A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A intervenção do SERVIÇO SOCIAL em Cuidados Paliativos no Núcleo Assistencial da pessoas com Câncer – NASPEC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A intervenção do SERVIÇO SOCIAL em Cuidados Paliativos no Núcleo Assistencial da pessoas com Câncer – NASPEC."— Transcrição da apresentação:

1 A intervenção do SERVIÇO SOCIAL em Cuidados Paliativos no Núcleo Assistencial da pessoas com Câncer – NASPEC.

2

3 Uma associação civil e filantrópica de assistência social e médico-hospitalar, sem fins lucrativos, com a missão de prestar irrestrito apoio aos adolescentes, adultos e idosos, carentes com câncer de todos os 417 municípios da Bahia.

4 Um “HÓSPICE” – Centro de Terapia da Dor e Medicina Paliativa, cuidados paliativos – maximizando a qualidade de vida dos pacientes fora de possibilidade de cura, usando através de equipe interdisciplinar, técnicas que aumentam o conforto do paciente e seus familiares, entendendo o processo da morte não só como forma física, mas que envolve questões espirituais, filosóficas e sociais.

5 VEJA O QUE PODE SER FEITO!
O NASPEC já realizou desde a sua oficialização jurídica, em maio de 1996, até a presente data, mais de atendimentos. Somente em 2009, foram atendimentos. Acreditamos que o câncer não é uma causa perdida e que não poderá ser visto como uma sentença de morte.

6 Atendimento Social

7 Atendimento Médico

8 Atendimento de Enfermagem 24 h

9 ATENDIMENTO CONJUNTO DE PSICOLOGIA E ENFERMAGEM

10 Atendimento de fisioterapia

11 PSICOLOGIA E ALEGRIA

12 Trabalho em Grupo

13 Comemorações

14 PASSEIOS FAZEM PARTE DA V I D A CONHECER O MAR, O SONHO DE MUITOS

15 FAÇA VOCÊ TAMBÉM! REALIZAMOS PALESTRAS SOBRE OS CUIDADOS
COM A SAÚDE DA MAMA DURANTE TODO O ANO AONDE SOMOS CONVOCADOS OU CONSEGUIMOS PARCERIA

16 OUTUBRO ROSA

17 INVESTIR SEMPRE NA CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS

18 O NASPEC NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
COMBATER O CÂNCER TORNA ESTAS PESSOAS INCANSÁVEIS!!!

19 O NASPEC NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
O poder no enfrentamento e combate ao câncer se dá através do conhecimento que as pessoas possam ter sobre o seu corpo (auto-cuidado), a quem procurar e aonde, assim sendo, seja um combatente e marque seu encontro com nossa equipe e tenha as oportunidades que desejamos a todos.  AGENDE UM CONTATO CONOSCO 

20 REFEITÓRIO

21 NOSSO BAZAR

22 SOCIAL X CUIDADOS PALIATIVOS
SERVIÇO SOCIAL X CUIDADOS PALIATIVOS

23 Cuidados paliativos- “é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio de prevenção e do alivio do sofrimento levando em consideração todas as dimensões do ser humano.(OMS, 2002)

24 Cuidar paliativamente requer um trabalho interdisciplinar que prima pela contemplação dos saberes, partilha de responsabilidades, tarefas e cuidados adequados, no entendimento do homem como um ser integral.

25 A intervenção do Serviço Social em cuidados paliativos orienta-se pela atuação junto a pacientes, familiares, cuidadores, rede de suporte social, instituição na qual o serviço está organizado, assim como atuação junto à equipe interdisciplinar.

26 O atendimento social tem por finalidade prestar assistência aos pacientes e cuidadores, visando a resolução de problemas de ordem social que posam interferir no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes.

