A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Livia Perasol Bedin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Livia Perasol Bedin"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Livia Perasol Bedin
ÉTICA Profa. Dra. Livia Perasol Bedin

2 Dimensão filosófica: O que é ética
Dimensão filosófica: O que é ética? Existem várias maneiras de pensar a ética? Dimensão histórica: Quando surgiu o conceito de ética? Qual a importância da ética para a humanidade? Dimensão social: Qual o papel da ética na sociedade brasileira, em minha comunidade, na escola? Como os meios de comunicação podem contribuir para a construção da ética no cidadão? Como a relação professor-aluno é expressada eticamente? Dimensão científica: Como a ética é concebida na ciência atual?

3 O QUE É ÉTICA ?

4 ÉTICA É DAQUELAS COISAS QUE TODO MUNDO SABE O QUE É, MAS QUE NÃO É FÁCIL DE EXPLICAR, QUANDO ALGUEM PERGUNTA. (VALLS, 1987) ÉTICA “ÉTICA É O ESTUDO DE JUÍZOS DE APRECIAÇÃO QUE SE REFEREM À CONDUTA HUMANA SUSCEPTIVEL DE QUALIFICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO BEM E DO MAL, SEJA RRELATIVAMENTE À DETERMINADA SOCIEDADE, SEJA DE MODO ABSOLUTO” ( Dicionário Aurélio)

5

6 ORIGENS ε θoς (êtos) = para designar “costume” η θoς (étos) = índole, no sentido de caráter e temperamento natural da pessoas Ética vem do grego “ethos”e tem seu correlato no latim “Morale”, com o mesmo significado: conduta ou relativo aos costumes

7 A ÉTICA NA ANTIGA GRÉCIA
Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus Discípulos.

8 “Conhece-te a ti mesmo”
Sócrates refletiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta. Duas formulações mais conhecidas: Sócrates “Só sei que nada sei.” “Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.” “Nada em excesso” “Conhece-te a ti mesmo”

9 Platão, discípulo de Sócrates,
Virtudes: Justiça ordena e harmoniza Prudência ou sabedoria põe ordem em nossos pensamentos Fortaleza ou valor faz com que o prazer se subordine ao dever Temperança serenidade, autodomínio Platão, discípulo de Sócrates, colocava a busca da felicidade (Sumo BEM) como o centro das preocupações éticas. O Homem só encontra a felicidade na prática das virtudes. O ideal buscado pelo homem virtuoso é a imitação de Deus: aderir ao divino.

10 Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão.
O homem tem seu ser no VIVER, no SENTIR e na RAZÃO. Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão. O maior bem? A vida virtuosa. A maior virtude: a inteligência. Aristóteles, Discípulo de Platão, Estudou as virtudes e os vícios, concluindo que existem vários bens em concreto para o homem. O homem, como um ser complexo, precisa de vários bens, tais como: Amizade, saúde, e até riqueza.

11 É T I C A N A I D A D E M É D I A ÉTICA E RELIGIÃO
Na Idade Média, o pensamento ético passou a ser ligado à religião, à interpretação da bíblia e à teologia. ÉTICA E RELIGIÃO A religião trás em si uma mensagem ética profunda de liberdade, de amor, de fraternidade universal. Estabeleceu muitas regras de conduta, trazendo, sem dúvida, um grande progresso moral à humanidade.

12 GRANDES PENSADORES MODERNOS:
Ludwig Feuerbach ( ): tentou traduzir a verdade da religião num estudo filosófico ao alcance de todos os homens instruídos. Teve muitos seguidores. É T I C A N A I D A D E M O D E R N A Na Idade Moderna ( ) encontramos duas tendências: A busca de uma ética racional pura – subjetividade humana; Tentativa de unir a ética religiosa às reflexões filosóficas.

13 GRANDES PENSADORES MODERNOS:
Karl Marx - desenvolveu uma nova visão do mundo e da história humana, que veio substituir a da religião: a moral revolucionária. A moral revolucionária foi muito influenciada pela tradição ética cristã. O marxismo é uma grande tradição de preocupações éticas, onde persistem elementos do cristianismo. “Os filósofos limitaram-se até agora a interpretar o mundo de diferentes modos; do que se trata é de o transformar .” (Karl Marx)

14 CONTEMPORANEAMENTE: Temos as idéias de Immanuel Kant, através da teoria da Concepção racionalista: É da natureza humana que extraímos as formas corretas da ação moral. Uma ação moralmente boa é aquela que pode ser universalizável. Ex.: a tortura. Sua teoria procura basear-se nas leis do pensamento e da vontade.

