A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distrito 4480 Elias Mendes Rotaract Club SJRP – Jardins PROJETO 500.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distrito 4480 Elias Mendes Rotaract Club SJRP – Jardins PROJETO 500."— Transcrição da apresentação:

1

2 Distrito 4480 Elias Mendes Rotaract Club SJRP – Jardins eliasmends@hotmail.com PROJETO 500

3 Clubes Eficazes Ampliam ou mantêm o quadro social Executam projetos de prestação de serviços com êxito Apóiam a Fundação Rotária Capacitam líderes para servir além do âmbito de clube Plano de Liderança de Clube

4 Para que Rotary, Rotaract e Interact Clubs permaneçam viáveis e sustentáveis, devemos atrair e orientar constantemente novos sócios que estejam dispostos a adotar os mesmos elevados padrões de ética, companheirismo e prestação serviços que caracterizam a organização desde seu início. No que se refere aos Rotaract Clubs, sabemos que a estabilidade da permanência de seus sócios não é tão sólida quanto os Rotary Clubs em si, nem tampouco dinâmica e rotativa quanto os Interact Clubs. Suas peculiaridades devem ser respeitadas para que não pereçam na incerteza daqueles que se acomodam ou não dão a devida importância à renovação de seu quadro de sócios, cujo resultado é verem seus trabalhos interrompidos pela falta de seus membros que, como se sabe, não são perpétuos na instituição.

5 Objetivo: Crescimento e Desenvolvimento do Quadro Social dos Rotaract Clubs Estratégias:  Conhecer o problema  Melhoria do ambiente das reuniões  Combate à evasão  Envolvimento  Relação com o Rotary Club patrocinador  Imagem pública  Crescimento  Motivação F a z e r d i f e r e n t e

6 Para que o programa de Desenvolvimento do Quadro Social (DQS) possa obter êxito, recomendamos que ele seja implementado por ETAPAS pelo próprio clube, de acordo com seus costumes particulares. Lembre-se: O Clube é o principal responsável pelo recrutamento e orientação de seus sócios. A Comissão Distrital de Desenvolvimento do Quadro Social pode ser muito útil no cumprimento dessa importante tarefa.

7

8

9 Antes da busca pela solução de todo e qualquer problema, é necessário conhecê-lo, saber diagnosticá-lo. Muito se fala em Desenvolvimento do Quadro Social, no entanto, costuma-se discutir repetidamente os sintomas, mal se fala em causas e dificilmente remédios práticos são receitados. Buscar o mal e arrancá-lo pela raiz é a única forma de encontrar resultados eficazes. Para isso, é importante que o clube reflita sobre as seguintes questões... POR QUE ENTRAM SÓCIOS NO MEU CLUBE? POR QUE SAEM SÓCIOS DE MEU CLUBE? POR QUE NOVOS SÓCIOS NÃO ENTRAM ?

10 POR QUE ENTRAM SÓCIOS NO MEU CLUBE? Levando-se em consideração que todo negócio começa com uma necessidade, então devemos conhecer as necessidades que trouxeram nossos sócios. Pode ser uma ou várias, mas quais? 01. Vontade de ajudar? 02. Não está fazendo nada... 03. Sentir-se útil? 04. Fazer amizades? 05. Convite / Insistência de amigos? 06. Ampliar seu círculo de relacionamentos? 07. Trabalhar em projetos em prol da comunidade? 08. Aparecer?

11 POR QUE SAEM SÓCIOS DO MEU CLUBE? Possíveis Motivos 1.Orientação inadequada dos novos sócios. 2.Ausência de participação ou envolvimento. 3.Não cumprimento das responsabilidades do padrinho. 4.Atenção insuficiente aos associados. 5.Falta de amizade ou companheirismo. 6.Panelinhas. 7.Reuniões enfadonhas. 8.Hora ou local errado das reuniões. 9.Indicação inadequada às comissões e uso impróprio de talentos. 10.Falta de reconhecimento apropriado. 11.Ausência de motivação, entusiasmo ou dedicação. 12.Ausência de projetos significativos no clube.

