A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO
Prever Campos Eliseos de Ribeirão Preto Célia S. Querido Picão

2 HISTORICO DO SERVIÇO SOCIAL FUNERARIO
As mudanças ocorridas no mundo globalizado também preocupa o setor funerário que até início da década de 90 se manteve num único ritmo de trabalho. Célia S. Querido Picão

3 COMO ERA O SETOR FUNERARIO ATE ESTA ÉPOCA
Não se tinha muita preocupação com a qualificação dos serviços. Havia muito preconceito neste setor. Pouca ou insignificante tecnologia. Não tinha muita valorização Pouca informação Trabalho voltado apenas para a morte Célia S. Querido Picão

4 MUDANÇAS IMPORTANTES NO SETOR
Varias iniciativas foram aparecendo à procura de: Informação Tecnologia Capacitação Participação em eventos nacionais e internacionais Abertura para um mercado competitivo. Célia S. Querido Picão

5 IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Dentre as mudanças encontramos a IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR FUNERÁRIO Iniciativa da Empresa Funerária Coração de Jesus na cidade de Botucatu-SP e outras empresas do estado acompanharam. Célia S. Querido Picão

6 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA FUNERÁRIA
Dá-se junto: -Aos diretores -À comunidade -Aos clientes internos (funcionários) -Aos clientes externos (Associados) Célia S. Querido Picão

7 COM A DIREÇÃO -Assessorar direção nas resolução das problemáticas que concernem tanto colaborador interno como usuários assistidos. -Manter a direção informada quanto ao andamento dos departamentos e outros setores através de relatórios e reuniões -Propor novos projetos de acordo com as necessidades. -Representar a empresa em encontros ou reuniões sociais quando necessário Célia S. Querido Picão

8 COM A COMUNIDADE -Promover e participar de eventos e campanhas como(vacinas, medição de pressão arterial e glicemia, campanhas de brinquedos, roupas etc...) Exemplo: -Gincanas -Campanha “Transforme sua saudade em solidariedade” Célia S. Querido Picão

9 COM O CLIENTE INTERNO -Acompanhar as necessidades do cliente interno e implantar benefícios. -Participar na seleção, admissão e demissão. -Providenciar treinamentos e cursos de motivação. -Atender às necessidades sociais e pessoais visando o bem estar e bom desempenho do funcionário. Célia S. Querido Picão

10 COM O CLIENTE EXTERNO Em vida
-Oferecer benefícios propondo parcerias com médicos, dentistas, laboratórios, clínicas de fisioterapias, fonoaudiólogas,psicólogos,etc... -Criação e monitoramento de grupos de gestantes, terceira idade,etc... -Atendimento com ambulância não emergencial para os associados. -Parceria com Banco de olhos para coleta e transplante de córneas. Célia S. Querido Picão

11 CLIENTE EXTERNO - Empréstimo de equipamentos para convalescentes.
Promoção de eventos culturais e educativos (folhetos informativos, apoio e participação junto às campanhas municipais, atenção às datas comemorativas) Desenvolvimento de campanhas preventivas (acuidade visual, exames laboratoriais, prevenção ao câncer bucal) Parcerias com colônias de férias, areas de lazer,academias,etc... Criação de farmácia para atendimento ao usuário com medicamentos a preço de fábrica. Célia S. Querido Picão

12 CLIENTE EXTERNO PÓS MORTE:
-Acolher as famílias por ocasião do falecimento do ente. -Analisar a situação da mesma quanto ao custo do funeral se não tiver MF -Visitar velório para assistir à família caso necessário. -Atender, orientar e dar suporte as famílias após o óbito orientando quanto ao requerimento de pensão, inventário, anulação de aposentadoria, DPVAT, seguro de vida, etc... -Promover reuniões mensais junto com profissionais de psicologia objetivando o processo de elaboração do luto. Célia S. Querido Picão

13 GRESSOF Grupo de Estudo Serviço Social Funerário
Participação das Assistentes Sociais Funerárias em reuniões trimestrais para trocas de experiências e estudos. Célia S. Querido Picão

14 CONCLUSÃO O trabalho de uma Assistente Social dentro de uma empresa funerária consiste em aplicar conceitos relacionados à : Reflexão+Decisão+Ação+Revisão Temos que ser cautelosos na realidade na qual a empresa está inserida, devemos analisar cada região e aplicar a dinâmica própria para o perfil do usuário e sua cultura.É preciso administrar os recursos de acordo com o meio que se está atuando. Célia S. Querido Picão

15 CONCLUSÃO A criatividade e a iniciativa também auxiliam muito.
Mesmo usando da coerência, o assistente social necessita ser inusitado, diversificar, vencer seus próprios receios e inovar. Célia S. Querido Picão

16 CONCLUSÃO Percebemos que o leque de atividades do Serviço Social no setor funerário é muito extenso e que a sua intervenção junto à empresa vem sendo cada vez mais valorizada e reconhecida pelos diretores funerários e a população como um todo. Célia S. Querido Picão


Carregar ppt "SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google