15 Mas, afinal, quais os critérios da moralidade?
Agir moralmente significa agir de acordo com a própria consciência. Quais, então, os ideais éticos? Para os gregos: a busca do bem supremo (Platão) e da felicidade, através de uma vida virtuosa (Aristóteles). Para os cristãos da idade média: o ideal ético é o da vida espiritual, de amor e fraternidade (Santo Agostinho). Idade moderna (iluminismo e renascimento): ideal seria viver de acordo com a própria liberdade pessoal. Critério da moralidade é ser racional, autônomo, autodeterminado, agir segundo a razão e a liberdade (Kant).

16 A LIBERDADE Falar de ética significa falar de liberdade. Liberdade para decidir entre o bem e o mal. Liberdade para decidir sobre o certo e o errado. Liberdade de conduta. Liberdade com responsabilidade A liberdade não pode ser apenas exterior, nem apenas interior. Ela se desenvolve na consciência e nas estruturas. A liberdade aumenta com a consciência que se tem dela. (Hegel, ) A ética se preocupa com a forma humana de resolver as contradições entre necessidade e possibilidade

17 Contradições A ética se preocupa com a forma humana de resolver as contradições entre: necessidade e possibilidade; tempo e eternidade; o indivíduo e o social; o econômico e o moral; o corporal e o psíquico; o natural e o cultural; a inteligência e a vontade. “Meu dilema não significa, em primeiro lugar, que se escolha entre o bem e o mal; ele designa a escolha pela qual se exclui ou se escolhe o bem e o mal” (Kierkegaard, , filósofo dinamarquês)

18 éTica Consciência Autonomia Coerência
Se fundamenta em três pré-requisitos: estado no qual o sujeito se conhece enquanto tal, e se distingue dos objetos que o rodeiam Consciência liberdade da vontade racional que só  obedece à lei por ela mesma legislada (Do grego autonomía) Autonomia coerente é ser autêntico, é ser sincero nas três reações: Pensar, Sentir e Agir Coerência

19 Ética A pessoa não nasce ética. Ø
Sua estruturação ética vai ocorrendo juntamente com seu desenvolvimento. A humanização (socialização) constrói a ética individual. Ética Individual Ø Desenvolvimento Socialização

20 Ética A ética exige percepção de conflitos da vida psíquica. Emoção X Razão

21 A ética não é estanque. Está sempre em evolução
Moral Ética Moral Ética Precisa ser imposta. É externa ao indivíduo. É apreendida. Expressa-se a partir do interior do indivíduo. A ética não é estanque. Está sempre em evolução

22 Ética e Moral Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática.

23 O que é bom é ilegal, é imoral, é pecado e engorda (musica do Roberto Carlos)
Conduta do dia a dia – conduta moral – a ética orienta suas condutas. Ética é algo que todos precisam ter Algumas pessoas dizem que tem Poucos levam a sério Ninguém cumpre a risca......

24 ÉTICA É A REFLEXÃO SOBRE A MORAL
As Normas do comportamento moral alteram-se por influência de fatores econômicos, sociais, tem limitações geográficas e temporais. O que não é moral hoje pode ser amanhã. Os Princípios da ética superam limitações de espaço e tempo, boa vontade, justiça, compaixão, liberdade, solidariedade, consciência, responsabilidade.

25 Afinal, o que vem a ser MORAL?
Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes; A moral se relaciona com o comportamento prático do homem; Moral é o bem que está inserido no homem desde a sua existência.

26 Ser Ético: Significa ter a capacidade de percepção dos conflitos entre o que o coração diz e o que a cabeça pensa. Pode-se percorrer o caminho entre a emoção e a razão, posicionando-se na parte desse percurso que se considere mais adequada.

27 Respeito ao outro, como ser humano, com dignidade.
Ética Alteridade A Ética tem em seu princípio fundamental: Respeito ao outro, como ser humano, com dignidade.

28 Conflito Atual x Paradigma Técnico Paradigma Ético
Na Modernidade, os benefícios dos avanços da ciência foram incontestáveis até a metade do século XX, com progressos que apontavam para a perspectiva de domínio da razão sobre a emoção. Prevalecendo: a objetividade a individualidade o poder científico a fragmentação do conhecimento

29 x Conflito Atual Paradigma Técnico Paradigma Ético
O ser humano conquistou a possibilidade de manipulação sobre a natureza e sobre si mesmo. *Projetos Espaciais  *Energia Nuclear *Identificação do DNA abrindo espaço para Projeto Genoma Humano *Medicina Preditiva   *Transplantes - Pioneiro Dr. Christian Barnard- África do Sul - (Coração)

30 Conflito Atual x Paradigma Técnico Paradigma Ético
Reflexão sobre a ciência e seus avanços frente aos acontecimentos da II Grande Guerra, principalmente pelas pesquisas em grupos vulneráveis e, atualmente, pelos progressos da tecnologia genética.

31 Enfim Ética é um conjunto de princípios e valores utilizados para responder a três perguntas da vida: Quero? Posso? Devo? Moral é a prática da resposta.

