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FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM UTILIZAÇÃO DE PADRÕES DE PROJETO EM UMA APLICAÇÃO WEB: ÊNFASE NO PADRÃO MODEL VIEW CONTROLLER,

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Apresentação em tema: "FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM UTILIZAÇÃO DE PADRÕES DE PROJETO EM UMA APLICAÇÃO WEB: ÊNFASE NO PADRÃO MODEL VIEW CONTROLLER,"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM UTILIZAÇÃO DE PADRÕES DE PROJETO EM UMA APLICAÇÃO WEB: ÊNFASE NO PADRÃO MODEL VIEW CONTROLLER, IMPLEMENTADO COM O FRAMEWORK STRUTS LEANDRO RODRIGUES SILVA TEÓFILO OTONI 2010

2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA É viável o desenvolvimento de um sistema para gerenciamento de veículos para a CLTO utilizando o padrão de projeto Model View Controller?

3 HIPÓTESES H0: É viável, pois a aplicação que gerencia os veículos atualmente é de difícil utilização, e o novo sistema terá uma interface mais amigável, e uma arquitetura mais limpa e de fácil manutenção, agilizando o trabalho. H1: É inviável, pois os padrões de projeto irão deixar o processo de desenvolvimento lento e sistema não será entregue no prazo. H2: É viável, pois desenvolver softwares com padrões de projeto, deixa seu sistema preparado, para futuras mudanças, então por mais que demore um pouco mais no desenvolvimento inicial, posteriormente, o ganho de tempo na manutenção será grande.

4 HIPÓTESES H3: É viável, pois com o MVC, e distribuição da aplicação em camadas, consegui-se um número maior de desenvolvedores trabalhando no projeto, onde cada um ficaria responsável pela sua camada na aplicação, dessa maneira o aumento de produtividade é significativo. H4: É inviável, pois a utilização de vários programadores em um projeto aumenta o overhead, ou seja o aumento de código extra.

5 OBJETIVO GERAL Desenvolver uma aplicação para gerenciar os veículos da CLTO utilizando padrões de projeto dando ênfase no padrão MVC (Model View Controller). Deixando a aplicação melhor estruturada e de fácil manutenção, para futuras alterações.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Melhorar o gerenciamento dos veículos da CLTO, construindo um software amigável e robusto, arquitetado com base na reutilização de experiências. Os padrões de projeto. Mostrar a utilização dos padrões de projetos, no desenvolvimento de softwares e como estes podem agilizar o projeto, principalmente no que diz respeito a manutenção. Pesquisar sobre maneiras de se criar uma aplicação web, com interatividade semelhante a um sistema Desktop.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Criar um projeto melhor organizado, facilitando modificações futuras na aplicação. Mostrar aos acadêmicos, as melhores maneiras de se desenvolver softwares, no que diz respeito a projeto orientado a objetos, deixando-os a par do que os espera no mercado de trabalho.

8 RELEVÂNCIA Possibilidade de desenvolver aplicações robustas. Facilitar a manutenção e futuras alterações. Melhor comunicação entre os membros da equipe. Não “reinventar a roda”, pois os padrões de projetos são soluções para problemas que alguém já teve e “sobreviveu”.

9 RELEVÂNCIA Importância acadêmica: Contribuir com uma pesquisa que irá dar suporte ao conhecimento sobre padrões mundiais utilizados para desenvolver softwares de qualidade.

10 REFERENCIAL TEÓRICO Sistemas de Informação Pensamento estratégico Linguagens de Programação máquina Assembly Linguagens de alto nível Scripting

11 REFERENCIAL TEÓRICO Aplicações : Científicas Comerciais

12 REFERENCIAL TEÓRICO Tecnologia JAVA Java 2 Enterprise Edition (J2EE)

13 REFERENCIAL TEÓRICO Padrões de Projetos Model View Controller (MVC)

14 REFERENCIAL TEÓRICO Framework Struts Implementação do MVC.

15 METODOLOGIA Quanto aos fins Descritiva Explicativa Intervencionista Quantos aos meios Bibliográfica Campo

16 CRONOGRAMA DESCRIÇÃODEZJANFEVMARABRMAIJUN Pesquisas e revisão bibliográficaXX Desenvolvimento da pesquisaXXX Análise e ajustes dos resultadosXX Conclusão da monografiaX Preparação para defesaX Apresentação e defesa da pesquisaX

17 BIBLIOGRAFIA MEIRELLES, Manuel. Sistemas de Informação. 2. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2001 (Coleção Sapientia). SEBESTA, Robert W. Conceitos de linguagens de programação. 5. Ed. São Paulo: Bookman®, 2002. REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de Software e Sistemas de Informação. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro. Brasport, 2005. GOETTEN, Vicente. Jakarta Struts.: In 2010. Infoblogs.com.br. Disponível em: Acesso em: novembro de 2010.

18 BIBLIOGRAFIA FREEMAN, Eric; FREEMAN, Elisabeth. Use a Cabeça! Padrões de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro. Alta Books, 2005. DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java como Programar. 8. ed. São Paulo. Prentice Hall – Br, 2010. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 4ª Edição, Editora Atlas, 2007.

19 FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM OBRIGADO! LEANDRO RODRIGUES SILVA TEÓFILO OTONI 2010


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