A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)"— Transcrição da apresentação:

1 HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
A bola como um dos “instrumentos esportivos” mais antigo do mundo (Grécia antiga, idade média - DARIDO, 2012, p. 93);

2 Durante a primeira guerra mundial – criação de um jogo ao ar livre para as operárias da fábrica da Siemens – com a participação dos homens, as dimensões foram aumentadas para as do futebol. 1919, na Alemanha, reformulação de algumas práticas já existentes na Europa (Hazena) e publicação da primeiras regras para o “handball” de campo com 11 jogadores - O crescimento do futebol, inverno rigoroso – “handebol de salão” 1924; J Olímpicos 1936 – somente por homens

3 No Brasil – imigrantes alemães ( de campo 1940 – oficialização do handebol de salão 1954)
Grande difusão - JEB’S 1971 – JUB’S 1972 J. Olímpicos 1972 inclusão da categoria masculino no handebol “atual” – 1976 feminino O Brasil classificou-se para 6 edições dos jogos olímpicos: Em Barcelona 92, Atlanta 96, e Atenas 2004 no masculino – e Sydney 2000; Atenas 2004 com a seleção feminina e Londres 2012 “É curioso que o handebol ainda não se tenha transformado em um esporte conhecido e admirado pela população brasileira” (DARIDO, 2011, p. 91)

4 Fundamentos Passes - de acordo com a trajetória da bola (direto, picado e parabólico); – conforme o movimento ( parado, em deslocamento, em suspensão); - em relação á distância (curto, médio e longo). Ex. de passes. Acima do ombro, em pronação, por detrás da cabeça, por detrás do corpo, para trás, quicado. Recepção: alta, média e baixa (ambas as mãos ou apenas uma) Arremessos: Arremesso básico; com salto e com queda (outros – de quadril, salto lateral, de vaselina, efeito) Dribles: Dribles alto e baixo Ritmo trifásico: 3 passadas em direção à meta adversária com a posse de bola Duplo ritmo trifásico: dupla passada – 3 passos 1quique e mais 3 passos.

5 Posições e funções dos jogadores
1 Goleiro - área do goleiro 2 ou 3 Armadores – zona central do ataque - organiza jogadas, arremessa de médias distâncias e efetua passes para companheiros em melhores condições de arremessos; 2 Pontas – abrir a defesa adversária - arremessos de curta distâncias 1 ou 2 Pivôs – Atuam mais próximo à área do goleiro adversário, bloqueiam os jogadores de defesa para que seus companheiros tenham espaço para efetuar o arremesso. Ataque 5x1 e 4x2

6 REGRAS Quadra 40X20; Área do goleiro 6m; Tempo de jogo 30 min 10 min de inter; Goleiro pode sair da área para receber a bola mas não pode sair ou retornar se estiver com a bola. Defesa de goleiro não causa tiro de canto; Nenhum outro jogador pode penetrar na área do goleiro – (atacante) falta - (defensor) entrar ou recuar a bola para o goleiro tiro de sete metros; Manejo de bola – o jogador pode ficar 3 seg com a bola, efetuar 3 passos; Podem usar o tronco para barrar o adversário, mas não os braços e mãos; As infrações são cobradas no local – tanto nos tiros laterais quanto nas faltas o adversário deve estar a pelo menos 3 m; Quando a falta for próxima a área do goleiro – cobrança atrás da linha tracejada; Não é preciso esperar o apito para cobrar as faltas, exceto tiro de 7 metros Tiro de sete metros – falta durante o arremesso

7 Em qual situação o gol não será validado?
Tiro de 7 metros? Tiro de saída? Tiro lateral? Tiro de 9 metros? Tiro de canto? Tiro de meta?

8 Defesa individual, por zona ou combinada
Individual – quadra toda, meia quadra ou 1/3 da quadra Por zona – próximo às linhas de 6 e 9 metros 6x6, 5x1, 4x2 Combinada – uma parte por zona e um jogador em marcação individual

9 Futsal Uma das manifestações culturais mais importantes dos nossos tempos é o futebol Séculos XIII e XIX - massfootbol (futebol de massa), em que a violência imperava e o número de jogadores era indefinido, aconteciam até partida com mil jogadores, uma delas aconteceu entre dois vilarejos próximos a Chester, na Inglaterra.

10 China, Grécia (epyskiros – jogo com jogadores tentando dominar uma bexiga de boi cheia de areia), Roma (harpastum). Já no século XVI, em Florença, jogava-se o cálcio com 27 atletas por time, com regras proibindo empurrões e pontapés. Na Inglaterra, o caráter violento do futebol mudou apenas quando o esporte chegou às escolas, por volta de Nessa época, o futebol passou a assumir formas modernas, com regras e torneios.

