A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS
Profa Walkíria A. Amorim

2 MÉTODOS Método hahnemanniano Método korsakoviano (K)
Método de fluxo contínuo (FC)

3 Método korsakoviano ou Frasco único
Ponto de Partida. Matriz na potência 30 CH em álcool 70% (V/V). Insumo Inerte. Álcool 70% (V/V) nas preparações intermediárias e álcool 30% (V/V) na dispensação. Número de Frascos. Frasco único. Volume. O líquido a ser dinamizado deverá ocupar 2/3 da capacidade do frasco. Escala. Não definida. Número de Sucussões. 100 Processo. Diluição e sucussão. Manual ou mecânico.

4 Método korsakoviano ou Frasco único
Técnica 1. Colocar num frasco quantidade suficiente da matriz na potência 30 CH de modo que ocupe 2/3 de sua respectiva capacidade. 2. Emborcar o frasco, deixando o líquido escorrer livremente por cinco segundos. 3. Adicionar o insumo inerte na quantidade previamente estabelecida e sucussionar por 100 vezes. A resultante desta seqüência de operações corresponde à 31 K. 4. Repetir este procedimento para obter as dinamizações subseqüentes. A dispensação do medicamento preparado segundo método Korsakoviano deve se dar a partir de 31 K até a K É vedada a estocagem de medicamentos preparados por este método. Conservação Recipiente de vidro âmbar, bem fechado, protegido do calor, umidade, radiações e luz direta. Prazo de validade A ser determinado, caso a caso, conforme legislação pertinente.

5

6 MÉTODO DE FLUXO CONTÍNUO
é utilizado para produção de potências mais altas de forma mais rápida, pois a diluição e a agitação ocorrem simultaneamente

7 MÉTODO DE FLUXO CONTÍNUO
Ponto de Partida: Matriz na potência 30 CH em álcool 70% (V/V) Insumo Inerte: Água purificada Número de Frascos: Câmara de dinamização única Controle da Vazão: Fluxo contínuo e constante que garanta a obtenção da preparação Escala: Não definida Número de rotações: Neste método considera-se que 100 rotações equivalem a 100 sucussões Processo: Diluição e turbilhonamento contínuos. Mecânico.

8 MÉTODO DE FLUXO CONTÍNUO Dinamizador: Valéria

9 MÉTODO DE FLUXO CONTÍNUO
Técnica Adicionar água no funil e ajustar com o tubo Adicionar o volume da matriz de partida em álcool a 70% (V/V) ou superior, equivalente à capacidade volumétrica da câmara do aparelho. A dinamização inicia-se sempre com a câmara cheia. Acionar, então, a entrada da água purificada e o motor, simultaneamente. O processo será reiniciado com a última potência FC em que ele foi interrompido. Interromper o processo sempre duas potências antes da desejada. Para o preparo das duas últimas potências será seguido o método hahnemanniano em escala centesimal, usando como insumo inerte álcool a 70% (V/V) ou superior. Somente as potências em álcool a 70% (V/V) poderão ser estocadas.

10 MÉTODO DE FLUXO CONTÍNUO
Características Obrigatórias do Equipamento A dinamização desejada será função do tempo necessário para sua obtenção. Alcançado o tempo definido, desligar simultaneamente a entrada de água e o motor do aparelho. Retirar da câmara dinamizadora o volume necessário para que sejam feitas, a seguir, duas dinamizações hahnemannianas em álcool a 70% (V/V) ou superior. A dispensação do medicamento preparado segundo o método de Fluxo Contínuo deve se dar a partir da 200 FC até a FC, como limite máximo. Conservação. recipiente de vidro âmbar, bem fechado, protegido do calor, umidade, radiações e luz direta. Prazo de Validade. a ser determinado, caso a caso, conforme legislação pertinente.

11 Vídeos https://www.youtube.com/watch?v=afCMTmERI1U Denise
Valéria


Carregar ppt "FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google