A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
03 a 06 de novembro Brasília - DF

2 Encontro Internacional
Principais Pontos em Debate Carmem Priscila Bocchi (Caisan/Governo) e Nathalie Beghin (Consea/Sociedade Civil) Brasília, 03 de novembro de 2015

3 Aspectos envolvidos no lema:
Lema da 5ª Conferência Nacional: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar ” Aspectos envolvidos no lema: Alimentação adequada e saudável x produtos alimentícios industrializados e ultraprocessados; Alimentação diversificada; Respeito às tradições e culturas alimentares; Universalização do DHAA e construção de consciência popular sobre esse direito; Defesa da biodiversidade; Resgate da alimentação tradicional, livre do uso abusivo de agrotóxicos e de transgênicos.

4 5ª Conferência Nacional de SAN: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”
Objetivo Geral: Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para: PROMOVER a soberania alimentar, GARANTIR o direito humano à alimentação adequada e saudável, COM participação social e gestão intersetorial.

5 5ª Conferência Nacional de SAN: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”
Objetivos Específicos: 1) Identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do DHAA; 2) Avaliar os desafios atuais da Política de Segurança Alimentar e Nutricional; 3) Avançar no comprometimento dos três poderes da República e nas esferas municipal, estadual e nacional; 4) Ampliar a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

6 5ª Conferência Nacional de SAN: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”
Eixos Temáticos Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. Eixo 2 - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

7 Eixos Temáticos Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. Construir um conceito coletivo, a partir do qual se organiza a intervenção pública e a atuação da sociedade. Eixo 2 - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. Acordar proposições para subsidiar a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em áreas, tais como: modelos de produção, abastecimento e consumo de alimentos; acesso à terra, território e água; saúde e nutrição; ciência e tecnologia, incluindo conhecimentos tradicionais; promoção da igualdade de gênero, raça/etnia; cooperação internacional para o desenvolvimento. Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Acordar proposições referentes à: participação social; intersetorialidade; gestão e financiamento; conflitos de interesse público-privado; exigibilidade e monitoramento do DHAA.

8 Exemplo de Proposta - Eixo 2: Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública Consolidar a agricultura familiar, buscando investimentos que agreguem valor às pequenas produções, tornando mais eficaz o cooperativismo rural e promovendo a implementação e a modernização da infraestrutura de apoio à produção agrícola. Incentivar e fomentar os espaços públicos e privados de alimentação, para que gradativamente ofereçam alimentos agroecológicos/orgânicos e fortaleçam o comércio local e a instituição das feiras como equipamentos de segurança alimentar e nutricional.

9 Exemplos de Propostas - Eixo 3: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) Buscar a articulação entre os diversos equipamentos públicos e programas governamentais dentro do território, com o objetivo de contribuir para superação dos desafios políticos e organizacionais, promovendo a formação de uma rede de segurança alimentar e nutricional. Instituir um fundo para a Política Nacional de SAN e garantir cofinanciamento das três esferas de governo para as políticas operadas pelo Sisan. Ampliar a responsabilização de estados e municípios com relação às políticas de SAN.

10 Obrigada!!! Thank you!!! Gracias!!! Merci!!!!
Priscila e Nathalie


Carregar ppt "5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google