A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade
Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial (UFES) Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial (FUCAPE)

2 Qual a importância da Contabilidade na gestão das empresas?
Qual a linguagem da contabilidades? Qual e o cenário atual da contabilidade? Qual o papel do contador hoje? Quais os objetivos da Contabilidade? Qual o seu objeto de estudo? Quais as técnicas contábeis utilizadas? Quais são os usuários da informação contábil?

3 Origem da Contabilidade- Breve Histórico
Pré-história: utilizava-se de pedrinhas para contabilizar o rebanho. O pastor colocava uma pedrinha para identificar cada ovelha. Quando faltava alguma, ele voltava para procurar. De maneira empírica, então, o homem passou a registrar através de pinturas e marcas nas paredes e tetos da caverna, utilização de ossos e pedras para controlar o acúmulo de suas posses.

4 “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa?” Lucas (14:28-29) Logo, a partir do momento em que o homem tornou-se proprietário de alguma coisa, já utilizou um sistema de controle de seu patrimônio. Dia-a-dia: Quando planejamos comprar algumas coisa, fazer um curso... Precisamos calcular nossos gastos mensais, ou seja: ESTAMOS RECORRENDO À CONTABILIDADE!!! Necessidade de utilização de registros para identificar os bens, os direitos, as dívidas!!! A riqueza líquida!

5 Exercício 1 Luís da Silva, pessoa física, possui hoje um carro no valor de $7.000,00; uma poupança de $1.200; uma casa no valor de $22.000,00; e nenhuma dívida. George Washington, pessoa física, seu amigo, também hoje tem um carro no valor de $35.000; um apartamento no valor de $75.000; nenhum dinheiro na poupança, um cheque especial negativo no valor de $12.000; dívida de $ com o carro e outra dívida no valor do financiamento do imóvel no valor de $ Calcule a riqueza líquida que ambos possuem! Aponte os aspectos qualitativos e quantitativos!

6 “A Contabilidade trata de dinheiro”
“A Contabilidade trata de dinheiro”... Então, falar de Contabilidade é bom!!!!

7 O Cenário Contábil atual
A competitividade empresarial é um assunto comum nos dias atuais. De maneira geral, existe uma preocupação intensa por parte das empresas na permanência ou na inserção nesse mercado competitivo. Toda a empresa precisa de informações para o seu bom gerenciamento. Garantir a sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos, a empresa deve perseguir e alcançar níveis de qualidade, eficiência e produtividade, eliminando desperdícios e reduzindo custos. Para tanto, torna-se indispensável que a contabilidade disponibilize aos gestores uma série de informações precisas, tempestivas e atualizadas que possa apoiar eficazmente o processo decisório. (MARTINS, 2001).

8 Conceito, Contabilidade como Ciência.
Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas (RIBEIRO, 2005). A Contabilidade refere-se ao processo de representar uma realidade econômica e comunicá-la aos usuários da informação (SILVA e TRISTÃO, 2005). A Contabilidade é objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objetivo de contabilização (ILDÍCIBUS, MARTINS e GLEBCKE, 2003); (ILDÍCIBUS, 2010)

9 A contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio de apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo Patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários (CFC, RESOLUÇÃO 785, de 28/07/1995).

10 A Contabilidade é um processo
de comunicação!!!!!

11 COLETA DE DADOS ECONÔMICOS E CODIFICAÇÃO (REGISTRO)
A CONTABILIDADE é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Um sistema de informações destinado a prover os usuários para ajudá-lo a tomar decisão (MARION, 2011). COLETA DE DADOS ECONÔMICOS MENSURAÇÃO MONETÁRIA E CODIFICAÇÃO (REGISTRO) TRANSMISSÃO COMUNICAÇÃO (RELATÓRIOS) INTERPRETAÇÃO TOMADA DE DECISÃO

12 As informações geradas pela contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontram a Entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece (CFC, RESOLUÇÃO 785, de 28/07/1995). A informação contábil se expressa por diferentes meios como demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, listagens, notas explicativas, mapas, pareceres, laudos, diagnósticos, descrições críticas ou quaisquer outros utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação (CFC, RESOLUÇÃO 785, de 28/07/1995)

13 A Contabilidade na Linguagem dos Negócios
A Contabilidade é a linguagem dos negócios porque é a forma normalizada de tratar e apresentar a informação financeira das empresas. Permite por isso a comparabilidade do património e do desempenho entre empresas. A Contabilidade, sob a ótica gerencial passa a ter um papel fundamental pois, ajudam os administradores para que eles possam optar pela melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, obtendo assim informações mais detalhadas. Processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais (HORNGREN, SUDEM e STRATTON, 2004). Conceitos de lucro, capital, investimentos, custos, Retorno, patrimônio!!!!

14 Logo, o que torna a contabilidade importante nas organizações ?
Mensuração econômica das transações Relatórios estruturados Consistência nas informações Sistematização de avaliação das operações do sistema da empresa. Decisões ????

