A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por ressonância, o substantivo «júbilo» e fala de uma alegria incontida não só interior, mas visível, audível, tangível exteriormente. Portanto, é verdadeiramente um acontecimento profundo: o júbilo é a manifestação espontânea resultante do Jubileu.

5 Talvez nem todo mundo sabe que «jubileu» deriva do hebraico «jobel» que é… um antigo instrumento de sopro feito de chifre de carneiro! E aqui começa a tradição do Jubileu.

6 Segundo a lei de Moisés a cada sete anos se celebrava o ano sabático, durante o qual se deixava repousar a terra e eram libertados os escravos: era também previsto o perdão das dívidas E tudo isso devia ser feito para glória de Deus

7 A cada 50 anos,pois, acontecia o ano jubilar, que retomava e ampliava todos os costumes do ano sabático

8 Este período especial era anunciado ao som próprio do jobel LEVÍTICO 25, 8-10 8.Contarás sete anos sabáticos, sete vezes sete anos, cuja duração fará um período de quarenta e nove anos. 9.Tocarás então a trombeta no décimo dia do sétimo mês: tocareis a trombeta no dia das Expiações em toda a vossa terra. 10.Santificareis o quinquagésimo ano e publicareis a liberdade na terra para todos os seus habitantes. Será o vosso jubileu. Voltareis cada um para as suas terras e para a sua família. Eis o aspecto mais peculiar e significativo do Jubileu: a liberação da terra e dos escravos.

9 O resgate da escravidão material se realiza, primeiramente, em âmbito espiritual e moral com a libertação do pecado, do mal e da morte, para depois repercutir, concretamente, em todas as nossas relações.

10 A forma de Jubileu que vive, hoje, a Igreja, teve início por obra do Papa Bonifácio VIII que em 22 de fevereiro de 1300, com a Bula ‘Antiquorum habet fida relatio’, proclamou o primeiro Ano Santo Jubilar da história que se efetuava a cada 100 anos

11 Os peregrinos que visitassem, com sincero espírito de penitência e conversão, as Basílicas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, teriam lucrado a indulgência plenária

12 Foi Clemente V que fixou o Ano Jubilar de 50 em 50 anos, acrescentando à visita das duas Basílicas, também, aquela de São João de Latrão

13 Papa Martinho V, proclamando o Ano Santo para o ano de 1425 introduziu a novidade da abertura da Porta Santa, agora, na Basílica de São João de Latrão

14 Papa Paulo II, com uma Bula de 1470 estabeleceu que o Jubileu seria celebrado a cada 25anos.

15 No ano de 1500, Alexandre VI quis que as Portas Santas das quatro basílicas fossem abertas contemporaneamente.

16 Até 2015, foram celebrados em continuidade (com pouquíssimas exceções causadas por complexas situações políticas) mais de 26 Jubileus ordinários (isto é com prazos pré- estabelecidos, diferentes daqueles organizados por algum evento extraordinário ou tema particular)

17 O Jubileu é chamado, também, de Ano Santo porque a santidade é a característica essencial de Deus. Por isso, cada cristão, sendo Filho de Deus, carrega no seu DNA, a santidade. Deus exorta o povo eleito: «Sede santos porque Eu sou Santo!»

18 Misericórdia: é a palavra que revela o Mistério da SSma.Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo com o qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que habita no coração de cada pessoa quando olha com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque abre o coração à esperança de ser amados para sempre, não obstante o limite do nosso pecado. Misericórdia: é a palavra que revela o Mistério da SSma.Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo com o qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que habita no coração de cada pessoa quando olha com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque abre o coração à esperança de ser amados para sempre, não obstante o limite do nosso pecado.

19 Sr Alba Vernazza fma ILS


Carregar ppt "O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google