A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Conjuntural I /2º

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Conjuntural I /2º"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Conjuntural I - 2016/2º
Aula 5 – Moeda e Sistema Bancário Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa Christian J. Jacobsen S. Herrera Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Economia

2 Referências BCB, Diretoria de Política Econômica Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais, GERIN. Março 2015. BACHA, Carlos J. C., Macroeconomia aplicada a análise da economia brasileira. Ed. USP., 2004. Banco Central do Brasil (2015), Regime de Metas, DEPEC, março. Mankiw, N. Gregory., Introdução à Economia., 6ª Ed.,

3 Características da Moeda
A moeda, enquanto objeto, responde a uma necessidade social do trabalho decorrente da divisão social do trabalho. Características físicas: divisível, durável difícil de falsificar, manuseável e transportável. Características Econômicas: custo de estocagem e custo de transação negligenciáveis.

4 Funções da Moeda Podemos destacar 3 principais funções para a moeda, são estas: Meio de Troca: A moeda funciona como meio de pagamento, ou seja, como meio transacional de mercadorias e serviços. Unidade de Conta: Unidade de medida padrão para mensuração do valor de bens e serviços. Reserva de Valor: Pode ser utilizada para transferir poder de compra no presente para o futuro.

5 Classificação da Moeda
Representativa: Quando expressa quantidade de mercadorias ou de moeda metálica em depósito. É emitida sob a garantia de lastro metálico correspondente ao valor nela expresso, sendo conversível à vista, à vontade do portador e tendo curso legal.   Fiduciária: Quando contém simples promessa de pagamento, com a particularidade de ter lastro metálico inferior ao valor total das cédulas emitidas.  Sua aceitação depende da confiança inspirada pelo emitente. Papel Moeda: emitido pelo Estado e garantido pelo Patrimônio Nacional.  Além do curso legal (capacidade de liberar dívidas), tem curso forçado, sendo inconversível em metal.

6 Tipos de Moeda Moeda-mercadoria: assume a forma de uma mercadoria com valor intrínseco; Exemplos: moedas de ouro e cigarros em campos de prisioneiros de guerra. Moeda de curso forçado: moeda sem valor intrínseco, definida por decreto governamental. Exemplo: dólar norte-americano.

7 Oferta de Moeda Oferta de moeda ou estoque de moeda refere-se a quantidade de moeda disponível na economia. São considerados no total de oferta monetária: Moeda Corrente: moedas e notas em poder do público Depósitos à Vista: Saldos em conta corrente que os depositantes podem sacar à vista (mediante emissão de cheque).

8 Indicadores Monetários
Papel Moeda Emitido (PME) :Trata-se do total de dinheiro “autorizado”, isto é, produzido ou fabricado pelas Autoridades Monetárias; Papel Moeda em Circulação (PMC): Equivale ao total de papel-moeda emitido menos o dinheiro que se encontra no caixa do Banco Central; Papel Moeda em Poder do Público (PMPP): Deduzindo-se do PMC o dinheiro em caixa dos bancos comerciais, tem-se o total de dinheiro em poder do público, isto é, todos os indivíduos e empresas (exclusive, os bancos comerciais)

9 Meios de Pagamento Consideram-se Meios de Pagamento (M1) todos os haveres possuídos pelo público não-bancário e que podem ser utilizados a qualquer momento para a liquidação de qualquer dívida em moeda nacional. Ou, seja, são haveres que possuem liquidez absoluta e imediata. Meios de Pagamento Ampliados (M2,M3,M4): Composto por moeda legal e quase-moeda.

10 Base Monetária “Passivo monetário do Banco Central, também conhecido como emissão primária de moeda. Inclui o total de cédulas e moedas em circulação e os recursos da conta Reservas Bancárias. Reflete o resultado líquido de todas as operações ativas e passivas do Banco Central.”

11 Criação e Destruição de Moeda
Podemos resumir o processo de criação de moeda como sendo a troca, do público com o banco, de um haver não-monetário (Ex: uma nota promissória), por um haver monetário (Ex: depósito à vista). Na destruição monetária ocorre o oposto, ou seja, troca-se um haver monetário, por um não monetário.

12 Agregados Monetários M1 = PMPP + depósitos à vista
M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias M3 = M2 + quotas de renda fixa + operações compromissadas registradas no SELIC M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez.

