos a serviço da produção de conhecimento, da comunicação de idéias com o mundo, da socialização do conhecimento.

3 Produção do Conhecimento Científico
PESQUISA ENSINO EXTENSÃO IES Produção do Conhecimento Científico

4 Pesquisa Científica Objetivo principal
Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas consagradas pela Ciência Deve ser sistematicamente planejada Executada de acordo com critérios rigorosos de processamento das informações Técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade

5 Classificação das Pesquisas

6 1. Do ponto de vista de sua natureza:
Pesquisa Básica Atuação do Psicopedagogo na Educação Continuada e na Gestão de Políticas Públicas Educacionais a nível mundial. Papel do Fisioterapeuta na consolidação do controle social no SUS

7 1. Do ponto de vista de sua natureza:
Pesquisa Aplicada Atuação e Intervenção do Ass. Social na Formação Profissional e Gestão de Políticas Públicas e Direitos Sociais a nível mundial.

8 2. Do ponto de vista de sua abordagem:
Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa Pesquisa Bibliográfica Obs.: A pesquisa pode ser ao mesmo tempo: Qualitativa Quantitativa e

9 Tudo isso é... CIÊNCIA

10 E o que é Ciência? Busca de explicação racional do universo
Teoria científica Capaz de explicar um parte do mundo

11 NATUREZA DA CIÊNCIA

12 Assim.. A ciência aumentou sobremaneira a capacidade de instrumentalização do ser humano . É um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos etc.

13 O Método Científico: visão idealizada
Problema Hipóteses Experimento Refutação/ Não-refutação Questões Analise Observações

14 O método científico

15 Algo que não pudemos explicar
O que é um problema Algo que não pudemos explicar Problemas Como os planetas se movem? O que causa o cólera? O que causou a extinção dos dinossauros? Ë possível colorir qualquer mapa com apenas 4 cores? A ciência é um processo de solução de problemas.

16 Ao definir um objeto de investigação,
o pesquisador precisa delimitar e estabelecer uma questão que lhe inquieta, isto é, o problema que ele deseja solucionar.

17 E conhecimento? Segundo Aurélio – Informações ou noções adquiridas pelo estudo ou pela experiência; Em sentido amplo da palavra, é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.

18 CONHECIMENTO O conhecimento é o “produto” resultante da relação que se estabelece entre o sujeito (consciência) que conhece e o objeto (mundo) a ser conhecido.

19 Relação entre o ser humano e o conhecimento

20 Conhecimento Popular, empírico ou senso comum
Tipos de Conhecimento Conhecimento Popular, empírico ou senso comum É o conhecimento do dia a dia e se obtém pela experiência cotidiana.

21 Conhecimento Científico
É o conjunto organizado de conhecimentos sobre um determinado objeto, em especial obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio

22 O Conhecimento Científico é:
Conhecimento Filosófico O conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.

23 Conhecimento Religioso
O conhecimento religioso parte do princípio de que as ʺverdadesʺ tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em ʺrevelaçõesʺ da divindade. O conhecimento religioso vai favorecer ás atitudes éticas em busca do bem comum.

24 ETAPAS DA PESQUISA

25 1- Escolha do tema Nesta etpa você deverá responder à seguinte pergunta: - O que pretendo abordar

26 O tema é um aspecto ou área de interesse de um assunto que se deseja provar;
Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto; A definição do tema pode surgir com base na sua observação do cotidiano, na vida profissional, etc.

27 Para a escolha do tema leve em conta:
Seu conhecimento a respeito Sua preferência e aptidão para lidar com o tema escolhido. Sua atualidade Relevância

28 2- Revisão de literatura
Quem e o que já escreveu e o que já foi publicado; É fundamental porque evita duplicação de pesquisa do mesmo enfoque do tema

29 3. Introdução Segundo a ABNT é parte inicial do texto.
Para facilitar a elaboração da introdução, basta responder na seqüência às seguintes questões: 1- De que assunto trata o seu trabalho? 2- Por que é importante tratar esse assunto? 3- Qual o seu objetivo neste trabalho?

30 4- Formulação do Problema
Nesta etapa você irá refletir sobre o problema que pretende resolver. Se é realmente um problema e se vale á pena tentar encontrar uma solução para ele.

31 5- Justificativa Apontar:
As razões e a preferência pelo tema escolhido; Sua importância em relação a outros temas; Vantagens e benefícios que você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar. A justificativa deverá convencer quem for ler o Projeto.

32 6- Determinação dos Objetivos Geral e Específicos
Nesta etapa você irá pensar a respeito de sua intenção ao propor a pesquisa: Deve sintetizar o que pretende alcançar com a pesquisa; Devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto; O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar; Os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objetivo geral; Nota: verbos sempre no infinitivo

33 Por exemplo: Apontar; Arrolar; Definir; Inscrever; Identificar; Analisar; Classificar; Constatar, etc.

34 7. Metodologia Definirá onde e como será realizada a pesquisa:
1- O tipo de pesquisa; 2- A população (universo da pesquisa) 3- Amostragem; 4- Resolução 196/96 5- Instrumentos de Coleta de dados; 6- E a forma como pretende tabular e analisar seus dados.

35 8- Coleta de dados Nesta etapa você fará a pesquisa de campo propriamente dita. Para obter êxito neste processo, duas qualidades são fundamentais: 1- PACIÊNCIA 2- PERSISTÊNCIA

36 9- Tabulação e apresentação dos dados
Organizar os dados obtidos na pesquisa de campo. Nesta etapa você poderá lançar mão de recursos manuais ou computacionais para dar suporte á elaboração de: Indicies e cálculos estatísticos; Tabelas, quadros e gráficos.