12 POR QUE NOVOS SÓCIOS NÃO ENTRAM?

13 É comum em nossas casas, ao recebermos visitas, colocar o lixo pra debaixo do tapete e a bagunça tudo dentro do armário, certo? Isso não pode ocorrer em nossas reuniões. A faxina deve ser constantemente realizada. - O ambiente de nossas reuniões deve ser adequado e voltado ao bem estar de nossos sócios. Deve ser bem sinalizado, limpo, iluminado, confortável, refrigerado, atrativo e aconchegante. O lanche deve ser bem servido e as mesas e cadeiras bem dispostas de forma a ouvir e enxergar com facilidade a tudo e a todos - A Comissão de Administração de Clube deve estar atenta a esses detalhes. - Elabore um painel informativo sobre os projetos do clube. Lembre-se que o local das reuniões é o nosso principal cartão de visita.

14 -Atividades sociais fortalecem o companheirismo e são ótimas oportunidades para a integração dos sócios e familiares. - Eventos sociais bem organizados e abertos à comunidade atraem novos sócios. - A Pauta da Reunião deve ser equilibrada entre informação, aprendizado e interação; - As mensalidades devem estar de acordo com a realidade orçamentária do clube, não podendo exceder ou ficar aquém dela. - Os atrasos devem ser evitados. Estipule um prazo para o Happy Hour e para a assinatura da lista de presença; - Espaço para observações e para o brainstorming (tempestade de idéias); - Enalteça as razões para se pertencer a família Rotária; - Deve-se ter pelo menos um projeto em andamento.

15 O clube deve ter consciência de que não é um grupo e sim uma equipe. Mais do que nunca, os clubes sentem a necessidade de encontrar novas formas de funcionamento, visando a melhoria da qualidade, produtividade e satisfação. O desempenho de uma organização está intimamente relacionado às formas de interação daqueles que a compõem. Aquela história de que apenas meia dúzias de sócios carregam o grupo nas costas deve cair por terra. Cada membro deve chamar para si a responsabilidade de melhorar seu clube. Quantas idéias de projetos já apresentei ao clube? Quantas indicações de novos sócios já fiz? Quantas vezes me ofereci para realizar determinada tarefa? Qual meu nível de conhecimento a respeito de cada sócio de meu clube?

16 Não há como existir um bom Rotaract Club se este não tiver um bom relacionamento com seu Rotary Club Patrocinador. Rotaract é um dos maiores programas do RI e foi criado para integrar a família rotária, capacitar e desenvolver seus sócios para que possam efetivamente tornarem-se parceiros no servir. No entanto, essa parceria em muitos locais tem dado lugar a uma onda de conflitos. O exemplo vem de casa. Não estamos aqui para competir entre nós, e sim para somarmos nossas forças em benefício de nossos próximos. Cumplicidade é o caminho para obtermos reais resultados. Conflitos sempre existiram: Os desejáveis (no campo das idéias) e os Não desejáveis (no campo da personalidade). Cabe a nós, sabermos lidar com eles de forma adulta e coerente.

17 Algumas Recomendações Assiduidade Trabalho em equipe (Integração, Reciprocidade e Confiança) Respeito à individualidade Saber ouvir é importante, saber escutar é fundamental Humildade Autocontrole Respeito à hierarquia Comunicação franca, porém cordial Planejamento Aconselhamento Envolvimento em projetos e campanhas Foco nos interesses Criar alternativas para ganhos mútuos.

18 Fazer – se conhecido e ter uma boa rede de contatos. Eis o segredo. Devemos trabalhar incansavelmente nossa Imagem pública, seja divulgando nossos boletins e projetos via internet, divulgar nossas ações através de “releases” (resumos escritos) à mídia, seja utilizando nossa rede de contatos para divulgar aos quatro cantos nossa missão. Devemos contar em nossos clubes com lideranças neste ramo que, utilizando os meios de comunicação, informem ao público sobre as atividades do clube e como a comunidade será beneficiada. Invista nessas indicações: convide sócios do ramo jornalístico, homenageie os profissionais dessa área, traga-os para perto do clube. Só gostamos daquilo que conhecemos, então façamos com que nosso clube seja conhecido por todos. Isso facilita não só na angariação de novas lideranças, mas nas oportunidades de prestação de serviços.

19 É chegada a hora de revigorar, conhecer novas caras, novas forças que darão sustentabilidade aos nossos ideais. Cada clube possui seu próprio critério de admissão de novos sócios. O que sugerimos é que revejam esses critérios, sua metodologia e seus resultados. O processo de crescimento requer dois importantes itens: Recrutamento e Orientação.