13 Definições Importantes
Papel Moeda Emitido ou Meio Circulante (no Brasil esses conceitos são iguais porque o Banco Central não retém nenhum papel-moeda emitido); Encaixes ou Reservas Bancárias (compulsórias ou voluntárias); Base Monetária = PMPP + Encaixes (observe que no caso do Brasil o Banco Central define a Base Monetária de forma diferente)

14 Depósitos compulsórios
São valores recolhidos pelo Banco Central e/ou mantidos pelas instituições na forma de encaixes para fins de cumprimento das diversas normas prudenciais e de controle monetário estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)

15 Multiplicador Bancário
Quantidade de moeda gerada pelo sistema bancário por cada real em suas reservas. k=1/R Onde R é o total de reservas mantidas pelos bancos do total de depósitos.

16 Base Monetária (B) Contabilmente, a Base Monetária é dada pela soma dos valores constantes do chamado passivo monetário do BC, composto de: PMPP Caixa em moeda corrente dos bancos comerciais (R1) Depósitos voluntários dos bancos comerciais junto ao BC (R2) Recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais junto ao BACEN (R3)

17 Desta forma: B=PMPP+R1+R2+R3 Mas vimos que : PMC=PMPP+R1 Assim: B=PMC+R2+R3 Seja R o total de reservas ou encaixes dos bancos comerciais, isto é, R=R1+R2+R3, podemos reescrever B, como: B=PMPP+R

18 Como vimos: M1= PMPP+DVbc Seja o total dos meios de pagamento um múltiplo da Base Monetária (B), resultante do processo multiplicativo dos empréstimos bancários, deduz-se que o multiplicador (k) dos meios de pagamento é dado pela relação entre o total de M1 e a base monetária, de outra forma: k=M1/B Ou M1=B.k

19 Exigência de Capital Regulamento governamental que especifica uma quantidade mínima de capital bancário, cujo objetivo é garantir que os bancos sejam capazes de reembolsar seus depositantes e pagar as dívidas.

20 Crise Financeira 2008 Na crise financeira de , os bancos sofreram perdas em empréstimos hipotecários e títulos lastreados em hipotecas, devido à inadimplência generalizada. Muitos bancos se tornaram insolventes: Nos Estados Unidos, 27 bancos faliram durante e 166 em Muitos bancos tinham pouquíssimo capital, o que os obrigou a reduzir seus empréstimos, causando uma crise de crédito.

21 Instrumentos de Controle Monetário do BACEN
Com intuito de evitar crises creditícias, os BC’s dispõem instrumentos que regulam a oferta monetária. Open Market Compra e venda de títulos no mercado Taxa de Desconto Taxa de Juros cobrada pelo BC para empréstimo aos bancos Compulsório Percentual dos depósitos a vista retidos pelo Banco Central

22 Teoria Quantitativa da Moeda
A TQM, na versão clássica, enfatiza a função da moeda como meio de trocas. Assim, em qualquer período, o valor global das transações é igual ao número de transações (T), multiplicado pelo seu preço médio (P). Valor esse idêntico aos meios de Pagamento (M) multiplicado pelo nº de vezes que a moda trocou de mãos (V) no período. Daí resulta a conhecida “equação das trocas”: MV = PT Posteriormente, por razões práticas, o número de transações foi substituído pelo nível de renda (Y), uma vez que se dispõe de estatísticas sobre renda e não sobre a quantidade de transações. Neste caso supõe-se o nº de transações seja proporcional ao nível de renda, assim temos: MV = PY

23 Podemos reescrever a igualdade anterior de forma a expressar uma equação para determinação de preços: P = MV/Y

24 Sistema Financeiro Nacional: Constituição e Funções
Sistema Monetário: Entidades que criam moeda (meios de pagamento). Fazem parte deste sistema o BCB e os bancos comerciais, públicos e privados que recebem depósitos à vista. Sistema Não-Monetário: Abrange entidades de intermediação financeira e não-bancária (exclusive bancos comerciais). Fazem parte: a) Bancos de Desenvolvimento b) Bancos de Investimentos c) Sistema Financeiro de Habitação d) Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento (Financeiras)

25 Funções Típicas do BC Dentre as principais funções do Banco Central destacam-se: Banco emissor de papel-moeda Banqueiro dos bancos comerciais Banqueiro do Tesouro Nacional Depositário das reservas internacionais do país


Carregar ppt "Análise Conjuntural I /2º"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google