A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concretismo Arte Concreta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concretismo Arte Concreta"— Transcrição da apresentação:

1 Concretismo Arte Concreta
História da Arte e Estética Karen Kelles Arquitetura e Urbanismo - UNIARAXA

2 O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Haroldo Campos Poesia
Fonte: Haroldo Campos Poesia

3 BILL CULBERT JEFFREY STEELE, BILL CULBERT
Fonte: JEFFREY STEELE, Fonte BILL CULBERT Fonte:

4 Surge como parte do movimento Abstracionista moderno.
Tem raízes em experimentos do grupo De Stijl [O Estilo], criado em 1917, na Holanda. São nomes marcantes do movimento: Piet Mondrian ( ), Theo van Doesburg ( ), Gerrit Thomas Rietveld ( ) e ainda outros nomes.

5 O movimento se populariza com Max Bill ( ), que traz o movimento para a America Latina, mais especificamente Brasil e Argentina, no período da Segunda Grande Guerra. Max Bill, Unidade Tripartida, , Aço Inoxidável, Essa obra encontra-se no MAC, USP, SP Max Bill, designer gráfico, designer de produtos, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico de design.

6 Representações construídas exclusivamente com elementos plásticos, planos e cores não trazem outras conotações senão por elas próprias A pintura concreta é "não abstrata", nos diz Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície“ O propósito da arte concreta não é ser um novo movimento e sim rediscutir a linguagem plástica moderna.

7 Ivan Serpa. Max Bill, Formas, 1951. Óleo sobre tela.
Fonte: Max Bill, Double surface with six rectangular corners (Moebius), Granito. Fonte: hhttp://

8 O Concretismo é um abstracionismo geométrico que procura, através de cores e linhas, um movimento perceptivo vibratório. O espectador, ao contemplar a obra, vai sentir certas vibrações e modificações perceptíveis nas imagens da composição. Kandinsky, Moscovo I, 1916, óleo sobre tela Fonte: Kandinsky, Fuga, 1914, óleo sobre tela Fonte:

9 Pôster de Bill para as Olimpíadas de 72 em Munique
LOTHAR CHAROUX Fonte: LOTHAR CHAROUX Fonte: Pôster de Bill para as Olimpíadas de 72 em Munique Fonte:

10 Theo van Doesburg ANTHONY HILL “Relief Construction”, 1962
Fonte: ANTHONY HILL “Relief Construction”, 1962 Fonte:

11 Concretismo na América Latina. Argentina e Brasil
Período pós Segunda Guerra Mundial, Principal responsável: Max Bill Exposição do MASP, SP

12 Foi marcante sua presença Exposição no MASP, em 1950
As ideias de Max Bill impactaram o Brasil, do início da década de 1950. Foi marcante sua presença Exposição no MASP, em 1950 Prêmio em sua participação na primeira Bienal de São Paulo em 1951 Max Bill, Fonte: hhttp://

13 Vale ressaltar a presença da delegação suíça na
1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951 que provoca a que abrem as portas do país para as novas tendências. Nesse contexto o movimento concretista começa a surgir no país. Geraldo de Barros, Composição geométrica Fonte: Waldemar Cordeiro, Broadway Fonte:

14 Grupo do Rio, que é menos rígido às formas geométricas
Principais nomes: Lygia Clark ( ), Hélio Oiticica ( ) e outros Lygia Clark, pintora e escultora mineira (23/10/ /4/1988). Belorizontina, aluna de Burle Marx. Em 1952 transfere-se para Pariz e então aperfeiçoa suas técncas. Abandona o Abstratismo em 57 e nesse mesmo ano participa da I Exposição Nacional de Arte Concreta, no Rio de Janeiro. Dois anos depois assina o Manifesto Neoconcreto e inicia a produção de obras tridimensionais de madeira. Pintor, escultor e artista multimídia fluminense (26/7/ /3/1980). Aprendeu muito com Ivan Serpa. Juntamente com o mestre, Lygia Clark e Franz Weissmann funda o grupo Frente, movimento que atua de 1954 a 1956. Mais tarde se liga ao neoconcretismo, participando de exposições em São Paulo, no Rio e em Salvador. Espírito de vanguarda, no final da década de 50 abandona a superfície plana do quadro. Em 1963 cria os bólides, caixas-construções feitas de diversos materiais. Fonte:

