A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A empresa: produção, custos e lucros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A empresa: produção, custos e lucros"— Transcrição da apresentação:

1 A empresa: produção, custos e lucros
Aula 7 A empresa: produção, custos e lucros

2 A empresa e a figura do empresário
A produção se organiza em empresas porque geralmente só se consegue a eficiência produzindo em grande escala, reunindo um elevado volume de recursos externos e gerindo e supervisionando cuidadosamente as atividades diárias. O empresário estabelece os objetivos da empresa, negocia com os diferentes fatores e coordena as relações no contexto em que ela se desenvolve.

3 A empresa e a figura do empresário
A atividade fundamental que toda empresa realiza é a produção, que consiste na utilização dos fatores produtivos e dos inputs intermediários para obter bens e serviços. Em economia, o termo capital significa capital físico, isto é, máquinas e imóveis, e não capital financeiro.

4 A função de produção: curto e longo prazo
A função de produção especifica a relação entre a quantidade de fatores utilizados para produzir um bem e a quantidade produzida desse bem. O curto prazo é um período ao longo do qual as empresas conseguem ajustar a produção mudando os fatores variáveis, tais como o trabalho e as matérias-primas. No curto prazo, os fatores fixos, como as instalações e os equipamentos, não podem ser plenamente ajustados.

5 A função de produção: curto e longo prazo
O produto marginal (PMgL) de trabalho é o produto extra obtido quando a quantidade de trabalho utilizada aumenta em uma unidade. DPT PML = D L A curva de produto total mostra a relação entre a quantidade de um fator variável (o trabalho) e a quantidade de produto obtida. A curva de produto marginal de um fator variável (o trabalho) mostra o aumento no produto quando se utiliza uma unidade adicional desse fator.

6 4.2 A função de produção: curto e longo prazo

7 4.2 A função de produção: curto e longo prazo

8 4.2 A função de produção: curto e longo prazo
A lei dos rendimentos decrescentes estabelece que, se na produção há pelo menos um fator fixo e vamos acrescentando a ele unidades sucessivas do fator variável, chegará um momento a partir do qual os incrementos na produção serão cada vez menores. No longo prazo, as empresas têm a possibilidade de alterar a quantidade de todos os fatores empregados na produção, inclusive o capital.

9 4.2 A função de produção: curto e longo prazo

10 A função de produção: curto e longo prazo

11 4.2 A função de produção: curto e longo prazo
Os rendimentos de escala refletem a resposta do produto total quando todos os fatores aumentam proporcionalmente. A produção mostrará rendimentos de escala crescentes, decrescentes ou constantes, conforme um incremento proporcional nos fatores provoque no produto, respectivamente, um incremento mais que proporcional, menos que proporcional ou exatamente proporcional.

12 Custos de produção: curto e longo prazo
Os custos explícitos são os custos dos fatores que exigem da empresa um desembolso em dinheiro, enquanto os custos implícitos são os custos dos fatores que não exigem esse desembolso. O custo econômico considera o custo de oportunidade de todos os recursos utilizados, isto é, o que todos os recursos poderiam obter no seu melhor uso alternativo.


Carregar ppt "A empresa: produção, custos e lucros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google