A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da ferramenta Hot Potatoes como facilitadora do processo de ensino- aprendizagem de Física na escola média Osvaldo Canato Júnior Escola Experimental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da ferramenta Hot Potatoes como facilitadora do processo de ensino- aprendizagem de Física na escola média Osvaldo Canato Júnior Escola Experimental."— Transcrição da apresentação:

1 O uso da ferramenta Hot Potatoes como facilitadora do processo de ensino- aprendizagem de Física na escola média Osvaldo Canato Júnior Escola Experimental Pueri Domus/ EE Prof. Alberto Levy canatojr@yahoo.com.br

2 O programa  São 5 os tipos de passatempos disponibilizados pelo programa: Preenchimento de lacunas (JCloze), Associação de colunas (JMatch), Testes de múltipla escolha (JQuiz), Palavras cruzadas (JCross) e Reordenamento de palavras e expressões (JMix). Preenchimento de lacunasAssociação de colunas Testes de múltipla escolha Palavras cruzadas Reordenamento de palavras e expressões

3 A ferramenta  A ferramenta Hot Potatoes, acessada (se disponibilizada pelo administrador do site) no quadro “acrescentar atividade” permite interessantes configurações de avaliação, seja quanto à valoração da atividade, sua disponibilidade em número de tentativas e data limite de sua realização. Uma vez agendada, a atividade é acessada pelo aluno no espaço de trabalho em que foi criada e seu desempenho pode ser acompanhado pelo link “Atividades Hot Potatoes” interno ao quadro “Atividades”.

4 Utilização em escola da rede particular de ensino Pueri Domus Escola Experimental  Contexto: Salas virtuais (www.pueridomus.br/virtual) organizadas por turmas seriadas, geralmente com 30 alunos, com cada professor sendo responsável pelo espaço de trabalho de sua disciplina.www.pueridomus.br/virtual

5  Contexto: domínio próprio gerenciado pelo professor (www.fisicaemrede.com), contando com a participação, até o momento, de cerca de 160 alunos inscritos no “curso” passatempos e simulações computacionais de Física.www.fisicaemrede.compassatempos e simulações computacionais de Física Utilização em escola da rede pública de ensino Escola Estadual Alberto Levy

6 Desenvolvimento progressivo de habilidades  Inicialmente o aluno é incentivado a realizar alguns passatempos sem preocupações quanto a limitações permitidas pela ferramenta, como a restrição ao número de tentativas.  Em um segundo momento, as atividades são elencadas como verdadeiras avaliações, contando com algumas limitações e valoradas com notas.  A terceira consiste no desafio do próprio aluno elaborar seus passatempos e desafiar seus colegas disponibilizando-os na sala virtual.

7 Considerações finais  Conclusões iniciais: A importância das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem pode ser potencializada pela associação às tecnologias da informação.  Perspectivas: Ampliar e aprofundar o conhecimento e uso das atividades Hot Potatoes, bem como da plataforma Moodle, a fim de construir uma ferramenta que, embasada na concepção do conhecimento como rede de significações, potencialize o processo de ensino/aprendizagem de Física e de outras disciplinas.


Carregar ppt "O uso da ferramenta Hot Potatoes como facilitadora do processo de ensino- aprendizagem de Física na escola média Osvaldo Canato Júnior Escola Experimental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google