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PERMANECERSUS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO

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Apresentação em tema: "PERMANECERSUS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO"— Transcrição da apresentação:

1 PERMANECERSUS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO
Superintendência de Recursos Humanos Diretoria da Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde PERMANECERSUS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO Novembro/ 2012 Tel: (71) / Fax: (71)

2 INTRODUÇÃO/OBJETIVO Programa que estabelece uma relação entre a formação, educação e serviço, promovendo ao estudante, preferencialmente cotista, cursando entre o 3º a 7º semestre dos cursos de: medicina, enfermagem, serviço social e psicologia, bacharelado interdisciplinar, fonodiologia estágio não obrigatório (16h de prática e 4h de Educação Permanente), visando implementar o acolhimento a usuários e acompanhantes nas unidades de emergência e maternidade sob gestão direta do Estado (Rede Própria), mediante escuta qualificada e acionamento da rede interna, garantindo a satisfação do usuário e a resolutividade das ações da assistência. Parcerias: SESAB/SUPERH: DGETS (HUMANIZA-SUS); DARH Universidades: UFBA, UNEB E UCSAL Hospitais: HGE; HGRS; HGESF; HGJBC; IPERBA; HGMF

3 ACOLHIMENTO Desenvolvimento de uma relação vincular entre estudantes e usuários/acompanhantes com o objetivo de responder as demandas apresentadas com co- responsabilidade através da escuta qualificada e ações de: orientação, encaminhamento para a rede interna, consolidação da rede interna, motivação a co- responsabilidade da equipe da unidade, empoderamento do usuário, alivio de tensão/suporte emocional, localização de paciente e educação em saúde, a fim de potencializar a resolutividade dos casos.

4 SELEÇÃO DOS ESTUDANTES
Primeira fase: A seleção tem sido realizada pelas Universidades (UFBA, UNEB e UCSAL). Que encaminha a relação para DGTES/EESP. Segunda fase: Realização da inscrição no Edital da EESP, realização prova, CAPACITAÇÃO SELETIVA: realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, através da SUPERH/DGETS, utilizando os seguintes critérios: escuta ativa, observação analítica , cooperação e pro-atividade.

5 METODOLOGIA Livro de ocorrência Diário de Campo Discussão de Caso
ACOLHIMENTO Passagem de plantão Ficha de coleta Relatórios mensais

6 RESULTADOS “Gostei muito da atuação interdisciplinar o que permite a troca valiosa de conhecimento e experiências, além de ter achado uma experiência incrível atuar num local onde encontro uma diversidade enorme de situações, em que só enriquece ainda mais o meu processo de formação” (Depoimento De Estudante)

7 RESULTADOS “Momentos de aflição, de alivio de tensão, escuta qualificada e os abundantes acolhimentos fizeram e farão para sempre a diferença no meu ser e fazer profissional que está apenas em construção” (Depoimento De Estudante)

8 RESULTADOS “O programa proporciona que o estudante esteja fora de sua área de atuação como profissional no futuro, mas trabalhe com o acolhimento, entenda como o sistema de saúde funciona, como o hospital funciona, o que proporciona ao futuro profissional entender quais são os problemas, as dificuldades, de que maneira pode ajudar melhor as pessoas que procuram o serviço, e fundamentalmente ajuda os estudantes entender quais são as verdadeiras necessidades de saúde da população” (Depoimento Do Trabalhador)

9 RESULTADOS “A gente chega desesperado, sem ter em quem se apoiar e quem procurar e quando encontra uma pessoa que quando chama e atende a gente, a gente já se sente que está com tudo” (Depoimento Do Usuário)

10 PERMANECERSUS EM AÇÃO... Acolhimento

11 PERMANECERSUS EM AÇÃO... Escuta Qualificada Discussão de casos ...

12 DIRETORIA DE Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
EQUIPE DIRETORIA DE Gestão do Trabalho e Educação na Saúde


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