20 RECRUTAMENTO O Rotaract Club, ao adentrar nessa fase de Recrutamento de Novos Sócios, depara-se com concorrentes fortes tais como: Baladas, Festas e Barzinhos. É necessário saber driblá-los para conseguir êxito nos resultados. Esta etapa envolve quatro áreas: Indicação, Convite, Informação, Admissão.

21 1 – Indicação: Ao contrário do que muitos pensam, o melhor momento para fazer novas indicações é quando o clube está passando por uma boa fase, vivenciando bons projetos e o rol de amizade dentre os sócios está em alta. 1)Relacionar lideranças da comunidade que poderão ser convidadas a ingressarem no clube – atenção para as classificações. A indicação de nomes pode ser aberta ou anônima, ou seja, ninguém saberá quem indicou quem. 2)Aplicar na relação de nomes indicados os critérios de seleção do clube. 3)Devem ser selecionados pelo menos 10 nomes de sócios em potencial (candidatos).

22 2 – Convite: Aprovado, o clube deverá fazer um convite formal [correspondência em anexo], evidenciando a representatividade do sócio potencial, convidando-o para uma, duas ou três reuniões especiais do clube. Recomenda-se que este convite venha anexado a um pequeno informe/publicação do clube e que seja feito de forma pessoal por uma pequena Comissão. Os membros dessa Comissão devem ir bem preparados, identificando antecipadamente (combinar quem fala o quê) os interesses e aptidões do sócio potencial para realçar áreas que despertem sua atenção.

23 3 – Informação: Durante a visita, os candidatos devem familiarizarem-se com os aspectos que fazem da família rotária uma organização ímpar. A reunião deve ser cuidadosamente preparada e um palestrante (de preferência de outro clube) deverá apresentar programas do RI, do Rotary Club Patrocinador, dos Rotaract Clubs, bem como um perfil do clube e os esforços na área de prestação de serviços. Recomenda-se que os clubes aproveitem-se do maior número de recursos possíveis, inclusive documentação escrita, CD- Roms, panfletos, bate-papos, serviços online, internet e e-mails para manter seus sócios informados e motivados. É importante salientar que todo o clube deve estar envolvido na renovação de seu quadro social. Membros das Comissões de Imagem Pública e Administração de Clube, Diretores de Protocolo, entre outros devem estar atentos e, quando comparecerem pessoas diferentes das habituais, devem aproximar-se delas, apresentarem- se, desejar boas vindas e oferecer um informativo sobre Rotaract.

24 4 - Admissão: A cerimônia de admissão deve ser realizada de maneira digna e significativa. Deve haver a valorização deste momento que, de certa forma, é marcante para o novo sócio, para seus familiares e para o clube. Por meio da Declaração de Posse [em anexo] enfatizam-se os benefícios e responsabilidades de se tornar um rotaractiano. Além de presentear o novo sócio com um distintivo de lapela, será de bom tom oferecer-lhe um Kit rotário. (Fotocópia de Estatuto, Regimento Interno, Carteirinha, Manual e até mesmo um Certificado [em anexo]) Recomenda-se também dar posse a novos sócios em “blocos”, pois nos primeiros dias na família rotária, o novo companheiro terá dúvidas banais, se sentirá perdido e, no caso de se sentir sozinho e isolado, terá dificuldades de se enturmar.

25 PROVÁVEIS PERGUNTAS DE UM CANDIDATO ANTES DE SE DECIDIR SE INGRESSARÁ OU NÃO NO CLUBE  O que é?  Quem são?  O que fazem?  O que eu vou ganhar?  Quanto vai me custar?  O que esperam de mim?  Será que terei tempo para isso?  Existem outros iguais a mim na organização?  De que maneira poderei contribuir?

26 ORIENTAÇÃO Antes da data de admissão, além do padrinho, um mentor deverá ser designado para o novo sócio, para que possa supervisionar o processo de integração, acompanhando sua vida rotária, instruindo e motivando a permanência deste sócio no clube. Cada novo sócio deve receber de seus mentores informações das inúmeras oportunidades de adquirir conhecimentos sobre o Rotary/Rotaract.

