A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dificuldade de aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dificuldade de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Dificuldade de aprendizagem
Anemia Principais sintomas Fraqueza Indisposição Falta de Apetite Dificuldade de aprendizagem

2 A anemia é uma condição muito comum e várias são as causas que podem levar à anemia, sendo a deficiência de ferro a principal delas, responsável por cerca de 90% dos casos

3 O que é a anemia ? ? ? A anemia é uma diminuição da hemoglobina, comparativamente aos valores normais em indivíduos da mesma idade e género. Corresponde sempre a um sintoma de uma outra condição subjacente ou de má-nutrição.

4 O diagnóstico isolado da anemia nunca é um diagnóstico completo
O diagnóstico isolado da anemia nunca é um diagnóstico completo. A anemia é uma deficiência que afecta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).

5 Sintomas A anemia permanece não detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser vagos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. A falta de ar é relatada em casos mais severos.

6 Muitos casos de anemia severa incitam uma resposta compensatória na qual o trabalho cardíaco é potenciado levando a palpitações e transpiração. Esse processo pode ocasionar falha cardíaca em idosos. A palidez somente é notável em casos de anemia severa, e desta forma não é um sintoma comum.

7 Causas As causas de anemia são diversas e podem ficar a dever-se a uma multiplicidade de factores. A anemia pode ser causada: 1 - Pela perda de glóbulos vermelhos, designadamente: a) perda de sangue aguda: (por exemplo hemorragia, trauma ou cirurgia) b) perda de sangue crónica: normalmente através do intestino, do sistema urinário ou reprodutivo (por exemplo um cancro no útero) 2 - Por uma diminuição da produção de glóbulos vermelhos, designadamente: a) Deficiências nutricionais b) Infecções virais (exemplo VIH). c) Patologia da medula óssea (por exemplo leucemia) d) Redução da produção de eritropoietina (insuficiência renal crónica) e) Outras doenças crónicas

8 3 - Por um aumento da destruição de glóbulos vermelhos, designadamente: a) Infecções (bacterianas, virais, parasitárias) b) Medicação c) Doenças auto-imunes d) Doenças hereditárias (exemplo: Anemia Falciforme). 4 - Por um aumento fisiológico da procura de glóbulos vermelhos, designadamente através da gravidez.

9 Prevenção A melhor coisa para prevenir a anemia resultante da deficiência na ingestão de Ferro é, sem dúvida, uma alimentação variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro e os enriquecidos com este nutriente. As melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal – fígado e carne de qualquer animal – por possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo.

10 Tratamento Para as crianças, a dose de ferro para o tratamento é de 3 mg/kg/dia. Embora a melhoria clínica e a normalização das concentrações de glóbulos vermelhos e de hemoglobina ocorram precocemente com a reposição de ferro, a dose terapêutica deve ser mantida por 3 a 4 meses para a reposição dos stocks de ferro. Para os adultos a dose terapêutica é de 60 mg de ferro elementar, o que corresponde a um comprimido de 300 mg de sulfato ferroso.

11 Ana Lemos nº1 Ana Rita nº 3 Ana Sofia nº4 Jéssica nº12 Marcelo nº16


Carregar ppt "Dificuldade de aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google