15 DECISÕES sobre PRODUÇÃO
DECISÕES sobre MARKETING DECISÕES sobre INVESTIMENTOS DECISÕES sobre FINANCIAMENTOS DECISÕES sobre CUSTOS

16 Razão Geral e Razão Auxiliar Relatórios de Desempenho
Esquema Contábil de Planejamento e Controle PLANEJAMENTO (DECISÃO) AÇÃO (EXECUÇÃO) AVALIAÇÃO (FEEDBACK) Orçamento Documentos -fontes Razão Geral e Razão Auxiliar Relatórios de Desempenho Registro e mensuração das ações Classificações das ações Relatórios de ações Fonte: VASCONCELOS, Antonely Maria Barbosa (2012).

17 Objeto da Contabilidade; Finalidade; Usuários da Informção Contábil e seus interesses.
OBJETO: PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES FINALIDADE: Controlar o patrimônio e suas variações. Finalidade de planejamento Finalidade de controle Finalidade de auxílio no processo decisório FUNÇÃO: Função Administrativa e Função Econômica Função Administrativa : controlar o Patrimônio nos aspectos qualitativos e quantitativos. Função Econômica: Apurar o resultado OBJETIVO: Permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, em um determinado momento (estático) e fazer análises para tendências futuras. Prover os usuários com o máximo de informações sobre o patrimônio e suas variações.

18 PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Relatórios internos (auditoria, planejamento e controle) e externos (obrigação societária)

19 Investidores/ acionistas/ futuros investidores: situação econômico- financeira da empresa, capacidade de geração de lucros. Fornecedores de bens e serviços de crédito: capacidade de pagamento da empresa pagadora. Bancos: capacidade de pagamento para aprovar empréstimos. Governo (fisco): arrecadação, dados estatísticos (dimensionamento da economia) Sindicatos: produtividade x reajuste salarial Outros interessados: concorrentes, clientes, funcionários, administradores.

20 Relatórios gerenciais
Relatórios internos: relatórios internos para uso no planejamento e controle das atividades de rotina; relatórios internos para serem usados no planejamento estratégico, ou seja, na tomada de decisões e na formulação de políticas globais e de planos de longos prazo.

21 Demonstrações Financeiras
Balanço Patrimonial (BP) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC) Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL) Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

22 Técnicas Contábeis: Escrituração Contábil: registra os fatos contábeis nos livros. Demonstrações Contábeis ou Financeiras: Elaboradas ao final do exercício social. Representam a situação patrimonial e financeira da empresa. Auditoria: Revisão dos registros contábeis, realizadas por auditores contábeis Análise das Demonstrações Contábeis: avalia a situação patrimonial, econômica e financeira dos elementos patrimoniais. Perícia: Mostra a veracidade dos fatos de forma imparcial e merecedora de fé, tornando-se meios de prova para o juiz de direito resolver as questões propostas

23 Demonstrações Financeiras
Metodologia Contábil Documentos Escrituração Balancete Demonstrações Financeiras AUDITORIA Análise de Balanços

24 Exercício Social Período de tempo correspondente ao conjunto de operações realizadas pela companhia e seus efeitos patrimoniais, em que, ao seu final, a entidade elaborará os relatórios contábeis. Poderá coincidir ou não com o ano civil. Tem duração de 01 (um) ano. Data do término fixada em estatuto. Podem ser elaborados demonstrativos mensais, trimestrais ou semestrais para atender a legislação fiscal ou aos acionistas.

25 Áreas ou ramos da Contabilidade; Campo de aplicação da contabilidade
Áreas ou ramos da Contabilidade: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade bancária, Contabilidade Pública, Contabilidade de Seguros, Contabilidade Agropecuária, Contabilidade Imobiliária, Análise das Demonstrações Contábeis, Auditoria (interna e externa e independente), Perícia Contábil, Controladoria. Campo de aplicação da Contabilidade : São as aziendas!! Aziendas= Patrimônio + gestão

26 Titular do patrimônio Pessoa Física: pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo sem qualquer exceção. A existência da pessoa física termina com a morte. Pessoa Jurídica: É a união de indivíduos, que através de um contrato reconhecido por Lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta de seus membros. Pode ter fins lucrativos ( indústrias, comércios...) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas ...)

27 Duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas
Pessoa jurídica Duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas Desenvolvimento De Atividades de interesse comum Lucrativa Não Lucrativa Objetivo econômico Fundações Autarquias Associações União Estados Municípios Objetivo social

28 PALAVRAS-CHAVE- GLOSSÁRIO
Conceitos de Contabilidade Objeto da contabilidade Usuários da contabilidade Finalidades da contabilidade Objetivos da contabilidade Importância da contabilidade para as empresas Sistema de informação Usuários da informação contábil Evidenciação contábil Exercício Social

29 Orientação para estudo
Efetuar leitura e resumo da Unidade 1- EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. Contabilidade Introdutória. 11ª ed. São Paulo: Atlas, E demais referências, conforme Plano de Ensino. Fixar exercícios da Unidade 1- EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. Contabilidade Introdutória. 11ª ed. São Paulo: Atlas, (respostas do Livro no Portal do aluno). Fixar conteúdo com a execução de Lista de Exercícios proposta pela professora (Portal do aluno). Leitura complementar: Artigos científicos postados no AVA. A Importância da Contabilidade A Contabilidade no processo de gestão empresarial. A contabilidade, ciência e tecnologia.

30 Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos
Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la. Augusto Cury


Carregar ppt "Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google