27 A subcomissão de Informação Rotária, deverá periodicamente apresentar informes sobre a família rotária, seus objetivos e como atuar de forma prática e objetiva a fim de alcançá-los. Essas sessões de orientação de novos sócios devem incluir várias oportunidades para reflexão e discussão sobre uma ampla variedade de temas da forma mais dinâmica e atrativa possível. Bate papos com sócios de outros clubes, preferencialmente de outras cidades, ajudam a disseminar novas visões sobre a entidade. Atividades extra clubes, tais como: ENCONTROS, ASSEMBLÉIAS, CONFERÊNCIAS E FÓRUNS revigoram o conhecimento e alargam nossa rede de contatos.

28 Chegamos a nossa última etapa. Esta que, por sinal, nunca se encerra, pois é contínua. A permanência de rotaractianos qualificados é tão importante para a vitalidade do clube quanto a admissão de novos sócios. Muitos clubes demonstram ser verdadeiros mestres no recrutamento de novos sócios, no entanto, se deparam com seu quadro social flutuante, uma vez que há também uma perda significativa de parte de seus associados. Isso ocorre porque muitos clubes depositam suas energias no recrutamento e pecam na orientação, acompanhamento e motivação de seus novos membros. Não é difícil encontrar situações em que o novo membro entra motivado, cheio de energia e disposição e se depara com membros frios, ausentes, desanimados que mal comparecem às reuniões, concordam com tudo e dificilmente aparecem nas atividades. Devemos ficar atentos a esses sintomas, pois, além de maléficos, são contagiosos.

29 Outra observação relevante é a dificuldade de reconhecimento e agradecimento, excesso de crítica, intriga e ciúmes. Sempre que possível, elogie um companheiro em público e, quando necessário, chame o companheiro no canto e seja franco, porém cordial com sua visão (evite críticas). Em toda e qualquer organização voluntária, deve-se trabalhar com 3 palavrinhas mágicas: NEGOCIAÇÃO / OBRIGADO / PARABÉNS

30 Técnicas de comunicação e oratória, gestão de pessoas, intercâmbios, desenvolvimento cultural, conhecimento urbanístico voltado ao meio ambiente, passeios, dinâmicas de grupo, aprendizado e conhecimento. Estamos colocando essas ferramentas à disposição de nossos sócios? Traga para as reuniões profissionais para cursos rápidos e dinâmicos. Faça uma ou outra reunião em local diferente do habitual. Visite entidades de cunho social, conheçam suas metas, suas atividades e suas necessidades. Envolva os Rotaractianos o máximo possível na vida social de sua comunidade. Semeie no coração desses jovens o desenvolvimento e crescimento, para que ele em comum acordo com sua consciência possa trazer frutos e mais frutos a todos que o rodeiam.

31 “O MAIOR Projeto de um Rotaract Club, É o próprio Rotaractiano”. INVISTA NELE IMPORTANTE

32 Ao Rotaract Club que mais crescer proporcionalmente durante esse ano Rotário. PREMIAÇÃO TROFÉU DQS

33 ESQUEMA DE CONTROLE E RETENÇÃO

34 Ria Slides Um homem, que regularmente prestava serviços em um determinado grupo, sem nenhum aviso deixou de participar de suas atividades. Era uma noite muito fria.. Após algumas semanas, o líder daquele grupo decidiu visitá-lo.

35 Ria Slides O líder encontrou o homem em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor..

36 Ria Slides Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando..

37 Ria Slides No silêncio sério que se formara, apenas contemplavam a dança das chamas em torno das achas de lenha, que ardiam..

38 Ria Slides Ao cabo de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente selecionou uma delas,. a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado.

39 Ria Slides Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel. O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez..

40 Ria Slides Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada. Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos..

41 Ria Slides O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo..

42 Ria Slides Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele..

43 Ria Slides Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse: - Obrigado. Por sua visita e pelo belíssimo sermão. Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse: - Obrigado. Por sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou voltando ao convívio do grupo. Deus te abençoe! Deus te abençoe! Estou voltando ao convívio do grupo. Deus te abençoe! Deus te abençoe!.

44 Ria Slides Aos membros de um grupo, vale lembrar que eles fazem parte da chama e que longe do grupo eles perdem todo o brilho. Reflexão:Reflexão:.

45 Ria Slides Aos líderes vale lembrar que eles são responsáveis por manter acesa a chama de cada um e por promover a união entre todos os membros, para que o fogo seja realmente forte, eficaz e duradouro.

46


Carregar ppt "Distrito 4480 Elias Mendes Rotaract Club SJRP – Jardins PROJETO 500."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google