11 Os primeiros Clubes de futebol surgiram em São Paulo, ao final do sec XIX, organizados pela colônia inglesa ligada a companhias de gás, ferrovias e bancos. Em seguida surgiram os clubes brasileiros. Inicialmente nas camadas altas e depois nas médias. O futebol praticado pelas classes altas conservou seu caráter amador condizente com sua origem aristocrática inglesa.

12 O profissionalismo surgiu no Brasil em 1933, porém desde 1910 as recompensas em dinheiro após as partidas (bichos) já eram de uso corrente. Futebol de salão. Há fortes indícios de que tenha sido criado no Uruguai por meio da ACM. O futebol estava em alta naquele país, pois como o país era bicampeão olímpico (1924 – 1828), obteve o direito de organizar a primeira copa do mundo de futebol (1930 – daí em diante de 4 em 4 anos aconteceriam os torneios mundiais, exceção e 1942 e 1946 em função da segunda guerra mundial).

13 Com a popularidade dessa nova modalidade, vários clubes aderiram e viu-se a necessidade de criar um órgão que organizasse competições entre aqueles clubes. Surgiram as federações estaduais e em seguida a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Em 1958, foi criado o Conselho Técnico de Futebol de Salão, que unificou as regras, e promoveu o primeiro campeonato brasileiro de futebol de salão, em são Paulo, cujo campeão foi o Rio de Janeiro.

14 . Em 1971, foi fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) que unificou a regras, contando com a filiação de trinta e dois países, e tendo como representante o Sr. João Havelange. Com a mudança da estrutura esportiva no país, a CBD deixou de existir e, em 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (filiada a FIFUSA), que tem como sede, até o dia de publicação desse livro a cidade de Fortaleza.

15 No meio da década de oitenta o futebol de salão, já bem difundido pelo mundo, passa a interessar à “Fédération Internacionale de Foote-ball Association” (FIFA), que divulga em seus boletins (FIFA/NEW nº 5/85 e 6/85), o desejo de controle do futebol de salão a nível mundial; logo após, tenta um acordo com a FIFUSA; não havendo acordo, a FIFA criou o futebol de cinco, que seria um concorrente do futebol de salão, no mundo.. O futebol de cinco não pegou, e a FIFA investiu novamente tentando uma fusão com a FIFUSA.

16 Hoje, no Mundo, se praticam os dois esportes, o futebol de salão, que tem as regras determinadas pela FIFUSA, e o FUTSAL, com as regras determinadas pela FIFA.

17 No que se refere aos movimentos, fundamentos técnicos/táticos utilizados são os mesmos.
O passe, chute, domínio, condução de bola, drible, finta, marcação e cabeceio são executados e distribuídos entre os cinco jogadores: o goleiro; o fixo ou parado; alas e o pivô. Passes: em relação à distância → podem ser curtos médios e longos Em relação à trajetória → rasteiro, meia altura, parabólico, alto Em relação à execução → face interna, externa, anterior, solado, dorso Em relação ao espaço de jogo → lateral, diagonal, paralelo Passes de habilidades → com a coxa, com o peito, cabeça, ombro, calcanhar ou solado para trás, parabólico ou cavado

18 Chutes em relação à trajetória → rasteiro, meia altura, parabólico, alto
Em relação aos tipos e execução correspondentes: simples → anterior (bico); dorso do pé ( peito) e interna; bate pronto → dorso do pé, parte externa e interna, e anterior; voleio → dorso, parte interna do pé ( chapa); cobertura – > ântero- superior do pé

19 Domínio: em relação à trajetória são as mesmas dos passes. Quanto à execução: nas execuções laterais podem ser rasteiras realizadas com a face interna, face externa e solado; nas meias alturas com a face interna e externas dos pés e coxas e anterior da coxa; nas parabólicas com a cabeça, peito, coxa, dorso dos pés e solado; nas recepções altas – cabeça e peito. Drible – ação individual com bola, combinação de recursos, que em sua essência visa ultrapassar o adversário com posse de bola. Já a finta é o movimento executado sem bola. Pode-se fintar com os pés, com as pernas, com o tronco, com os braços, com a cabeça, até com os olhos! Dribles em relação ao objetivo. Podem ser ofensivo e defensivo;

20 Dentre várias possibilidades de esquemas táticos defensivos/ofensivos a distribuição dos jogadores por zona, semelhante a outros esportes de invasão, caracteriza-se por divisão de espaços (partes) e cada parte é responsabilidade de um jogador. Por exemplo, no sistema defensivo 2+2, normalmente utilizado por equipes iniciantes, colocam-se dois jogadores na quadra defensiva e dois na quadra ofensiva (tem como vantagem o pouco desgaste físico, entretanto a desvantagem consiste na inferioridade ofensiva e defensiva). O sistema 3+1, muito utilizado por equipes de várias categorias, caracteriza-se com a equipe atacando com 3 jogadores e defendendo também com 3. Assim fica um na zona defensiva e os alas jogam pelas duas zonas laterais.

21


Carregar ppt "HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google