27 Ações do Serviço Social no Naspec
Anamnese Social para o conhecimento do perfil socioeconômico e familiar e estabelecimento de vínculos pacientes e cuidadores;

28 Orientar quanto às questões trabalhistas e previdenciárias, numa perspectiva de direitos, a exemplo: Auxílio doença, BPC,TFD...;

29 Orientar e encaminhar para recursos da comunidade conforme as necessidades dos usuários;

30 Elaborar e executar projetos sociais;

31 Documentar as atividades e preparar material técnico pertinente ao Serviço Social;

32 Acompanhamento de caso;

33 Orientar quanto o papel do cuidador;

34 Orientar quanto às normas e rotinas do Naspec;

35 Realizar trabalho integrado com os outros membros da equipe de saúde: Estudo de Caso, Outubro Rosa.

36 A importância do trabalho da EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:
Trabalhar em equipe é a maneira mais satisfatória que qualquer profissional pode encontrar para desempenhar suas funções. Este encontro de idéias e esforços conjunto de se atingir o objetivo do Naspec, garante resultados mais ricos, e, portanto, uma maior satisfação com o próprio trabalho.

37 Estudo de caso

38 Estudo de caso AMS Perfil sócio econômico e familiar:
1º Atendimento- 28/10/2008 Identificação – AMS apelido - Mona Data de Nascimento – 10/09/1982 Idade – 26 anos Estado Civil – casada, separada de corpos Religião - Evangélica, Escolaridade – Ensino Fundamental 1 – incompleto, Profissão – domestica,nunca trabalhou com carteira assinada nem contribuiu com a Previdência Social, Possuia todos os documentos pessoais.

39 Estudo de caso AMS Morava em casa própria no Município de Jussara com o genitor e quatro irmãos, todos maiores de idade e do sexo masculino, os quais exerciam atividades informais. Sua mãe tinha falecido há dois anos( em decorrência de um câncer). Viveu dois anos em São Paulo com o marido, com “quem casou de papel passado”. Informou que entregou os documentos na Secretaria da Ação Social para da entrada no BPC – Beneficio de Prestação Continuada, porém não tinha informações de como estava a situação;

40 Estudo de caso AMS Esteve acompanhada na maior parte do tempo pelo seu genitor, com escolaridade do ensino fundamental incompleto( foi colega de Escola do presidente Lula),bem dinâmico e esclarecido, muito presente no exercício do papel do cuidador. O genitor, responsável pelo sustento familiar, era pensionista e recebia 1¹/² S.M, única renda formal, trabalhava como agricultor, na cultura de subsistência.

41 Estudo de caso AMS Intervenções do Serviço Social: Anaminese Social;
Orientações diversas: quanto as questões trabalhistas e previdenciárias; quanto as normas e rotinas da unidade; quanto o papel do cuidador; quanto ao TFD – Tratamento Fora do Domicilio; Quanto ao encaminhamento ao Cepred para obtenção de orteses, o que não foi preciso pois dispunha no Naspec; Acompanhamento do caso; Aplicação de técnica de abordagem reflexiva e alivio de tensão; Trabalhos em grupo.

42 Estudo de caso AMS No acompanhamento de caso:
Entramos em contato com a assistente social do município para enviar a documentação da paciente; Verificamos que a documentação estava incompleta, faltavam declarações( que estava separada de corpos e do responsável); Mantivemos contato com a APS para reagendar o atendimento; Em 25/11 foi realizada a perícia na APS,e teve o BPC deferido. Pagamento disponível em 16/12 no Ag. Bradesco – Barros Reis, programamos transporte do Naspec.

43 Estudo de caso AMS Quando chegou do banco ela virou pra mim e disse “ nunca tive tanto dinheiro em minhas mãos, mas se você quiser eu lhe dou todo”

44 O exercício do Serviço Social no Naspec é uma gratificante oportunidade para conhecermos o valor e a riqueza da experiência humana, assim como da nossa profissão.

45 OBRIGADA Aldeci Andrade assistente social Cress – ª Região- Ba.

46 ENDEREÇO: Rua PADRE LUIZ FIGUEIRA, n
ENDEREÇO: Rua PADRE LUIZ FIGUEIRA, n.° 50, fim de linha do Engenho Velho de Brotas CEP: , Salvador – Bahia (71) / 0643 / Site: Blog: Twitter: Orkut: NASPEC Núcleo Assistencial


Carregar ppt "A intervenção do SERVIÇO SOCIAL em Cuidados Paliativos no Núcleo Assistencial da pessoas com Câncer – NASPEC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google