A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Espírito Santo em Lucas. Entre os autores do NT Lucas é o que mais destaca a presença dinâmica do Espírito Santo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Espírito Santo em Lucas. Entre os autores do NT Lucas é o que mais destaca a presença dinâmica do Espírito Santo."— Transcrição da apresentação:

1 O Espírito Santo em Lucas

2 Entre os autores do NT Lucas é o que mais destaca a presença dinâmica do Espírito Santo.

3 Para Lucas, a salvação vem por Jesus Mas Jesus atua sempre movido pela dynamis (força) do Espírito e é este quem dá o entendimento para reconhecer que em Jesus está a salvação. A obra de Lucas – Evangelho e Atos dos Apóstolos – mostra a atuação do Espírito Santo em três tempos: no tempo que antecede a atuação de Jesus; na atuação de Jesus; e no tempo da vida da Igreja – Atos dos Apóstolos

4 Observação : O Espírito Santo está nos inícios: está no início do evangelho, na infância (sete vezes), está no início da missão de Jesus (cinco vezes) e está no início da grande viagem a Jerusalém (três vezes).

5 Lc 1.15.: o menino de Zacarias “ficará pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe” Lc 1,35 : O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra”. Lc 1,41 : “a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo”. Lc 1,67 : “Zacarias, seu pai, repleto do Espírito Santo, profetizou”, Lc 2,25 : Simeão “esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele”. Lc 2,26 : “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte...”. Lc 2,27 : “Movido pelo Espírito Santo, ele veio ao Templo”. Lc 3,16 : “...ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”. Lc 3,22 : “... e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal”. Lc 4,1 : “Jesus pleno do Espírito Santo, voltou do Jordão, era conduzido pelo Espírito através do deserto”. Lc 4,14 : “Jesus voltou então para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama...”. Lc 4, 18 : O Espírito do Senhor está sobre mim”. Lc 10,21 : “Naquele momento, exultou de alegria sob a ação do Espírito Santo e disse: “. Lc 12,10: “mas ao que houver blasfemado contra o Espírito Santo não lhe será perdoado”. Lc 12,12 : “... pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer “.

6 Para Lucas: É o Espírito quem atua a salvação. Ele é o protagonista. Sua ação produz intensa alegria, sua presença se percebe pela grande coragem manifestada pela pessoa que acolhe o Espírito. Podemos ver isso analisando as pessoas em quem, na obra Lucana, o Espírito se faz presente:

7 a) Naqueles que esperam a concretização das promessas de Deus; b) Em Jesus acontece a realização do Reino de Deus; c) Naqueles que aceitam a Jesus como a Realização do Reino de Deus e entram na dinâmica do Reino

8 O proto-evangelho de Lucas nos mostra uma série de pessoas que aparecem movidas pelo Espírito Santo: João Batista: Lc 1.15.: o menino de Zacarias “ficará pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe”. Maria: Lc 1,35 : O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra”. a) Naqueles que esperam a concretização das promessas de Deus

9 Isabel: Lc 1,41 : “a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo”. Zacarias: Lc 1,67 : “Zacarias, seu pai, repleto do Espírito Santo, profetizou”, Simeão: Lc 2,25-27: Simeão “esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele”.26 : “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte...”. 27 : “Movido pelo Espírito Santo, ele veio ao Templo”.

10 Uma análise destas passagens nos mostra que não há, na obra lucana, uma ruptura entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Pelo contrário. Há uma continuidade....

11 A descontinuidade se dá no fato de que a expectativa se dá agora de uma forma mais concreta, mais específica, chegando à realização plena em Jesus de Nazaré. Diferente da forma que era esperada pelo povo de Israel.... e o que dá essa continuidade é, pelo lado humano, a expectativa da realização próxima das promessas de Deus. Pelo lado divino, é a presença da força divina junto daqueles que seguem fieis às promessas de Deus.

12 b) Em Jesus Cristo, a realização do Reino de Deus Em todos os momentos da vida de Jesus, Lucas apresenta o Espírito como a força que faz com que a ação de Jesus se torne ação messiânica, salvadora. Na pessoa de Jesus, além de se nos revelar quem é o Filho de Deus, também temos a revelação de como age e quem é o Espírito de Deus: É o Espírito Santo quem o envia (cf. 3,33; 4,1.14-20) e está presente em sua missão (Lc 10,21)

13 Jesus, na condição de Messias, brota do mistério de Deus no âmbito do Espírito. Cena do Batismo: testemunho dos sinóticos Esse Espírito já não é um espaço do encontro genérico entre Deus e os homens, seu poder se tornou explícito, sua verdade se concretiza e sua exigência se realiza no caminho da vida de Jesus.