37 10- Análise e discussão dos resultados
Analisar os dados que tabulou e organizou na etapa anterior; Deve ser feita para atender aos objetivos propostos; Comparar e confrontar dados e provas com o objetivo de confirmar ou rejeitar as hipóteses.

38 11- Conclusão da análise e dos resultados obtidos.
Deverá explicitar se os objetivos foram atingidos; Se as hipóteses forma confirmadas ou rejeitadas; E, principalmente, deverá ressaltar a contribuição da sua pesquisa para o meio acadêmico, ou para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

39 12- Redação e apresentação do trabalho científico
Segundo Azevedo(1998), o texto deverá ser escrito de modo apurado, isto é: Gramaticamente correto; Fraseologicamente claro; Terminologicamente preciso; E, estilisticamente agradável.

40 13- Apêndices e Anexos Apêndices são documentos elaborados pelo autor.
Anexos- São documentos nem sempre elaborados pelo autor.

41 14- Definição das Margens
Em um trabalho acadêmico as margens devem ser configuradas conforme a especificação a seguir: Margem superior = 3 cm Margem inferior = 2 cm Margem esquerda = 3 cm Margem direita = 2 cm

42 Por fim... A Monografia e / ou TCC é a condição indispensável para obtenção do título.

43

44 Projeto de Pesquisa ou Projeto de Monografia.
É a forma de ordenar, organizar e traçar um caminho até a fase final da pesquisa, ou seja, da apresentação final do trabalho monográfico.

45 Após a delimitação do tema, é necessário que seja pontuada, juntamente com o orientador, o desenvolvimento do trabalho monográfico aprofundando o senso comum e o conhecimento prévio que o aluno conserva sobre a temática a ser abordada

46 Toda a pesquisa científica precisa de definições prévias e delineamento das etapas antes do desenvolvimento mais aprofundado.

47 O orientador solicita do aluno a escrita do Projeto de Pesquisa para, a partir de então, ajudá-lo a organizar como será a sua pesquisa antes da execução. O projeto organiza o que será executado nos moldes científicos a posteriori.

48 Os preceitos teóricos, pesquisas e definições concretas de autores precedentes são de grande importância já no pré-projeto, ou no que se denominou aqui de projeto de pesquisa.

49 Antes de redigir o texto final do projeto de pesquisa, é necessário que o aluno faça um esboço da pretensão temática. Esse esboço tornarão mais claras as idéias que o próprio aluno cultiva a respeito do assunto. Exemplificando: na Teoria das Inteligências Múltiplas, o aluno poderá esboçar o seguinte mapa: - O que é a Teoria e quem foi seu precursor? - Como aplicar a Teoria das Inteligências Múltiplas nas empresas? - Apresentação de jogos e dinâmicas realizados com base na Teoria. - Prática: aplicar os jogos em empresas de diferentes ramos.

50 Todas essas etapas que precedem a escrita do TCC fazem parte do planejamento.

51 Muitas vezes, os alunos de Metodologia Científica deixam para apresentar ao seu professor o texto no final do semestre. Dado esse procedimento, muito corrente nas turmas de Método, fica evidente que o pesquisador não desenvolveu o planejamento inicial do que pretende demonstrar em sua conclusão do curso. E nesses casos, o orientador tem direito pleno de reprovação ou declarar o não-aceite do projeto.

52 Quanto mais o aluno busca adiantar-se nesse aspecto, mais clareza e facilidade e uma pitada de ousadia ele terá até concluir e garantir o diploma. Caso contrário, a insegurança, a não-definição do tema o deixará confuso a respeito do que realmente deseja pesquisar e isso pode desvirtuá-lo do seu rendimento final.

53 Fazer o projeto de pesquisa é uma oportunidade do pesquisador de iniciar o aprofundamento – com a devida clareza – dos objetivos os quais deseja apresentar na banca de monografia. E quanto mais o orientador incentivá-lo e estimulá-lo nessa etapa, mais segurança transmitirá para que o contato com a cientificidade seja recompensador.

54 E o Professor Orientador?
Ele conduzirá o aluno a compreender cada seção do projeto, qual é a função de cada uma delas na apresentação do plano de pesquisa, qual é a bibliografia pertinente ao longo do trabalho, o que o aluno deve ler para aprofundar a categorização científica, que pontos podem ser confrontados de acordo com a temática.

55 Mais dicas podem ser lançadas a respeito dessa fase inicial:
- Ler; - escrever; -aprimorar a escrita do projeto de pesquisa de modo a ser entendida como uma linguagem científica e não com idéias do senso comum; - entender cada seção do projeto e exigir isso do seu orientador; - Definir bem o QUÊ VOCÊ ALMEJA ESTUDAR;

56 Outro detalhe: brigue pelo que realmente deseja
Outro detalhe: brigue pelo que realmente deseja. Lance sugestões constantemente. Algumas bancas e universidades querem impor ao aluno a temática. Esta quem define é você.

57 Obrigado! Fiquem atentos...
1- A MANOGRAFIA PODE SER FEITA NO MÁXIMO EM ATÉ 3 PESSOAS. 2- EXISTE UM PRAZO LIMITE PARA ENTREGA DAS MONOGRAFIAS PARA QUE O PROFESSOR POSSA CORRIGIR EFETUAR AS NOTAS; 3- AO DECORRER DO CURSO, O PROFESSOR RETORNA PARA DAR A ORIENTAÇÃO DA MANOGRAFIAS AOS ALUNOS VIA ; 4- O PROFESSOR CORRIGI E DA OK PARA OS ALUNOS IMPRIMIR EM TRÊS VIAS. Obrigado!


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google