A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Célia S. Querido Picão 1 SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO Prever Campos Eliseos de Ribeirão Preto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Célia S. Querido Picão 1 SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO Prever Campos Eliseos de Ribeirão Preto."— Transcrição da apresentação:

1 Célia S. Querido Picão 1 SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO Prever Campos Eliseos de Ribeirão Preto

2 Célia S. Querido Picão 2 HISTORICO DO SERVIÇO SOCIAL FUNERARIO As mudanças ocorridas no mundo globalizado também preocupa o setor funerário que até início da década de 90 se manteve num único ritmo de trabalho.

3 Célia S. Querido Picão 3 COMO ERA O SETOR FUNERARIO ATE ESTA ÉPOCA Não se tinha muita preocupação com a qualificação dos serviços. Havia muito preconceito neste setor. Pouca ou insignificante tecnologia. Não tinha muita valorização Pouca informação Trabalho voltado apenas para a morte

4 Célia S. Querido Picão 4 MUDANÇAS IMPORTANTES NO SETOR Varias iniciativas foram aparecendo à procura de: Informação Tecnologia Capacitação Participação em eventos nacionais e internacionais Abertura para um mercado competitivo.

5 Célia S. Querido Picão 5 IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL Dentre as mudanças encontramos a –IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR FUNERÁRIO –Iniciativa da Empresa Funerária Coração de Jesus na cidade de Botucatu-SP e outras empresas do estado acompanharam.

6 Célia S. Querido Picão 6 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA FUNERÁRIA Dá-se junto: -Aos diretores -À comunidade -Aos clientes internos (funcionários) -Aos clientes externos (Associados)

7 Célia S. Querido Picão 7 COM A DIREÇÃO -Assessorar direção nas resolução das problemáticas que concernem tanto colaborador interno como usuários assistidos. -Manter a direção informada quanto ao andamento dos departamentos e outros setores através de relatórios e reuniões -Propor novos projetos de acordo com as necessidades. -Representar a empresa em encontros ou reuniões sociais quando necessário

8 Célia S. Querido Picão 8 COM A COMUNIDADE -Promover e participar de eventos e campanhas como(vacinas, medição de pressão arterial e glicemia, campanhas de brinquedos, roupas etc...) Exemplo: -Gincanas -Campanha Transforme sua saudade em solidariedade

9 Célia S. Querido Picão 9 COM O CLIENTE INTERNO -Acompanhar as necessidades do cliente interno e implantar benefícios. -Participar na seleção, admissão e demissão. -Providenciar treinamentos e cursos de motivação. -Atender às necessidades sociais e pessoais visando o bem estar e bom desempenho do funcionário.

10 Célia S. Querido Picão 10 COM O CLIENTE EXTERNO Em vida -Oferecer benefícios propondo parcerias com médicos, dentistas, laboratórios, clínicas de fisioterapias, fonoaudiólogas,psicólogos,etc... -Criação e monitoramento de grupos de gestantes, terceira idade,etc... -Atendimento com ambulância não emergencial para os associados. -Parceria com Banco de olhos para coleta e transplante de córneas.

11 Célia S. Querido Picão 11 CLIENTE EXTERNO - Empréstimo de equipamentos para convalescentes. - Promoção de eventos culturais e educativos (folhetos informativos, apoio e participação junto às campanhas municipais, atenção às datas comemorativas) - Desenvolvimento de campanhas preventivas (acuidade visual, exames laboratoriais, prevenção ao câncer bucal) - Parcerias com colônias de férias, areas de lazer,academias,etc... - Criação de farmácia para atendimento ao usuário com medicamentos a preço de fábrica.

12 Célia S. Querido Picão 12 CLIENTE EXTERNO PÓS MORTE: -Acolher as famílias por ocasião do falecimento do ente. -Analisar a situação da mesma quanto ao custo do funeral se não tiver MF -Visitar velório para assistir à família caso necessário. -Atender, orientar e dar suporte as famílias após o óbito orientando quanto ao requerimento de pensão, inventário, anulação de aposentadoria, DPVAT, seguro de vida, etc... -Promover reuniões mensais junto com profissionais de psicologia objetivando o processo de elaboração do luto.

13 Célia S. Querido Picão 13 GRESSOF Grupo de Estudo Serviço Social Funerário Participação das Assistentes Sociais Funerárias em reuniões trimestrais para trocas de experiências e estudos.

14 Célia S. Querido Picão 14 CONCLUSÃO O trabalho de uma Assistente Social dentro de uma empresa funerária consiste em aplicar conceitos relacionados à : Reflexão+Decisão+Ação+Revisão Temos que ser cautelosos na realidade na qual a empresa está inserida, devemos analisar cada região e aplicar a dinâmica própria para o perfil do usuário e sua cultura.É preciso administrar os recursos de acordo com o meio que se está atuando.

15 Célia S. Querido Picão 15 CONCLUSÃO A criatividade e a iniciativa também auxiliam muito. Mesmo usando da coerência, o assistente social necessita ser inusitado, diversificar, vencer seus próprios receios e inovar.

16 Célia S. Querido Picão 16 CONCLUSÃO Percebemos que o leque de atividades do Serviço Social no setor funerário é muito extenso e que a sua intervenção junto à empresa vem sendo cada vez mais valorizada e reconhecida pelos diretores funerários e a população como um todo.


Carregar ppt "Célia S. Querido Picão 1 SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO Prever Campos Eliseos de Ribeirão Preto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google