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GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO

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Apresentação em tema: "GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERITICO E RCC PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO LILIANE BONADIMAN BULIGON VIVER APRENDER TRANSFORMAR

2 COMPONENTES DO PROJETO DE PESQUISA
Professor Mestre Carlos Alberto Simões Pires Wayhs – Orientador Liliane Bonadiman Buligon - Autor Nathani Eduarda de Andrades Feldens – Co-autora Claudio Luiz Queiroz – Co-autor Rudinei Cleiton Czedrowski – Co-autor Guilherme Amaral de Moraes – Co-autor Gabriela de Almeida Bragato - Co-autora Instituição de Ensino : UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

3 INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
A pesquisa em desenvolvimento utiliza: metodologia Tradicional metodologia MCT Pesquisa faz parte do Projeto de Pesquisa Institucional “Estudo de Solo Argiloso Laterítico para uso em Pavimentos Econômicos”. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para Construção (DGP CNPQ). Pretende analisar a viabilidade do uso de misturas de solo laterítico argiloso e resíduo de construção civil (RCC – Classe A) em bases e sub-bases de pavimentos econômicos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

4 RCC VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Segundo resolução CONAMA 307, resíduos de Classe A, são: Resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: sobras de argamassa e de concreto, cacos de blocos ou tijolos de cerâmica ou concreto, de azulejos, de telhas cerâmicas ou de fibrocimento sem amianto, placas de concreto ou de rocha, granito ou mármore, solo natural, brita, areia. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

5 RCC VIVER APRENDER TRANSFORMAR

6 JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Malha rodoviária brasileira: pequena parcela das suas rodovias pavimentadas. Motivos: grande quantidade de pequenas propriedades rurais; escassez de recursos públicos; alto custo de implantação, operação e manutenção da pavimentação. Por outro viés: É necessário reaproveitar resíduos; - Maior volume de resíduos decorre de RCC . Pretende-se reaproveitar parte do RCC minimizando um problema ambiental e ao mesmo tempo apresentando uma opção econômica para pavimentação de rodovias. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

7 OBJETIVO GERAL Estudar as misturas de solo laterítico argiloso de Ijuí com RCC (considerado de classe A) para sua utilização em bases e sub-bases de pavimentos econômicos de acordo com a metodologias MCT VIVER APRENDER TRANSFORMAR

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estudar as misturas de solo laterítico com resíduos classe A da construção civil a partir da análise laboratorial; Realização de ensaios tradicionais de caracterização e compactação e os ensaios da metodologia MCT das misturas; Utilizar agregado miúdo reciclado, proveniente de resíduos de construção civil (RCC), de classe A, para usos em pavimentos econômicos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se pela semelhança de granulometria do RCC utilizado e a areia média utilizada em pesquisa de misturas ALA (Argila Laterítica e Areia) ter o mesmo bom comportamento para uso em pavimentos econômicos VIVER APRENDER TRANSFORMAR

10 Ao Laboratório de Engenharia Civil - UNIJUÍ
AGRADECIMENTOS Ao Laboratório de Engenharia Civil - UNIJUÍ Ao Engenheiro Jônatas Mattiazzi e a Central de Triagem de Resíduos da Construção Civil do Noroeste do RS, pelo fornecimento do material necessário para a realização dos ensaios. VIVER APRENDER TRANSFORMAR


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