A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Botulismo Definição: Doença Neuroparalítica Severa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Botulismo Definição: Doença Neuroparalítica Severa"— Transcrição da apresentação:

1 Botulismo Definição: Doença Neuroparalítica Severa
Clostridium botulinum São reconhecidas 4 categorias da doença: botulismo de origem alimentar, botulismo da infância, botulismo de ferida, botulismo por inalação.

2 Botulismo Etiologia: Clostridium botulinum: bactéria gram-positiva, anaeróbica obrigatória, formadora de esporos. Largamente encontrada na natureza: solo, produtos agrícolas, ambientes marítimos. Toxinas antigênicas para o homem: A, B, E e F (raramente)

3 Botulismo Etiologia: Toxina Botulínica Tipo A: usada terapeuticamente para estrabismo, espasticidade, blefaroespasmo, distonias e uso estético. Bioterrorismo: dose letal na circulação sistêmica: 10¯9mg/kg.

4 Absorção Intestinal ou Ferida Infectada Circulação Sistêmica
Toxina Botulínica Absorção Intestinal ou Ferida Infectada Circulação Sistêmica Ligação a receptores específicos Bloqueia a liberação de acetilcolina Paralisia Flácida Simétrica Descendente

5 Botulismo Formas Clínicas: Botulismo de origem alimentar:
Forma mais comum no mundo Ingestão da toxina pré-formada através da alimentação Comida guardada em latas ou plásticos, frutos do mar não fervidos, carne e vegetais.

6 Botulismo Formas Clínicas: Botulismo de feridas: Pouco frequente
Feridas traumáticas (mais comum), feridas cirúrgicas e abuso de drogas ilícitas (menos comum) Achados clínicos iguais ao tipo alimentar, porém o período de incubação é de 4 a 14 dias e os sintomas gastro-intestinais são poucos.

7 Botulismo Formas Clínicas: Botulismo na Infância:
Forma mais frequente nos EUA. Crianças entre 1 a 9 meses Origem do C. botulinum: solo ou mel (menos frequente) Sintomas iniciais mais comuns: letargia, diminuição da sucção, constipação, fraqueza, choro fraco, diminuição da atividade espontânea e perda do controle da cabeça, extensa paralisia flácida. A taxa de casos fatais com ou sem a anti-toxina é de apenas 1%.

8 Botulismo Formas Clínicas: Botulismo por Inalação:
Categoria A: é um entre os seis agentes que podem causar altas debilidades para o uso como arma biológica. Contaminação dos alimentos ou liberação via aerosol. Estima-se que a liberação da toxina em um determinado ponto poderia incapacitar ou matar 10% dos indivíduos dentro de um raio de 0,5 km.

9 Botulismo Manifestações Clínicas: Período de Incubação: 18 a 36 horas
A musculatura bulbar é frequentemente afetada: diplopia, disfonia, disartria e disfagia. Envolvimento do sistema nervoso autonômico colinérgico: diminuição da salivação (boca seca e dor de garganta), retenção ilíaca e urinária.

10 Botulismo Manifestações Clínicas:
Avaliação neurológica: paresia bilateral do sexto par de nervos cranianos, ptose, pupilas dilatadas. Envolvimento descendente dos neurônios motores aos músculos periféricos, incluindo os músculos da respiração. As manifestações neurológicas são bilaterais, mas não necessariamente simétricas.

11 Botulismo Diagnóstico:
Diagnóstico diferencial: miastenia gravis, Sd de Guillain Barré, DEV (artéria basilar), Sd de Eaton-Lambert, hipocalcemia, hipermagnesemia, envenenamento, Sd psiquiátricas.

12 Botulismo Tratamento: Anti-toxina botulínica. Cuidados de suporte
Ventilação mecânica (se necessário) Lavagem gástrica para eliminação da toxina Vacina experimental Antibiótico (somente para B. de ferida) Criança (somente cuidados de suporte)

13 Botulismo Prognóstico:
A forma alimentar é a mais fatal (geralmente por falência respiratória) Os pacientes que sobrevivem geralmente tem uma recuperação completa.

14 Botulismo Prevenção: Destruição dos esporos na sua origem alimentar, inibição da germinação ou destruição da toxina pré-formada. Destruição dos esporos por calor ou irradiação: esporos A e B (120° C por 30 minutos sob pressão), esporos tipo E (80° C por 30 minutos.

15 Botulismo Prevenção: Inibição da germinação: redução do pH, refrigeração, congelamento, desidratação, substâncias com o sal, açúcar ou nitrato de sódio. Inativação da toxina pré-formada: aquecimento terminal por 20 minutos a 80° C ou 10 minutos a 90° C.


Carregar ppt "Botulismo Definição: Doença Neuroparalítica Severa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google