A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA."— Transcrição da apresentação:

1 INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA

2 Cultura de massa: sociedades de massas, de multidões padronizadas e homogeneizadas.

3 Indústria cultural: produção em série, comercialização, lucratividade

4 T. Adorno e M. Horkheimer: Escola de Frankfurt.
Visão pessimista dos MCM, que funcionariam como instrumento de controle e manutenção da sociedade capitalista.

5 Indústria produtora de mercadorias culturais
O conceito permite explicar o fenômeno da exploração comercial e a vulgarização da cultura, como também a ideologia da dominação.

6 M. Mc Luhan: Visão otimista dos MCM
Os MCM funcionariam como instrumento para a manutenção e expansão das sociedades democráticas / “aldeia global”

7 U. Eco: Propõe um meio termo entre as 2 posições anteriores.
O papel dos intelectuais seria o de fiscalizar e exigir que os MCM veiculem valores culturais, e não apenas de manipulação

8

9 “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica.”

10 W. Benjamin: Escola de Frankfurt / perspectiva relativista sobre os MCM.
Os MCM transformam a forma de percepção do público consumidor, podendo gerar novas formas de mobilização social e contestação política. Não via o público apenas como um consumidor passivo de bens culturais.

11


Carregar ppt "INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google