32 TESTE (REFLEXÃO) Você recebeu um troco maior do que deveria, e fica com ele. Você fica sabendo que alguém tem a prova que o professor irá dar, você vai e copia também. Você está no hospital pronto pra ir embora e lembra que ficou uma medicação pra traz, você checa e vai embora. Você bebeu demais em uma festa, além do limite legal e volta dirigindo pra casa. Você encontrou uma brecha pra sonegar impostos de renda e utilizou o artifício. Você precisa de envelopes e canetas em casa e pega da empresa que está trabalhando

33

34 Valores éticos Funcionam como uma bússola para o indivíduo, orientando-o conforme um juízo de valor pré adotado por ele mesmo. É respeito pelas diferenças, à ética adotada pelo próximo, ao respeito à dignidade humana e aos princípios culturais.

35 Ética, liberdade e respeito
Temos que estar atentos a não invadir a liberdade do próximo, pois o que pode ser certo pra você pode não ser para os outros

36 Ética profissional Conjunto de normas morais pelas quais o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. É a ética utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas.

37 Juramento Juramento, significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa, o que caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional.

38 Juramento de enfermagem
JURAMENTO OFICIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições. 

39 Princípios prestação de contas ao chefe hierárquico;
discrição no exercício da profissão; prestação de contas ao chefe hierárquico; observação das normas administrativas da empresa; tratamento cortês e respeitoso a superiores, colegas e subordinados hierárquicos; apoio a esforços para aperfeiçoamento da profissão. honestidade no trabalho; lealdade para com a empresa; formação de uma consciência profissional; execução do trabalho no mais alto nível de rendimento; respeito à dignidade da pessoa humana; segredo profissional;

40 Faltas contra a dignidade do Trabalho
delegar a outras pessoas a execução de trabalhos que em forma estritamente confidencial lhe tenha sido solicitada; fomentar a discórdia: usar tráfico de influências como meio para lograr ou favorecer a benevolência dos chefes; rechaçar a colaboração na execução de determinado trabalho, quando se fizer necessário; não prestar ajuda aos companheiros; ter conduta egoísta na transmissão de experiências e conhecimentos; fazer publicações indecorosas e inexatas utilizar informações e influências obtidas na posição para conseguir vantagens pessoais; fazer declaração que constitua perigo de divulgação; oferecer serviços ou prestá-los a preço menor para impedir que se encarregue dele outra pessoa; negar-se a prestar colaboração nas distintas dependências da entidade para quem trabalhe; prestar serviço de forma deficiente, demorar injustamente sua execução ou abandonar sem motivo algum o trabalho que foi solicitado;

41 ÉTICA PROFISSIONAL: PONTOS PARA REFLEXÃO
Atualização -conhecimentos técnicos da sua área profissional, e aspectos legais e normativos. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência. Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que é depositada em você.

42 Virtudes profissionais: qualidades pessoais
Honestidade: é a primeira virtude no campo profissional. É um princípio que não admite tolerância ou interpretações circunstanciais. Sigilo: respeito aos segredos das pessoas, deve ser desenvolvido na formação de futuros profissionais, Lealdade: Responsabilidade Iniciativa Competência: é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão fazer algo no interesse da organização significa demonstrar lealdade pela organização

43 Prudência: é indispensável nos casos de decisões sérias e graves, pois evita os julgamentos apressados e as lutas ou discussões inúteis Coragem: Ajuda-nos a não ter medo de defender a verdade e a justiça, Perseverança: superação de incompreensões, insucessos e fracassos, sem entregar-se a decepções ou mágoas. Compreensão: facilita a aproximação e o diálogo, tão importante no relacionamento profissional. Humildade: auto-análise que o profissional deve praticar para reconhecer suas limitações, buscando ajuda com outros. Imparcialidade: se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos, a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfrentar. Otimismo:

44 "A única ética possível estrutura-se na relação do sujeito com o outro, em que é importante ser preservado [...] só nessa relação do sujeito com o outro podemos construir os valores éticos acerca do bem e do mal. [...] Representa também a relação do indivíduo com as instituições [...] com a sociedade". (ARICÓ, 2001)

45 Devemos conhecer e aplicar nosso Código de Ética, mas também fazer brotar na categoria a (com) paixão e o compromisso com a área e com a sociedade à qual servimos.

46 BIBLIOGRAFIA ARICÓ, Carlos Roberto. Reflexões sobre a loucura. São Paulo: Ícone, JORGE, Claúdia. Breve Retorno às origens. Disponível em: Profissional/pagina1.html, acesso em 16/05/2010. MEDEIROS, João Bosco; Hernandes, Sonia. Manual da Secretária. 9 ed. São Paulo, Atlas, MOTTA, Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural Edições, VÁZQUEZ, Adolfo S. Ética 18ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.

47 Obrigada !


Carregar ppt "Profa. Dra. Livia Perasol Bedin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google