A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CMEI Supervisora: Ana Paula Fundão Bolsistas: Ana Paula Mota da Silva ANIMAIS MARINHOS Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO O tema surgiu na roda de conversa, ao relato de uma aluna sobre seu animal de estimação que é uma tartaruga. Abordamos o tema através de desenho e pesquisa sobre o assunto. 2.1 Escolha do tema: O tema escolhido foi tartaruga, porém devido a vasta curiosidade pelo animais marinhos decidimos abranger para outros animais que moram no mar, para que o trabalho não fosse restrito apenas a um animal. 2.2 Questão problematizadora Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Existe jacaré no mar? Para que serve o casco da tartaruga? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) na turma PRÉ-I C que é composta por 21 Alunos. FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Não. Jacaré mora Rio. Existe jacaré para rios e mar. O casco dela é para quando ela estiver com medo. Para proteger das coisas. 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões... FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem Oral e Escrita: Elaboração de um blocão dos animais que os alunos conhecem. Ênfase na palavra golfinho, destacando a letra ‘’G’’. Exposição dos nomes dos alunos para encontrar a letra ‘’G’’. Matemática: Número e Quantidade. Grandezas e Medidas. Natureza e Sociedade: Diferente espécies de seres vivos aquático. Meios de transportes. Artes visuais: Pintura com tinta utilizando a mão como.instrumente principal. Desenho Livre. FOTO DA ATIVIDADE

5 ... FOTO DA ATIVIDADE 4. CONCLUSÃO Ao longo do desenvolver do projeto, percebi que nossas práticas nas escolas vieram para contribuir com trabalho dos profissionais da área da educação. No campo de pesquisa podemos aprimorar nossas práticas com cada experiência vivenciada relacionando teoria e prática. O PIBID, acrescenta pontos satisfatórios para nossa formação, nos inserindo no cotidiano das escolas públicas parceiras do projeto onde temos a conveniência com a atuação dos docentes. Acredito que tenham ocorrido contribuições não apenas para minha formação enquanto bolsista, mas também para as escolas que são parceiras do programa, onde os projetos desenvolvidos contribuem para melhoria do espaço escolar e para a aprendizagem dos alunos. BIBLIOGRAFIA. HERNÁNDEZ, Fernando.; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. MONTEIRO, Andressa. Conheça os 10 animais marinhos do mundo. Disponível em: http://www.petmag.com.br/14912/conheca- 10-maiores-animais-marinhos-mundo/. Acesso em 11 de nov. de 2015http://www.petmag.com.br/14912/conheca- 10-maiores-animais-marinhos-mundo/


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google