15 Waldemar Cordeiro (1925-1973), Luiz Sacilotto (1924 – 2003)
Grupo de São Paulo, mais rígido aos princípios matemáticos da arte concreta e ainda aos efeitos ótico de linhas e cores. Nesse grupo citamos: Waldemar Cordeiro ( ), Luiz Sacilotto (1924 – 2003) entre outros nomes marcantes da época. Waldemar Cordeiro. Artista plástico, designer, ilustrador, paisagista, urbanista, jornalista e crítico de arte. Nascido em Roma filho de italiana e brasileiro. Estuda no Liceu Tasso e na Accademia di Belle Arti. No início da década de 1940, durante o regime fascista, convive com membros do Partido Comunista italiano, vinculo que manteve por toda a vida. Trabalha como caricaturista em 43, para o jornal satírico Petirosso. Vem ao Brasil em 46 para conhecer o pai. Em São Paulo, trabalha como jornalista e crítico de artes na Folha da Manhã. Em 1947, pinta, com Bassano Vaccarini ( ), os murais de Santa Rita, na Igreja Bom Jesus do Brás, em São Paulo Fonte:

16 Um expoente a escultura Concreta.
Amilcar de Castro. Um expoente a escultura Concreta. Amilcar Augusto Pereira de Castro (Paraisópolis MG Belo Horizonte MG 2002). Desenhista, escultor, gravador, diagramador, professor, cenógrafo. Foi aluno de Guignard. Através das obras de Max Bill, conhece o Concretismo. Expõe sua primeira escultura construtiva, na Bienal Internacional de São Paulo, em 53. Assina o Manifesto Neoconcreto em 59. Em 60, participa em Zurique da Mostra Internacional de Arte Concreta, organizada por Max Bill. Em 1968, vai para os Estados Unidos, com o prêmio de uma viagem ao exterior que ganhou da Guggenheim Memorial Foundation que ganhou em 67 Volta a Belo Horizonte em 71 onde torna-se professor de composição e escultura da Escola Guignard, na qual trabalha até 77, inclusive como diretor. Leciona na Faculdade de Belas Artes da UFMG de 70 a 80 e em 90 aposenta-se da docência e passa a dedicar-se com exclusividade à atividade artística. Fonte:

17 Obras de Amilcar de Castro
Acrílico sobre tela Fonte:

18 Obra de Amilcar de Castro
Acrílico sobre tela Fonte:

19 Amilcar de Castro – O Escultor de Metais
Chapas de Ferro Dobradas Fonte:

20 Os Poemas Concretos Os poemas concretos ou cinéticos são aqueles criados não só para serem lidos, mas para serem vistos, como uma fotografia, uma pintura. Por  meio do trabalho com letras, palavras e seu significado, procuram transmitir, além de sentimentos e emoções, movimentos, cor,  forma, etc. O poema cinético dá a ideia de velocidade,  é   um  futurismo literário. São usadas várias imagens  poéticas na construção da poesia, usando a  palavra como se ela fosse capaz de se l-o-c-o-m-o-v-e-r. Observe alguns  e busque  inspiração para criar o s e u Fonte:

21

22

23 O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari
Fonte:

24 Augusto de Campos Olho por Olho, 1964
Fonte:

25 O Concretismo na música
O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Fonte:

26 O Concretismo na música
O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Fonte:

27 Araxá, Novembro de 2015 Adriana Julio Maicon Thatiane Thais

28 Oficina – Corte e Colagem
Lygia Clark

29 Oficina – Corte e Colagem
Hélio Oiticica


Carregar ppt "Concretismo Arte Concreta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google