14 ... àquele que perguntar pela identidade do Espírito, ao que queira conhecer a ação de Deus, deve-se levá-lo a conhecer a existência de Jesus: seu amor para com os pobres, sua ação libertadora, seu chamado à justiça, sua verdade vivificante, sua entrega até a morte, sua fidelidade a Deus Pai... É ali onde se encontra e se realiza para sempre o mistério do Espírito de Deus para os homens (PIKAZA, 1993, p. 404). Por isso...

15 Polêmica com os fariseus: a origem de suas obras (cf. Lc 12, 1-10 ) O pecado contra o Espírito consiste em atribuir a Satanás as obras que são de Deus e vice-versa. Na teologia lucana, a missão de Jesus é animada pelo Espírito de Deus. E o Espírito vem completar a missão de Jesus. Um está indissoluvelmente ligado ao outro.

16 A autoridade contestada Assim no questionamento,: “Dize-nos com que autoridade fazes tais coisas? Quem foi que te deu essa autoridade?” O Sinédrio (sacerdotes, escribas e anciãos), pecava contra o Espírito, que atua em Jesus. Ler Lc 20, 1-8

17 c) Naqueles que aceitam a Jesus como a realização do Reino de Deus e entram na dinâmica do Reino. Lc 10, 21

18 Concluindo: Podemos afirmar que para a teologia lucana, a história deve ser lida na perspectiva da intervenção do Pneuma como espírito de Deus, o qual dinamiza o plano de salvação projetado pelo Pai, levado a termo pela missão de Jesus.

19 A concepção de história que Lucas elabora não é uma crônica biográfica, mas uma reflexão de fé que tem Cristo como fundamento e fim de todo o processo histórico. O espírito de Deus, atua livremente na historia através de Jesus Cristo, mas ele precisa de mulheres e de homens que se envolvam neste projeto.

20 ... Zé da Gaitinha Era uma vez um homem que colecionava notas musicais. As estantes de sua casa estavam cheias de livros, contendo as notas musicais das mais belas músicas, melodias e partituras compostas pelos compositores de todas as épocas. Todo o dinheiro possível este homem gastava em adquirir mais notas e livros musicais. Procurava sempre as edições mais importantes e valiosas de partituras musicais. Ele as selecionava com todo o cuidado. Tinha grande alegria em ver sua coleção crescer. Era uma coleção valiosa.

21 Certo dia, a campainha de sua casa tocou. Era um simples andarilho. A sua aparência não era das melhores. Ele se apresentou como o Zé da gaitinha. O colecionador levou seu hóspede mendigo até a sala para lhe dar algo para comer. Zé da gaitinha ficou admirado ao olhar para as estantes repletas de livros caros e bonitos: os livros musicais. Ele então perguntou ao dono da casa que livros belos eram aqueles. O dono da casa respondeu que eram livros com partitura musicais. Zé da Gaitinha logo perguntou:

22 - Oh, você toca algum instrumento? Usa esses livros musicais que compra com tanto sacrifício? Meio sem jeito, o dono da casa respondeu: - Não, eu não toco nenhum instrumento musical. Não tenho tempo para tocar as notas musicais. Meu tempo mal dá para colecionar as notas.

23 Zé da Gaitinha ficou em silêncio por alguns instantes e então tirou a sua velha gaitinha de boca de sua sacola e começou a tocar. Ele não tocava com perfeição, mas a melodia era alegre e animadora, pois tocava de coração. Ao se despedir do dono da casa, Zé da Gaitinha disse: - É, as coisas são assim. Alguns passam a vida inteira colecionando notas musicais para encher belas estantes, outros fazem de sua vida uma constante música, que encanta e alegra.

24 Fiquei pensando nas palavras do Zé da Gaitinha. Colecionar ou viver musica. Juntar boas idéias ou torná-las carne e osso em meu viver diário. De que adiantam as belas experiências e descobertas que fazemos durante nossa vida, se apenas as colocamos em livros e não se tornam vivencia concreta! Não adianta colecionar na cabeça as mais belas intenções e verdades se elas não criam pés e mãos em nosso viver diário. Não colecionar apenas bonitas musicas, mas fazer de nossa vida uma bela melodia. Olhemos para Deus e deixemos que ele use nossa vida como benção para as pessoas ao nosso redor.


Carregar ppt "O Espírito Santo em Lucas. Entre os autores do NT Lucas é o que mais destaca a presença dinâmica do Espírito Santo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google