A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva

2 Mudanças na Educação Superior
No processo de ensino: busca pelo desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; No incentivo à pesquisa: desenvolvimento do ensino com pesquisa; do ensino por projetos; introdução da informática.

3 A RELAÇÃO PEDAGÓGICA O Educador e o Educando

4 O EDUCADOR 1. Competente em determinada área do conhecimento;
2. Domínio na área pedagógica: planejar, mediar e avaliar a ação educativa; 3. Conhecimento do processo de ensino e de aprendizagem: teorias da aprendizagem;

5 3.1. No processo de aprendizagem o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
O que o aluno precisa aprender para se formar como um profissional cidadão? Como o aluno aprenderá melhor, fixará melhor?

6 Quais técnicas favorecerão a aprendizagem dos alunos?
Como será a avaliação de forma que o incentive a aprender?

7 4. A relação professor e aluno
4.1 Orientar e incentivar os alunos; 4.2 Mostrar o progresso dos alunos; 4.3 Incentivar a aprendizagem de uns com os outros;

8 4. A relação professor e aluno
4.4 Estimular o trabalho em equipe; 4.5 Que acredite na capacidade dos seus alunos.

9 O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Até a década de 1970: o bacharelado e o êxito na profissão eram os únicos critérios para lecionar nas faculdades e universidades no Brasil (MASETTO, 2008).

10 O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Princípio: “quem sabe, automaticamente, sabe ensinar”; Prática pedagógica baseada: Transmissão da informação; Pedagogia bancária (FREIRE, 1968).

11 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – 9394/96
Formação em nível de pós-graduação lato e stricto sensu; Um terço do quadro de professores tenham a titulação de mestre ou doutor.

12 SELEÇÃO DE PROFESSORES (MASSETO, 2008)
O conhecimento (titulação) em determinada área; A experiência profissional continuam a ser um dos pré-requisitos para a docência.

13 SELEÇÃO DE PROFESSORES (MASETTO, 2008)
A formação e a experiência profissional são importantes, mas não suficientes, pois na universidade o profissional exerce o ofício de professor, que requer o domínio de saberes necessários para ensinar.

14 OS SABERES PEDAGÓGICOS (PIMENTA, 2008; MASETTO, 2008)
São os saberes necessários para ensinar; Quais os saberes necessários para ensinar na Educação Superior? PLANEJAR MEDIAR AVALIAR

15 MÉTODO DE ENSINO “Método de ensino é um conjunto de processos de que o professor lança mão para perseguir a finalidade de ensinar” (ARAÚJO, 2000, p. 26).

16 TÉCNICAS DE ENSINO De acordo com Martins (2006) a técnica surge do método de ensino, é a sua operacionalização; “O método se concretiza nas diversas etapas ou passos que devem ser dados para solucionar um problema, e esses passos são as técnicas.” (LUKESI, 2003, p. 26)

17 O método expositivo, que é o meio pelo qual levamos ao educando os conhecimentos já elaborados, pode ser executado através de várias técnicas: exposição oral pelo professor, exposição escrita através de um texto, demonstração de como proceder à execução de uma experiência em laboratório, apresentação de um exemplo a ser imitado etc. (LUCKESI, 2003, p. 53).

18 AS TÉCNICAS DE ENSINO Podem ser usadas para: Transmitir conteúdos;
Problematizar, desafiar, criticar, julgar, pesquisar, correlacionar, diferenciar, conceituar, sintetizar, provocar reflexões, etc.; O professor tem a liberdade para criar, adaptar e reinventar novas técnicas para ensinar e aprender.

19 Escolha de uma Técnica de Ensino Espaço físico da sala de aula
Objetivos Caracterís ticas e o nº de alunos Assunto Escolha de uma Técnica de Ensino Espaço físico da sala de aula Tempo disponível

20 REFERÊNCIAS ARAÚJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma P. A. Técnicas de ensino: por que não?. 11 ed. São Paulo: Papirus, 2000. LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. 2. ed . São Paulo: Cortez, 2003. MASSETO, T. M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2008. PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 5 ed. São Paulo: Cortez.

21 ATIVIDADE Leitura do texto em grupo
2. Discussão do texto no grupo a partir das questões: O autor do texto me diz que... Eu digo ao autor do texto que...


Carregar ppt "GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google