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Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA, 1891 -1892 Alternativa dinâmica e atraente nos meses de inverno – caixas ou cestos de pêssegos!

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Apresentação em tema: "Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA, 1891 -1892 Alternativa dinâmica e atraente nos meses de inverno – caixas ou cestos de pêssegos!"— Transcrição da apresentação:

1 Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA, 1891 -1892 Alternativa dinâmica e atraente nos meses de inverno – caixas ou cestos de pêssegos! - 3,05m. Um jogo que correspondesse às aspirações dos jovens da época. Deveria servir para grande número de alunos; ser completo; atraente; adaptável a qualquer espaço; não ser muito violento; fácil de aprender e ser científico (MELO, 1999)

2 CARACTERÍSTICAS Duas equipes de cinco jogadores – objetivo: marcar pontos na cesta adversária e evitar que a outra equipe marque. Jogado com as mãos; a bola pode ser driblada, passada ou arremessada à cesta. As cestas valem 1, 2 ou 3 pontos dependendo do local e da situação em que a bola é arremessada. Não há limites de substituições. O jogo é realizado em uma quadra retangular (28x15), com tabelas com cesta às 3,5 de altura. Cada equipe pode ser formada por até doze jogadores. Quatro períodos de 10 min. Um jogo não pode iniciar com menos de cinco jogadores.

3 Violações Infração às regras que não envolve contato pessoal com o adversário. Ex: andar com a bola nas mãos; voltar a bola para a zona de defesa; ficar mais que 3 seg. na zona restritiva do garrafão; demorar mais que 8 seg. para passar a bola da zona de defesa para o ataque.

4 Faltas Infração às regras que envolve contato pessoal com o adversário e/ou comportamento antidesportivo. Cada jogador que cometer 5 faltas será desqualificado da partida. Cada equipe poderá fazer até 4 faltas por período: após esse limite, a equipe sofrerá uma punição de 2 lances livres a cada falta cometida.

5 “Fundamentos/técnicos-táticos” Manejo de corpo - (Fintas, corridas, deslocamentos, giros) Manejo (controle) de bola – As diversas formas de manuseá-la Passes– Um dos fundamentos mais importantes no basquetebol - enviar a bola de um companheiro à outro (de peito, picado, por cima da cabeça, lateral com as duas mãos, de ombro, de gancho, especiais. Recepção – Receber a bola (passe) da melhor maneira possível (bolas altas, médias, baixas, de baixo para cima.) Dribles – impulsionar a bola contra o solo (baixo, médio e alto) Arremessos Lançar a bola à cesta (em contato com o solo, jump, bandejas) –Rebotes (defensivos e ofensivos) – Recuperar a posse da bola arremessada.

6 Passe de Peito - Passe rápido para distâncias curtas e médias - Passe frontal à altura do peito - Dar um passo na direção do passe estendendo os braços à frente girando os punhos para o lado de fora. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.

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8 Picado – Curtas distâncias

9 Por cima da cabeça e lateral - Pernas afastadas lateralmente com abertura anteroposterior; cotovelos flexionados mãos atrás da bola e acima da cabeça; para o passe lateral a bola deve ficar entre o ombro e a cintura – dar um passo à frente; estender os cotovelos à frente; flexionar punhos e dedos.

10 Peito, por cima da cabeça e picado

11 De ombro – Passe longo; Pernas em abertura anteroposterior; bola entre o ombro e orelha; mão de passe atrás da bola e cotovelo para baixo; mão de apoio ao lado. Perna detrás da um passo à frente; extensão de cotovelo à frente; flexão de punho à frente.

12 De gancho

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14 ARREMESSOS Lançamento da bola em direção à cesta Arremesso com uma das mãos com apoio – mais usado em situação sem marcação próxima e em lances livres. Arremesso com salto (jump) – semelhante ao com apoio no solo, no entanto, inclui-se um salto vertical e soltura da bola no ponto mais alto do salto para superar a marcação de jogadores altos. Arremesso de bandeja - arremesso com duas passadas

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17 Dentre as diferentes propostas de ensino das intenções táticas encontradas na literatura, apesar das diferenças, há coincidência em pelo menos três dimensões referentes à forma como o trabalho pode ser encaminhado: a) O uso privilegiado de tarefas com interação entre adversários; b) O incentivo à reflexão e à verbalização dos alunos sobre o que fazer e quando fazer o que se tem para fazer no jogo (intervenção que favorece a indagação); c) O protagonismo dos alunos na resolução dos desafios colocados pelo jogo, por meio da busca, negociação e testagem de hipóteses sobre as ações de jogo (papel ativo).

18 Posicionamento e funções de jogadores Armador – Conduzir e preparar as jogadas (1 ou 2) Alas – Jogam pelas laterais; abrem o jogo e facilitam a infiltração (2) Pivô – Próximo ao garrafão; rebotes ofensivos e defensivos (1 ou 2).

19 Onde ?

20 Sistema de jogo defensivo Individual – O primeiro sistema utilizado – cada um marca um – geralmente em meia quadra, mas pode ser utilizado em toda quadra, na zona de defesa ou próximo ao garrafão. Por zona – Cada jogador é responsável por marcar uma área específica.

21 2+1+2; 1+2+2; 2+3


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