A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA NOS AGRAVOS A SAÚDE DO ADULTO INDICADORES DE SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA NOS AGRAVOS A SAÚDE DO ADULTO INDICADORES DE SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim adrianah@unochapeco.edu.br EPIDEMIOLOGIA NOS AGRAVOS A SAÚDE DO ADULTO INDICADORES DE SAÚDE

2 INDICADORES DE SAÚDE........

3 São frequências relativas compostas por um numerador e um denominador que fornecem informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões relacionados às condições de vida da população e ao desempenho do sistema de saúde (MEDRONHO, 2005, PEREIRA, 1995).

4 Os indicadores são diferentes de índices, pois incluem apenas um aspecto, como a mortalidade. Já o índice expressa situações com múltiplas dimensões, incorporando numa única medida diferentes indicadores. Um índice muito comum na área da Sáude é o de Desenvolvimento Humano (IDH).

5 QUALIDADE INDICADOR validade (capacidade de medir o que se pretende); confiabilidade (reprodutibilidade), Mensurabilidade, relevância e custo-efetividade.

6 PARA SEREM UTILIZADOS, PRECISAM SER: organizados, atualizados, disponibilizados e comparados com outros indicadores.

7 PRINCIPAIS MODALIDADES DE INDICADORES DE SAÚDE Indicadores de morbidade Indicadores de mortalidade Indicadores relacionados à nutrição, crescimento e desenvolvimento

8 Indicadores demográficos Indicadores socioeconômicos e Indicadores relacionados à saúde ambiental Indicadores relacionados aos serviços de saúde

9 . Ação em Saúde parte do pressuposto de um impacto esperado em termos de melhoria das condições atuais Para medir esse impacto, são utilizados indicadores de saúde.

10 Por que devemos saber calcular e interpretar índices e indicadores de saúde usados em Epidemiologia ???? Conhecer os indicadores da saúde Saber calculá-los e interpretá-los Dá ao profissional enfermeiro uma visão sistêmica, mais global Ir além do atendimento clínico

11 IMPORTÂNCIA PARA A EPIDEMIOLOGIA ; É necessário que o profissional de saúde conheça o perfil epidemiológico da população, isto é, de que ela adoece, quais as principais queixas que a leva à Unidade de Saúde, de que ela morre, por quais motivos é internada, quais são os principais fatores determinantes das doenças na população, etc. Além disso, precisa saber qual é a sua composição etária, quantas crianças nascem e até quantos anos vivem em média.


Carregar ppt "Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA NOS AGRAVOS A SAÚDE DO ADULTO INDICADORES DE SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google