A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento."— Transcrição da apresentação:

1 Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento e altura. Existem outros sólidos que não têm nome, como:

2 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS No teu dia-a-dia é frequente veres objectos que te lembram alguns sólidos geométricos. Que sólido geométrico corresponde à forma de cada objecto?

3 ARESTAS VÉRTICES FACES

4 O vértice pica, a aresta corta. A face é larga parece uma porta… E o coelhinho vai à horta. Vértices Arestas Faces

5 O vértice pica, a aresta corta. A face é larga parece uma porta… E o coelhinho vai à horta. VérticesArestasFaces Quantos vértices tem o cubo? Quantas arestas tem o cubo? Quantas faces tem o cubo?

6 O vértice pica, a aresta corta. A face é larga parece uma porta... E o coelhinho vai à horta = 8 Vértices = 12 Arestas

7 4 + 4 = 8 Vértices 6 Faces = 12 Arestas O vértice pica, a aresta corta. A face é larga parece uma porta... E o coelhinho vai à horta.

8 Poliedros e não poliedros Qual a diferença entre poliedros e não poliedros? Poliedros- sólidos limitados só por superfícies planas. Não poliedros- sólidos limitados por superfícies curva ou superfícies planas e curvas.

9 Poliedros Não poliedros

10 Os poliedros dividem-se em: Prismas Os prismas têm duas bases e as faces laterais são rectângulos. vértice aresta Face lateral bases Pirâmides vértice face lateral base As Pirâmides têm uma base e as faces laterais são triângulos.

11 Outros poliedros Não são pirâmides nem prismas

12 Os não poliedros dividem-se em: CilindrosConesEsferas Outros não poliedros O cilindro tem:  Duas bases, que são círculos.  Uma superfície lateral curva. O cone tem:  Um vértice  Uma base que é um círculo.  Uma superfície lateral curva. O esfera tem:  Toda a superfície curva.

13 Polígonos Polígono – é uma figura plana, limitada por segmentos de recta. vértice lado Não é um polígono porque não é limitada apenas por segmentos de recta.

14 Classificação de Polígonos Um polígono diz-se regular quando tem todos os lados iguais e todos os ângulos iguais.

15 Classificação de Prismas e Pirâmides Os prismas e as pirâmides classificam-se de acordo com o polígono da base. Repara nos exemplos que se seguem. Pirâmide triangularPrisma pentagonal (as bases são triângulos)(as bases são pentágonos)

16

17 Relação entre o número de faces, arestas e vértices com o polígono de uma pirâmide / prisma. Nos prismas e nas pirâmides existe uma relação entre o número de lados do polígono da base e o número de faces, vértices e arestas. PRISMA PIRÂMIDE

18 Planificação e construção de modelos de sólidos

19

20

21

22

23

24

25 Sólidos Geométricos

26 5 Temas  O que são Sólidos Geométricos ? O que são Sólidos Geométricos ?  Figuras geometricamente Iguais Figuras geometricamente Iguais  Poliedros e Não Poliedros Poliedros e Não Poliedros  Polígonos Polígonos

27 Figuras geometricamente iguais As figuras geometricamente iguais são figuras que tem a mesma forma e a mesma dimensão. Como por exemplo: as estrelas

28 Quadriláterotriângulo hexágono Octógono As faces de um poliedro são polígonos. É uma superfície plana. As linhas que limitam os polígonos são os lados do polígono. Os lados dos polígonos são segmentos de recta que se encontram nos vértices do polígono.

29 Poliedros PirâmidesPrismasOutros são sólidos limitados só por superfícies planas

30 Pirâmides São poliedros em que uma das faces é um polígono qualquer, a que se chama base; as outras faces são triângulos que têm um vértice comum, chamado vértice da pirâmide.

31 Prismas Um prisma é um sólido geométrico limitado por duas bases (polígonos iguais) situadas em planos paralelos e várias faces laterais (paralelogramos). Este sólido geométrico é um prisma triangular porque as suas bases são triângulos. Tem 6 vértices, 9 arestas, 5 faces e duas bases. Este sólido é um prisma pentagonal, porque as suas bases são pentágonos. Tem 10 vértices, 15 arestas, 7 faces e duas bases.

32 O que são sólidos geométricos? Os sólidos geométricos assemelham-se a utensílios do nosso dia-a-dia. É exemplo disso o computador portátil que parece um paralelepípedo e também a bola de futebol que parece uma esfera.

33 EEm 1752, matemático Euler descobriu uma relação entre o número de vértices, o número de faces e o número de arestas de um poliedro. A essa relação chama-se Igualdade de Euler. Igualdade de Euler

34 Poliedros N.º DE FACES A N.º DE VÉRTICES B A+B N.º DE ARESTAS N.º DE ARESTAS

35 Os sólidos limitados, no todo ou em parte, por superfícies curvas chamam-se Não Poliedros. De entre estes são particularmente importantes o cilindro, o cone e a esfera.cilindrocone esfera Não Poliedros

36 Cilindro O cilindro é limitado por: duas faces planas, que são círculos e que representam as bases do cilindro; uma superfície curva, à qual se chama superfície lateral.

37 Cone O cone é limitado por: uma face plana, que é um círculo, à qual chamamos base do cone; uma superfície curva, a superfície lateral, que tem um ponto ao qual se dá o nome de vértice do cone.

38 Esfera É um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua cujos pontos estão equidistantes de um outro fixo e interior chamado centro. São muitos os objectos de forma esférica que conhecemos, tais como bolas e berlindes.

39 Sólidos Geométricos

40 Se observarmos o que nos rodeia, encontramos alguns objectos limitados apenas por superfícies planas, outros limitados apenas por superfícies curvas e, ainda outros limitados por superfícies planas e curvas.Se observarmos o que nos rodeia, encontramos alguns objectos limitados apenas por superfícies planas, outros limitados apenas por superfícies curvas e, ainda outros limitados por superfícies planas e curvas. Sólidos Geométricos

41 Os sólidos geométricos dividem-se em dois grandes grupos:Os sólidos geométricos dividem-se em dois grandes grupos: Poliedros e Não Poliedros. Poliedros e Não Poliedros.

42 Sólidos Geométricos  P PP POLIEDROS – são sólidos geométricos limitados somente por superfícies planas.

43  NÃO POLIEDROS – Têm alguma superfície curva.

44 CLASSIFICAÇÃO de PRISMAS e PIRÂMIDES Os prismas são poliedros em que as bases são geometricamente iguais e paralelas; as suas faces laterais são paralelogramos (quadrados ou rectângulos).Os prismas são poliedros em que as bases são geometricamente iguais e paralelas; as suas faces laterais são paralelogramos (quadrados ou rectângulos).

45 CLASSIFICAÇÃO de PRISMAS e PIRÂMIDES As pirâmides são poliedros com uma só base poligonal; as suas faces laterais são triângulos que concorrem num ponto – vértice da pirâmide.

46 Objectos do dia-a-dia Paralelepípedo Esfera Cubo Cubo

47 Cone Cilindro Pirâmide Objectos do dia-a-dia

48 EsferaParalelepípedo Paralelepípedo

49 FIM


Carregar ppt "Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google