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Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre - 2009 Desenvolvimento e Qualidade.

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Apresentação em tema: "Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre - 2009 Desenvolvimento e Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre - 2009 Desenvolvimento e Qualidade

2 Processo de Software  Série de passos previsíveis para se chegar a um resultado de qualidade, dentro do prazo e do custo previsto.  Um processo de software é um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que guiam a produção de software.  Um processo eficaz deve considerar as relações entre as atividades, os artefatos, as ferramentas, os procedimentos necessários e a habilidade e treinamento do pessoal envolvido. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande2

3 Produto x Processo  Produto: Os resultados do processo. Exemplos:  o software, os manuais de usuário, a documentação, o treinamento.  Processo: As etapas/atividades de elaboração do produto. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande3

4 Processos de Softwares  Um processo pode ser decomposto em vários processos: Processo de desenvolvimento; Processo de garantia da qualidade; Processo de gerência de projetos. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande4

5  Elementos dos processos: Processo de Software Atividades  Pré-atividades  Sub-atividades  Artefatos  De Entrada (Insumos)  De Saída (Produtos) Recursos  Recursos Humanos  Ferramentas de Software  Hardware Procedimentos  Métodos  Técnicas  Roteiros Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande5

6 Atividades de Desenvolvimento  São as atividades diretamente relacionadas ao processo de desenvolvimento do software, ou seja, que contribuem diretamente para o desenvolvimento do produto de software a ser entregue ao cliente.  Exemplos: especificação e análise de requisitos, projeto e implementação. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande6

7 Atividades de Gerência de Projeto  São aquelas relacionadas ao planejamento e acompanhamento gerencial do projeto.  Exemplos: elaboração do plano do projeto, realização de estimativas, elaboração de cronogramas, análise dos riscos do projeto, definição da equipe, etc. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande7

8 Atividades de Garantia da Qualidade  São aquelas relacionadas com a garantia da qualidade do produto em desenvolvimento e do processo de software utilizado.  Exemplos: revisões e inspeções de produtos (intermediários ou finais), definição de procedimentos padronizados, obediência a boas práticas. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande8

9 Modelos de Ciclos de Vida  Os Modelos de Ciclo de Vida ou de Processo podem ser: Sequenciais:  Modelo em Cascata  Modelo em V Incrementais:  Modelo Incremental  Modelo RAD Evolutivos ou Evolucionários  Modelo Espiral  Prototipação Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande9

10 Escolha do Modelo de Processo  Características da aplicação: Domínio da aplicação; Tamanho; Complexidade.  Tecnologia: Paradigma de desenvolvimento; Linguagem de programação; Mecanismo de persistência.  Características da empresa;  Características da equipe (pessoas). Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande10

11 Etapas do Processo  O ciclo de vida de um software envolve, pelo menos, as seguintes fases: Planejamento; Análise e Especificação de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Entrega e Implantação; Operação; Manutenção. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande11

12 Planejamento  Definição do escopo;  Levantamento dos requisitos preliminares;  Estimativas de recursos (hardware, software, humanos), prazos, custos;  Elaboração de uma proposta de desenvolvimento  Plano de Projeto;  Em seguida: realizar o acompanhamento e revisar o plano pelo menos ao final das grandes etapas. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande12

13 Análise e Especificação de Requisitos  Refinamento do escopo;  Detalhamento dos requisitos;  Compreensão do domínio da aplicação;  Identificação dos usuários finais e das funcionalidades e comportamentos esperados;  Modelagem, análise e especificação (documentação) dos requisitos;  Descrever “o que” o software deve fazer. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande13

14 Projeto  Incorporação de requisitos tecnológicos;  Definição da plataforma de implementação;  Projeto da arquitetura do sistema: estrutura de alto nível da aplicação; identificação dos principais componentes e interfaces (internas, externas e com o usuário);  Projeto detalhado;  Refinamento dos detalhes até se chegar a um modelo completo para codificação. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande14

15 Implementação  Implantação do ambiente de desenvolvimento;  Codificação  tradução do projeto em uma forma passível de execução pela máquina;  Concretização do projeto em um produto de software. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande15

16 Testes  Testes de unidade ou unitários: Cada unidade de software implementada deve ser testada e os resultados documentados; Teste de métodos, procedimentos, funções, classes;  Testes de integração ou integrados: Os diversos componentes são integrados e testados;  Testes de sistema: O sistema como um todo é testado a partir de interações via interface gráfica com o usuário. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande16

17 Entrega e Implantação  O sistema é entregue e implantado no cliente;  Configuração do ambiente de produção;  Carga de dados;  Treinamento de usuários finais;  Testes de aceitação  validação do sistema;  Se o sistema estiver em conformidade com os requisitos estabelecidos, ele é aceito e ocorre a entrada em produção. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande17

18 Operação  O software é utilizado pelos usuários no ambiente de produção;  Testes mais refinados são realizados;  Erros podem ser identificados e reportados;  Melhorias podem ser solicitadas;  A equipe de desenvolvimento provê suporte ao cliente durante o período de operação assistida. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande18

19 Manutenção  Erros identificados após a entrega são corrigidos;  O sistema é adaptado para atender às necessidades dos clientes;  Novas funcionalidades são adicionadas;  Dependendo da solicitação de mudança, as várias etapas do ciclo devem ser re-executadas. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande19

20 Qualidade de Software  Diferentes perspectivas: Usuário: satisfaz as necessidades, é eficiente, confiável, fácil de usar; Desenvolvedor: organizado, bem documentado, fácil de manter (usabilidade, confiabilidade, eficiência, manutenibilidade, portabilidade, segurança, etc.); Cliente: agrega valor ao negócio, garante produtividade. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande20

21 Qualidade de Software  A qualidade do produto depende da qualidade do processo.  Como assegurar a qualidade? Testes; Inspeções e validações; Adoção de boas práticas, de padrões e de modelos de qualidade; Sistematização dos processos. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande21

22 Qualidade de Software  Normas e modelos de qualidade: NBR ISO 9000:2000; NBR ISO/IEC 12207; NBR ISO/IEC 15504; CMM; CMMI; MPS.BR. Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande22

23 Engenharia de Software ©2009 Ludimila Monjardim Casagrande23 Leitura Recomendada  Capítulos 1 e 2: FALBO, R. A. Notas de Aula: Engenharia de Software. Disponível em http://www.inf.ufes.br/~falbo, 2005. http://www.inf.ufes.br/~falbo


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