A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Luciane De Rossi

2 Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida; – Importância das políticas públicas como produtoras de saúde; – Saúde como ausência de doença e Doença com uma etiologia única; – Anos 30: “era terapêutica” – unicausalidade, biologicismo, individualismo.

3 Breve Histórico Atualmente: – Organização Mundial de Saúde: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ocorrendo conjuntamente. – Saúde como estado positivo e multidimensional. – Inserção de outros profissionais na área da saúde. – Coexistência das abordagens: Biomédica; Comportamental; Sócio-Ambiental.

4 ABORDAGENSBIOMÉDICACOMPORTAMENTALSÓCIO-AMBIENTAL Conceito de Saúde Ausência de doenças e incapacidades Capacidades físico- funcionais; bem-estar físico e mental Estado positivo; bem- estar biopsicossocial e espiritual; realização de aspirações e atendimento de necessidades Determinantes de Saúde Condições biológicas e fisiológicas para doenças Biológicos, comportamentais, estilo de vida Biológicos, psicológicos, sócioeconômicos, educacionais, culturais, políticos, ambientais EstratégiasVacinas, análises clínicas individuais, terapias com drogas, cirurgias Mudança de cpto para adoção de estilo de vida mais saudável Ações políticas; promoção de espaços saudáveis; desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes, reorientação dos serviços de saúde

5 Psicologia e Saúde Vertente intra-individual: – Explicação da doença como organismo individual; – Franz Alexander: psicogênese da doença; – Helen Dunbar: relação entre determinadas personalidade e certas doenças.

6 Psicologia e Saúde Vertente psicossocial: – Enfatiza os aspectos psicossociais do adoecimento; – Busca nexos causais entre experiências de vida e o adoecer; – Estudos sobre eventos de vida e estresse.

7 Psicologia e Saúde Vertente construtivista: – Privilegia a perspectiva do paciente e não a do médico e do sistema de saúde; – Doença: fenômeno psicossocial, historicamente construído; indicador da ideologia vigente sobre o adoecer e os doentes em determinada sociedade.

8 Saúde Mental Em cada sociedade, época ou cultura são definidos tipos sociais mais ou menos ideais, mais ou menos sadios, mais ou menos normais. Quando o hospital passou da finalidade social para a terapêutica (século XVIII), Philippe Pinel iniciou uma transformação que deu origem à Psiquiatria: – Deveriam permanecer no hospital apenas os doentes, separados por tipo de enfermidade. – Nesta classificação, dedicou-se principalmente ao estudo e tratamento da alienação mental (loucura).

9 Hospitais Psiquiátricos Inicialmente: função de tutela, disciplina, vigilância e controle. Denúncias de maus-tratos, violência e violação dos direitos humanos. Após Segunda Guerra: Reforma Psiquiátrica: – Hospital psiquiátrico: de um lugar de degradação e produção de doença para local terapêutico. – Paciente precisa de tratamento, mas também de trabalho, lazer, cuidado, afeto: DESOSPITALIZAÇÃO.

10 SUS Arranjo organizacional do Estado brasileiro, que dá suporte à efetivação da política de saúde no Brasil e traduz em ações os princípios e diretrizes desta política. Objetivo: formular e implementar a política nacional de saúde.

11 Princípios do SUS Universalidade: direito à saúde a todos os cidadãos; acesso sem discriminação aos serviços de saúde oferecidos pelo sistema. Integralidade: ações integradas de promoção, prevenção, cura e reabilitação de indivíduos e comunidades. Equidade: discriminação positiva (mais serviços para populações com maiores riscos). Direito à informação: sobre saúde individual e riscos que afetam a saúde coletiva.

12 Diretrizes Organizativas Funcionamento racional: – Descentralização do comando, – Regionalização, – Hierarquização dos serviços (níveis de atenção primário, secundário e terciário de atenção à saúde), – Participação comunitária. – Integração de ações entre os subsistemas.

13 Estudar de forma científica a etiologia das doenças, enfocando aspectos psicológicos, comportamentais e sociais. Promover a saúde, estimulando a adoção de comportamentos saudáveis. Prevenir e tratar doenças. Promover políticas de saúde pública e aprimorar o sistema de saúde pública. Psicologia da Saúde – Objetivos

14 Desafio Como ajudar pessoas a adotarem e manterem estilos de vidas que promovam a vitalidade para toda a vida?

15 Tendências Aumento na expectativa de vida. Surgimento de transtornos relacionados ao estilo de vida. Questionamento do modelo biomédico. Aumento dos custos do atendimento em saúde.

16 Perspectivas Perspectiva do curso de vida. Perspectiva sóciocultural. Perspectiva de gênero. Perspectiva biopsicossocial.

17 Lições Processo saúde-doença não depende apenas de questões genéticas e biológicas. Saúde como responsabilidade própria. Estilo de vida insalubre: mais difícil mudar do que prevenir. A importância do manejo do estresse.


Carregar ppt "Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google