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PublicouOctavio Leveck Bentes Alterado mais de 8 anos atrás
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Conseqüências revolucionárias do mecanicismo
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“Conseqüências revolucionárias do mecanicismo” O modo de pensar ‘substancialista’ cai definitivamente por terra: –O mundo de qualidades, de significados e fins, que a matemática não podia interpretar, é suplantado por um mundo ‘quantificado’ e, portanto, matematizável; –A natureza é opaca, silenciosa, inodora e incolor: É apenas a impetuosa sucessão da matéria, sem fim e sem motivo ; –Para o mundo greco-medieval todas as coisas tendem ao seu lugar natural, que lhes é atribuído no quadro de uma visão hierárquica, já agora as coisas não têm nenhuma direção finalisticamente definível.
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–Deus é criador e conservador do mundo, mas não tem nada a repartir com ele; –A construção do modelo mecânico de interpretação, com elementos teóricos simples, facilita a construção de instrumentos técnicos para realizar a passagem do conhecimento teórico para a transformação prática do mundo.
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Alma e corpo: No homem se encontram as duas substâncias claramente distintas entre si: Res cogitans Res extensa O homem é uma espécie de ‘ponto de encontro’ entre dois mundos. Alma É pensamento Alma Vida
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Res Cogitans Res extensa São heterogêneas Não deve ser concebida em relação com a vida: Alma É pensamento e não vida Separada do corpo não provoca a morte, a morte é determinada por fatores fisiológicos É inextensa e o corpo é extenso
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O fato de que nossos atos voluntários movem o corpo; Que as sensações, provenientes do mundo externo, se refletem sobre a alma, modificando-a. Porém, não se pode negar:
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Como explicar tais aporias: Deus criou uma estátua de terra com os mesmos órgãos e as mesmas funções; Na glândula pineal, situada no centro do cérebro, está a alma que, por estar em um lugar estratégico, pode movimentar os espíritos vitais e, por seu intermédio, o movimento do corpo. Mas como pode a alma inextensa exercer algo como uma impulsão sobre um corpo extensão?
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