A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CMEI SUPERVISORA BOLSISTA: MARCIA LIMA BOLSISTA: LAÍS OLIVEIRA TARDIN Cores Portfólio

2 1. INTRODUÇÃO O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ( PIBID ) POSSIBILITA AOS ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. NO CURSO DE PEDAGOGIA DO UNIFESO O PROJETO DESENVOLVIDO TEM COMO METODOLOGIA O PROJETO DE TRABALHO E O BRINCAR. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ( CMEI ) NA TURMA DO PRÉ I - E, QUE É COMPOSTA POR 24 ALUNOS DE IDADE ENTRE QUATRO E CINCO ANOS, PELA PROFESSORA CLAUDIA E A PIBID LAÍS, COM A TEMÁTICA CORES UM MUNDO COLORIDO. 2. DESENVOLVIMENTO a: 2.1 Escolha do tema: o tema surgiu a partir da curiosidade sobre a descoloração de um pedaço de papel crepom vindo a dúvida de quantas cores existem. 2.2 Questão problematizadora : Quais as cores do mundo?

3 2.3 PESQUISA : FORAM PESQUISADAS AS CORES QUE JÁ CONHECÍAMOS E SUAS VARIAÇÕES EM CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS E A SUA FORMAÇÃO POR MISTURAS. 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Português: Linguagem oral e escrita espontânea, Grafismo a partir das suas próprias imagens e escrita do nome. Linguagem oral a partir dos debates. Matemática: Contagem numérica, agrupamento, estimativa, gráfico e quantidade. Ciências: Composição e mistura de cores. Artes: Cores e traços.

4 4. CONCLUSÃO O S ALUNOS PUDERAM CONCLUIR COM O PROJETO CORES, A IMPORTÂNCIA DAS MESMAS, AS SUAS VARIAÇÕES E COMO SÃO IMPORTANTES PARA A VIDA. O TRABALHO EM GRUPO FOI PARTE FUNDAMENTAL DURANTE PESQUISAS E ATIVIDADES. BIBLIOGRAFIA: HERNANDEZ, Fernandez. Transgressão e Mudança na Educação: Os projetos de trabalho. Ed. Artemed, Porto Alegre: 1998.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google